Notícias

TRADIÇÕES ANCESTRAIS DA SEMANA SANTA NO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

Escrito por RCM em 2012-04-05 13:10:42

TRADIÇÕES ANCESTRAIS DA SEMANA SANTA NO CONCELHO DE  IDANHA-A-NOVA

O afastamento dos centros urbanos, a iliteracia, a implantação cristã e o empenho de leigos e sacerdotes na transmissão da memória explicam que as tradições da Semana Santa no concelho de Idanha-a-Nova sejam provavelmente caso único em Portugal.

O concelho do distrito de Castelo Branco “é de uma riqueza extraordinária nas manifestações de piedade popular que não existem noutras regiões de Portugal”, afirmou António Catana, o autor do livro “Mistérios da Semana Santa em Idanha”, lançado recentemente.

A herança é explicada pelo “isolamento”, o “analfabetismo”, a marca deixada pelos Templários durante século e meio, período em que construíram sete castelos, número sem par noutro concelho do país, e os dois conventos franciscanos erguidos na região contribuíram para a implantação cristã e cuidado na preservação da memória e que as tradições da Semana Maior se mantivessem até hoje, explicou António Catana.

O autor sublinhou que a herança dos ritos e cantos religiosos tem sido preservada por “uma mão cheia de guardiões”, que a sabem transmitir com “amor, devoção e respeito, contagiando cada vez mais os visitantes”.

“Não há outro concelho que tenha nove Misericórdias em funcionamento, as quais dão uma grande alma a estas tradições”, destacou António Catana, acrescentando que os párocos têm sabido respeitar os rituais quaresmais, ao mesmo tempo que se esforçam para que sejam vividos “com cada vez maior vibração interior”.

Este legado cultural e religioso é fonte de atracção: “As aldeias do concelho, como todo o interior, estão bastante abandonadas, mas por altura da Semana Santa as ruas enchem-se de automóveis, o que reflecte bem o grande amor que as pessoas têm por este património cultural e material”.

No prefácio ao livro que inclui as transcrições musicais dos cânticos e fotografias de Hélder Ferreira, o bispo do Porto lembra que as tradições da Semana Santa em Idanha fundam-se na “base ancestral em que toda a humanidade assenta, em torno da terra de cada um, dos laços de sangue e da lembrança dos mortos”.

Os textos demonstram que “sobre essa base cresceu uma autêntica piedade popular, em que tais motivos foram ‘convertidos’ pelo significado último e ultimado que a vida, paixão, morte e ressurreição de Cristo lhes deu”, escreve D. Manuel Clemente.

“Muito mais do que um catálogo de costumes bem guardados”, a investigação de quatro anos nas 17 freguesias do concelho, situado 260 km a nordeste de Lisboa, junto à fronteira com Espanha, traz “sobretudo o lastro duma tradição viva de Páscoa continuada”, salienta o vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Voltar para a página de notícias

MONSANTO É O LOCAL MAIS VISITADO DO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por em 2014-10-14 16:47:44

MONSANTO É O LOCAL MAIS VISITADO DO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

No ano passado visitaram o concelho de Idanha-a-Nova cerca de 200 mil turistas. Um número que, segundo o presidente da Câmara, Armindo Jacinto, tem vindo a aumentar e que se distribui ao longo de todo o ano. Dos vários locais de atracção do concelho de Idanha-a-Nova, Monsanto é o local mais visitado. Segundo a autarquia, a actividade cinegética contribuiu também para aumentar significativamente o número de visitantes. O concelho de Idanha-a-Nova tem 140 mil quilómetros quadrados de área de caça ordenada, divididos por 88 zonas de caça que, segundo o autarca, todos os anos mobilizam milhares de pessoas àquele concelho raiano

Ler mais

ESTUDANTES DE MEDICINA DA UBI REALIZAM RASTREIOS À POPULAÇÃO DO CONCELHO DE PENAMACOR

Facebook

Escrito por em 2014-10-10 14:43:22

ESTUDANTES DE MEDICINA DA UBI REALIZAM RASTREIOS À POPULAÇÃO DO CONCELHO DE PENAMACOR

A partir desta Sexta-feira e até Domingo, estudantes de medicina da Universidade da Beira Interior vão estar no concelho de Penamacor para realizar vários rastreios à população e promover um conjunto de actividades no âmbito da Educação para a saúde. Esta acção faz parte da segunda edição do Rastreios à Beira, iniciativa promovida pelo departamento de Saúde do Medubi - Núcleo de estudantes de medicina da Universidade da Beira Interior. “Aproximar os estudantes da população, dar-lhes condições para rastrear alguns dos parâmetros da sua saúde, como tensão arterial, glicemia, e este ano uma novidade que tem a ver com o monóxido de carbono associado ao tabagismo” é a ideia desta iniciativa, explica Paulo Ricardo Pinheiro, do departamento de saúde do Medubi, que integra a equipa de 25 jovens estudantes de medicina que estão este fim-de-semana no concelho de Penamacor. No âmbito da segunda edição do Rastreios à Beira, os estudantes de medicina vão também visitar os idosos que vivem mais isolados na freguesia de Bemposta.

