Notícias

TRADIÇÕES ANCESTRAIS DA SEMANA SANTA NO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

Escrito por RCM em 2012-04-05 13:10:42

TRADIÇÕES ANCESTRAIS DA SEMANA SANTA NO CONCELHO DE  IDANHA-A-NOVA

O afastamento dos centros urbanos, a iliteracia, a implantação cristã e o empenho de leigos e sacerdotes na transmissão da memória explicam que as tradições da Semana Santa no concelho de Idanha-a-Nova sejam provavelmente caso único em Portugal.

O concelho do distrito de Castelo Branco “é de uma riqueza extraordinária nas manifestações de piedade popular que não existem noutras regiões de Portugal”, afirmou António Catana, o autor do livro “Mistérios da Semana Santa em Idanha”, lançado recentemente.

A herança é explicada pelo “isolamento”, o “analfabetismo”, a marca deixada pelos Templários durante século e meio, período em que construíram sete castelos, número sem par noutro concelho do país, e os dois conventos franciscanos erguidos na região contribuíram para a implantação cristã e cuidado na preservação da memória e que as tradições da Semana Maior se mantivessem até hoje, explicou António Catana.

O autor sublinhou que a herança dos ritos e cantos religiosos tem sido preservada por “uma mão cheia de guardiões”, que a sabem transmitir com “amor, devoção e respeito, contagiando cada vez mais os visitantes”.

“Não há outro concelho que tenha nove Misericórdias em funcionamento, as quais dão uma grande alma a estas tradições”, destacou António Catana, acrescentando que os párocos têm sabido respeitar os rituais quaresmais, ao mesmo tempo que se esforçam para que sejam vividos “com cada vez maior vibração interior”.

Este legado cultural e religioso é fonte de atracção: “As aldeias do concelho, como todo o interior, estão bastante abandonadas, mas por altura da Semana Santa as ruas enchem-se de automóveis, o que reflecte bem o grande amor que as pessoas têm por este património cultural e material”.

No prefácio ao livro que inclui as transcrições musicais dos cânticos e fotografias de Hélder Ferreira, o bispo do Porto lembra que as tradições da Semana Santa em Idanha fundam-se na “base ancestral em que toda a humanidade assenta, em torno da terra de cada um, dos laços de sangue e da lembrança dos mortos”.

Os textos demonstram que “sobre essa base cresceu uma autêntica piedade popular, em que tais motivos foram ‘convertidos’ pelo significado último e ultimado que a vida, paixão, morte e ressurreição de Cristo lhes deu”, escreve D. Manuel Clemente.

“Muito mais do que um catálogo de costumes bem guardados”, a investigação de quatro anos nas 17 freguesias do concelho, situado 260 km a nordeste de Lisboa, junto à fronteira com Espanha, traz “sobretudo o lastro duma tradição viva de Páscoa continuada”, salienta o vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Voltar para a página de notícias

IDANHA-A-NOVA: ANA RITA GARCIA REEMPOSSADA DIRECTORA DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO

Facebook

Escrito por em 2014-10-29 12:32:43

IDANHA-A-NOVA: ANA RITA GARCIA REEMPOSSADA DIRECTORA DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO

Ana Rita Garcia foi reempossada como directora da Escola Superior de Gestão (ESGIN) do Instituto Politécnico de Castelo Branco. No discurso de tomada de posse, Ana Rita Garcia mostrou vontade de “salvaguardar o que foi conquistado” pela ESGIN e de continuar a “contrariar os profetas da desgraça que vaticinam o fim” da escola, que este ano lectivo aumentou em cerca de 20% o número de matrículas. A cerimónia decorreu no auditório da ESGIN. Ana Rita Garcia sugeriu a alteração da designação da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova para um nome que identifique com maior clareza a oferta formativa, nomeadamente os cursos na área da gestão mas também do turismo, do direito, da hotelaria e da restauração.  

Ler mais

CASA DOS DIAS FELIZES PROMOVE WORKSHOP DE TEATRO DE RUA EM SÃO MIGUEL D´ACHA

Facebook

Escrito por em 2014-10-29 12:12:39

CASA DOS DIAS FELIZES PROMOVE WORKSHOP DE TEATRO DE RUA EM SÃO MIGUEL D´ACHA

A Casa dos Dias Felizes vai organizar um workshop de teatro de rua no próximo fim-de- semana, dias 1 e 2 de Novembro, em São Miguel d´Acha. Ao longo do fim-de-semana, pretende-se criar um espaço de partilha onde os participantes poderão dar os primeiros passos na linguagem do teatro de rua, orientados por Marlon Fortes, performer e mentor da Casa. A actividade, apoiada pelo Município de Idanha-a-Nova, vai decorrer na Casa de Santo António, Largo de Santo António, em São Miguel d´Acha. A participação neste workshop é de contribuição livre e as inscrições devem ser feitas via telemóvel (926 360 084 ou 964 457 978), mensagem privada na página facebook.com/oficinateatroderua ou por e-mail ( casadosdiasfelizes@gmail.com).

