Notícias

TRADIÇÕES ANCESTRAIS DA SEMANA SANTA NO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

Escrito por RCM em 2012-04-05 13:10:42

TRADIÇÕES ANCESTRAIS DA SEMANA SANTA NO CONCELHO DE  IDANHA-A-NOVA

O afastamento dos centros urbanos, a iliteracia, a implantação cristã e o empenho de leigos e sacerdotes na transmissão da memória explicam que as tradições da Semana Santa no concelho de Idanha-a-Nova sejam provavelmente caso único em Portugal.

O concelho do distrito de Castelo Branco “é de uma riqueza extraordinária nas manifestações de piedade popular que não existem noutras regiões de Portugal”, afirmou António Catana, o autor do livro “Mistérios da Semana Santa em Idanha”, lançado recentemente.

A herança é explicada pelo “isolamento”, o “analfabetismo”, a marca deixada pelos Templários durante século e meio, período em que construíram sete castelos, número sem par noutro concelho do país, e os dois conventos franciscanos erguidos na região contribuíram para a implantação cristã e cuidado na preservação da memória e que as tradições da Semana Maior se mantivessem até hoje, explicou António Catana.

O autor sublinhou que a herança dos ritos e cantos religiosos tem sido preservada por “uma mão cheia de guardiões”, que a sabem transmitir com “amor, devoção e respeito, contagiando cada vez mais os visitantes”.

“Não há outro concelho que tenha nove Misericórdias em funcionamento, as quais dão uma grande alma a estas tradições”, destacou António Catana, acrescentando que os párocos têm sabido respeitar os rituais quaresmais, ao mesmo tempo que se esforçam para que sejam vividos “com cada vez maior vibração interior”.

Este legado cultural e religioso é fonte de atracção: “As aldeias do concelho, como todo o interior, estão bastante abandonadas, mas por altura da Semana Santa as ruas enchem-se de automóveis, o que reflecte bem o grande amor que as pessoas têm por este património cultural e material”.

No prefácio ao livro que inclui as transcrições musicais dos cânticos e fotografias de Hélder Ferreira, o bispo do Porto lembra que as tradições da Semana Santa em Idanha fundam-se na “base ancestral em que toda a humanidade assenta, em torno da terra de cada um, dos laços de sangue e da lembrança dos mortos”.

Os textos demonstram que “sobre essa base cresceu uma autêntica piedade popular, em que tais motivos foram ‘convertidos’ pelo significado último e ultimado que a vida, paixão, morte e ressurreição de Cristo lhes deu”, escreve D. Manuel Clemente.

“Muito mais do que um catálogo de costumes bem guardados”, a investigação de quatro anos nas 17 freguesias do concelho, situado 260 km a nordeste de Lisboa, junto à fronteira com Espanha, traz “sobretudo o lastro duma tradição viva de Páscoa continuada”, salienta o vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Voltar para a página de notícias

CÂMARA DE IDANHA-A-NOVA PAGA PROFESSOR PARA A ESCOLA DE MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM em 2014-09-15 12:50:55

CÂMARA DE IDANHA-A-NOVA PAGA PROFESSOR PARA A ESCOLA DE MONSANTO

O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova garante que a autarquia vai contratar um professor para o Complexo Escolar de Monsanto, para que as crianças continuem a ser acompanhadas e não percam as actividades lectivas. A decisão foi tomada no final do protesto contra o encerramento do Complexo Escolar de Monsanto, que decorreu na manhã desta segunda-feira em Monsanto. O presidente da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha considera toda esta situação constrangedora. Paulo Monteiro diz que houve famílias que viviam fora e decidiram mudar-se para Monsanto com a garantia da autarquia de que tinham todas as condições para viver nesta aldeia. Os pais e os encarregados de educação referem que a decisão de encerrar a escola é injusta e dizem que esta é uma situação difícil para eles e para as crianças. José Adelino estudou em Monsanto, tem um filho de 9 anos que quer continuar na escola que o pai frequentou quando tinha a sua idade. Para José Adelino toda esta situação é muito triste. Emocionado diz que quando o filho, o Ricardo, “soube que a escola ia fechar começou a chorar e disse que ainda é muito cedo para ir sozinho estudar para Idanha-a-Nova”.  