Ler mais

CINCO ANIMAIS DE ESPÉCIES PROTEGIDAS FERIDOS A TIRO EM CASTELO BRANCO

Facebook

Escrito por RCM/ Lusa em 2014-10-08 16:40:29

CINCO ANIMAIS DE ESPÉCIES PROTEGIDAS FERIDOS A TIRO EM CASTELO BRANCO

A associação ambientalista Quercus recebeu no Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS), desde setembro, cinco animais de espécies protegidas feridos a tiro, entre os quais uma águia-cobreira e uma águia-calçada", disse à agência Lusa Samuel Infante, da Quercus. Segundo o ambientalista, a esmagadora maioria destes casos "são intencionais". O responsável pelo núcleo da Quercus de Castelo Branco explicou que nos últimos anos tem havido um decréscimo no número de espécies protegidas feridas a tiro. Em 2013, o CERAS recebeu seis animais de espécies protegidas feridos ao longo de todo o ano. Contudo, este ano, esse número já foi praticamente atingido, apesar de terem passado pouco mais de dois meses desde que abriu a época da caça. Samuel Infante mostra-se preocupado com esta situação e fala mesmo em "falta de informação e de formação" de alguns "pseudo-caçadores que cometem este tipo de crimes".  

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: EQUIPA DE FUTEBOL FEMININO APRESENTADA OFICIALMENTE

Facebook

Escrito por RCM em 2014-10-08 16:38:37

IDANHA-A-NOVA: EQUIPA DE FUTEBOL FEMININO APRESENTADA OFICIALMENTE

Beira Baixa United Clube é o nome da nova equipa de futebol feminino com sede em Idanha-a-Nova, que reúne jogadoras de seis concelhos da região que pretende representar. O novo emblema é o único no distrito de Castelo Branco a participar nas competições nacionais femininas de futebol de onze, encontrando-se a competir no Campeonato Nacional de Promoção, série C, correspondente ao segundo escalão desta modalidade. Este é um projecto inovador do dirigente desportivo João Serra, surgido no âmbito de uma tese de mestrado em Gestão de Empresas, na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, que incide sobre a criação de um "clube-empresa". A estreia em casa do Beira Baixa United, treinado por José Robalo, está marcada para o próximo domingo, dia 12, no Estádio Municipal de Idanha-a-Nova, contra um clube de Coimbra. O estádio oficial da equipa deverá passar depois a ser o Complexo Desportivo de Termas de Monfortinho.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: ESPECTÁCULO INFANTIL NO FESTIVAL TEATRAMADOR

Facebook

Escrito por RCM em 2014-10-07 14:33:00

IDANHA-A-NOVA: ESPECTÁCULO INFANTIL NO FESTIVAL TEATRAMADOR

Esta quinta-feira o festival TeatrAmador2014 é para os mais novos. Pelas 16h00, no Estúdio de Teatro Ajidanha, em Idanha-a-Nova, será apresentado o espectáculo infantil "Alice", pela companhia ASTA, da Covilhã. Alice é uma pessoa pequena que observa com os olhos gigantescos da infância as pessoas grandes que a rodeiam. Não compreende que a mesa tenha pernas, ou que os adultos chamem “dona” a pessoas que podem não ser donas de nada. Alice acaba por descobrir no espelho de sua casa um portal para um mundo no qual o avesso é o certo. Há mais peças para ver no festival TeatrAmador2014 que, durante todo o mês, leva espectáculos a vários espaços culturais do concelho de Idanha-a-Nova. Até ao final de Outubro é possível assistir aos espectáculos “A Nova Barca do Inferno” no dia 10, 16h00, no Centro Cultural Raiano; “Romeu e Julieta” no dia 11, 21h30, no Estúdio de Teatro Ajidanha; “Um Dia dos Nossos Dias” no dia 12, 16h00, no Salão Paroquial de São Miguel d’Acha; “Médico à Força” no dia 18, 21h30, no Salão de Apoio à Freguesia de Toulões; “Julieta Tiene un Desliz” no dia 19, 16h00, no Estúdio de Teatro Ajidanha; “Hotel Sarilhos” no dia 25, 21h30, no Palheiro do Jardim Público de Aldeia de Santa Margarida; e “TóLôNJS” a 26 de Outubro, 16h00, no Forum Cultural de Idanha-a-Nova. A entrada tem sempre preço livre.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2014 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line