Ler mais

MAIS UMA RÁDIO LOCAL QUE FECHA e… ninguém parece preocupado!

Facebook

Escrito por RCM em 2014-10-24 09:34:14

MAIS UMA RÁDIO LOCAL QUE FECHA e… ninguém parece preocupado!

Depois de no dia 11 de Novembro de 2013 a Rádio Mangualde ter sido declarada insolvente, quando a emissão da estação já estava suspensa desde a concretização de uma penhora judicial que decorreu em Abril desse mesmo ano, sabe-se agora que a cooperativa detentora da Rádio Mangualde não apresentou qualquer plano de recuperação junto dos credores, que ao existir e ao ser cumprido poderia ter mantido viva a possibilidade da estação continuar o seu projecto. No dia 27 de Maio último foi realizado no Tribunal de Mangualde uma diligência com o objectivo de ser efectuada a abertura de propostas a fim de efectivar a venda judicial dos bens da Rádio Mangualde, tendo sido do entendimento do administrador de insolvência, Dr. Nuno Castelhano, com a concordância do Tribunal a realização de um leilão a fim de ser tentado o aumento da venda do produto da massa insolvente. Sabe-se agora que a ERC já cessou o alvará da Rádio Mangualde, sendo que a estação já tinha uma ausência de emissões superior a dois meses à data da declaração de insolvência, um dos motivos que pode levar a ERC a revogar a licença ou autorização. Actualmente o alvará que pertenceu à Rádio Mangualde está na posse do Governo, sendo que para voltar a ser atribuído para o exercício da actividade de rádio o mesmo terá que estar sujeito a concurso público, o que nos próximos tempos é muito pouco provável. Alguém se preocupa? É só mais uma, à semelhança do que vai acontecendo na nossa região e no país.

Ler mais

MONSANTO É O LOCAL MAIS VISITADO DO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por em 2014-10-14 16:47:44

MONSANTO É O LOCAL MAIS VISITADO DO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

No ano passado visitaram o concelho de Idanha-a-Nova cerca de 200 mil turistas. Um número que, segundo o presidente da Câmara, Armindo Jacinto, tem vindo a aumentar e que se distribui ao longo de todo o ano. Dos vários locais de atracção do concelho de Idanha-a-Nova, Monsanto é o local mais visitado. Segundo a autarquia, a actividade cinegética contribuiu também para aumentar significativamente o número de visitantes. O concelho de Idanha-a-Nova tem 140 mil quilómetros quadrados de área de caça ordenada, divididos por 88 zonas de caça que, segundo o autarca, todos os anos mobilizam milhares de pessoas àquele concelho raiano

Ler mais

ESTUDANTES DE MEDICINA DA UBI REALIZAM RASTREIOS À POPULAÇÃO DO CONCELHO DE PENAMACOR

Facebook

Escrito por em 2014-10-10 14:43:22

ESTUDANTES DE MEDICINA DA UBI REALIZAM RASTREIOS À POPULAÇÃO DO CONCELHO DE PENAMACOR

A partir desta Sexta-feira e até Domingo, estudantes de medicina da Universidade da Beira Interior vão estar no concelho de Penamacor para realizar vários rastreios à população e promover um conjunto de actividades no âmbito da Educação para a saúde. Esta acção faz parte da segunda edição do Rastreios à Beira, iniciativa promovida pelo departamento de Saúde do Medubi - Núcleo de estudantes de medicina da Universidade da Beira Interior. “Aproximar os estudantes da população, dar-lhes condições para rastrear alguns dos parâmetros da sua saúde, como tensão arterial, glicemia, e este ano uma novidade que tem a ver com o monóxido de carbono associado ao tabagismo” é a ideia desta iniciativa, explica Paulo Ricardo Pinheiro, do departamento de saúde do Medubi, que integra a equipa de 25 jovens estudantes de medicina que estão este fim-de-semana no concelho de Penamacor. No âmbito da segunda edição do Rastreios à Beira, os estudantes de medicina vão também visitar os idosos que vivem mais isolados na freguesia de Bemposta.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2014 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line