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: BAJA TT ARRANCA ESTE FIM-DE-SEMANA

Facebook

Escrito por RCM em 2014-09-12 13:12:40

IDANHA-A-NOVA: BAJA TT ARRANCA ESTE FIM-DE-SEMANA

Este ano o percurso da prova organizada pela Escuderia Castelo Branco, sofreu alterações profundas, a começar pelo sentido da corrida que foi invertido, para além de serem introduzidos sectores novos, que elevaram a quilometragem total da Baja, para mais de 350 Km. São dois percursos de cerca de 175 Km após uma super-especial com pouco mais de cinco, desta vez com uma paragem obrigatória para assistência de 15m, antes do reagrupamento que antecede a segunda volta pelo mesmo traçado. A prova das motos, quads e buggies será realizada em dois dias com a partida e chegada no largo da Senhora do Almortão.  

Ler mais

MONSANTO: CAMPEONATO FEMININO DE ORIENTAÇÃO PEDESTRE

Facebook

Escrito por RCM em 2014-09-12 12:56:44

MONSANTO: CAMPEONATO FEMININO DE ORIENTAÇÃO PEDESTRE

Idanha-a-Nova vai acolher nos próximos dias 27 e 28 de Setembro o XXII Campeonato Ibérico Feminino de Orientação Pedestre. O evento é constituído por três percursos em Cidral e Monsanto, pontuáveis para o ranking da Taça de Portugal e para o ranking Nacional de clubes. Será constituído por um percurso de distância média, um percurso de sprint e um percurso de distância longa. A prova de orientação pedestre é aberta a pessoas de qualquer idade, podendo participar nos escalões de competição ou nos escalões abertos, individualmente ou em grupo. A organização é da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), com a colaboração da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e da Federação Portuguesa de Orientação. Mais informações e inscrições em www.iberico2014.tk.

Ler mais

CANGALHOS DE IDANHA PROMOVEM PASSEIO MOTARD

Facebook

Escrito por RCM em 2014-09-12 12:54:38

CANGALHOS DE IDANHA PROMOVEM PASSEIO MOTARD

Os Cangalhos D'Idanha vão realizar o seu 9º Passeio no próximo domingo dia 21 de setembro. Trata-se de mais uma iniciativa organizada pelo grupo motard que promove a amizade e o convívio através da organização de eventos recreativos ligados às motorizadas. A jornada sobre duas rodas arranca e termina em Idanha-a-Nova, com passagem por Alcafozes, Idanha-a-Velha, Carroqueiro, Penha Garcia, Monfortinho, Toulões, Zebreira e Senhora da Graça. O passeio conta com o apoio do Município de Idanha-a-Nova, União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes e Junta de Freguesia de Penha Garcia.

Ler mais

AUTARQUIA DE IDANHA-A-NOVA CONTINUA A LUTAR PELO COMPLEXO ESCOLAR DE MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM em 2014-09-05 19:04:16

AUTARQUIA DE IDANHA-A-NOVA CONTINUA A LUTAR PELO COMPLEXO ESCOLAR DE MONSANTO

Na continuidade da providência cautelar que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova apresentou no passado mês de Julho contra o encerramento da Escola EB1 da Relva, Monsanto, foi entregue, no final do mês de Agosto, mais um requerimento ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco. Este novo requerimento foi instaurado em resposta à Resolução Fundamentada de Interesse Público proferida pelo Ministério da Educação e Ciência e assim que a autarquia tomou conhecimento da não distribuição de horários para o funcionamento das Actividades Extra Curriculares na referida escola. Assim, no novo requerimento foi solicitado ao Tribunal que qualquer acto de execução relativo ao encerramento da referida escola fosse considerado indevido.  

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2014 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line