Notícias

TRADIÇÕES ANCESTRAIS DA SEMANA SANTA NO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

Escrito por RCM em 2012-04-05 13:10:42

TRADIÇÕES ANCESTRAIS DA SEMANA SANTA NO CONCELHO DE  IDANHA-A-NOVA

O afastamento dos centros urbanos, a iliteracia, a implantação cristã e o empenho de leigos e sacerdotes na transmissão da memória explicam que as tradições da Semana Santa no concelho de Idanha-a-Nova sejam provavelmente caso único em Portugal.

O concelho do distrito de Castelo Branco “é de uma riqueza extraordinária nas manifestações de piedade popular que não existem noutras regiões de Portugal”, afirmou António Catana, o autor do livro “Mistérios da Semana Santa em Idanha”, lançado recentemente.

A herança é explicada pelo “isolamento”, o “analfabetismo”, a marca deixada pelos Templários durante século e meio, período em que construíram sete castelos, número sem par noutro concelho do país, e os dois conventos franciscanos erguidos na região contribuíram para a implantação cristã e cuidado na preservação da memória e que as tradições da Semana Maior se mantivessem até hoje, explicou António Catana.

O autor sublinhou que a herança dos ritos e cantos religiosos tem sido preservada por “uma mão cheia de guardiões”, que a sabem transmitir com “amor, devoção e respeito, contagiando cada vez mais os visitantes”.

“Não há outro concelho que tenha nove Misericórdias em funcionamento, as quais dão uma grande alma a estas tradições”, destacou António Catana, acrescentando que os párocos têm sabido respeitar os rituais quaresmais, ao mesmo tempo que se esforçam para que sejam vividos “com cada vez maior vibração interior”.

Este legado cultural e religioso é fonte de atracção: “As aldeias do concelho, como todo o interior, estão bastante abandonadas, mas por altura da Semana Santa as ruas enchem-se de automóveis, o que reflecte bem o grande amor que as pessoas têm por este património cultural e material”.

No prefácio ao livro que inclui as transcrições musicais dos cânticos e fotografias de Hélder Ferreira, o bispo do Porto lembra que as tradições da Semana Santa em Idanha fundam-se na “base ancestral em que toda a humanidade assenta, em torno da terra de cada um, dos laços de sangue e da lembrança dos mortos”.

Os textos demonstram que “sobre essa base cresceu uma autêntica piedade popular, em que tais motivos foram ‘convertidos’ pelo significado último e ultimado que a vida, paixão, morte e ressurreição de Cristo lhes deu”, escreve D. Manuel Clemente.

“Muito mais do que um catálogo de costumes bem guardados”, a investigação de quatro anos nas 17 freguesias do concelho, situado 260 km a nordeste de Lisboa, junto à fronteira com Espanha, traz “sobretudo o lastro duma tradição viva de Páscoa continuada”, salienta o vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Voltar para a página de notícias

IDANHA-A-VELHA na bruma do tempo …

Facebook

Escrito por RCM em 2014-12-16 17:14:35

IDANHA-A-VELHA na bruma do tempo …

“Em homenagem aos Egitanienses, de todos os tempos, e in memoriam dos vários povos e civilizações que deixaram as suas marcas na velha Civitas Igaeditanorum ou vetusta Egitânia, actual aldeia histórica de Idanha-a-Velha”, assim diz a dedicatória do novo livro de Elias Vaz, intitulado IDANHA-A-VELHA na bruma do tempo – a antiga Comenda e Concelho, edição patrocinada pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Tem Prefácio do Dr. Pedro Miguel Salvado e será apresentado no próximo dia 27 de Dezembro (sábado), pelas 16.30 horas, na antiga Sé Catedral de Idanha-a-Velha. No final do livro aditou-se, em Apêndice, uma relação cronológica sobre diversos factos e acontecimentos, anexando-se ainda documentos e informações de interesse histórico-cultural, nomeadamente o manuscrito do foral de 1229, bens e relíquias da Igreja de Idanha-a-Velha, a restauração da Sé Catedral e o restabelecimento da sua freguesia em 1933, a qual, em 2013, veio a ser agregada a Monsanto sob a denominação de União das Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha.

Ler mais

GUARDA PREPARADA PARA ENFRENTAR SITUAÇÕES DE NEVE E GELO

Facebook

Escrito por RCM/ Lusa em 2014-12-15 14:48:32

GUARDA PREPARADA PARA ENFRENTAR SITUAÇÕES DE NEVE E GELO

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, assegurou hoje que a cidade está preparada, com meios materiais e humanos, para enfrentar situações de gelo e de neve. Segundo o autarca, o dispositivo de intervenção é formado por 49 equipamentos e 143 homens de diversas instituições e entidades do concelho. "Estão definidas as intervenções prioritárias, de modo a que, quando ocorrer essa situação (neve e gelo), e se ocorrer, não haja nenhum prejuízo para as famílias, para as crianças, para as instituições, em suma, para a economia da Guarda", afirmou Álvaro Amaro aos jornalistas. O autarca disse, após uma reunião com as várias entidades envolvidas no plano, que o objectivo é trabalhar para que, no futuro, a neve possa ser um elemento de atracção e de dinamização da cidade.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: FESTIVAL FORA DO LUGAR TERMINA NO SÁBADO

Facebook

Escrito por RCM em 2014-12-11 12:36:08

IDANHA-A-NOVA: FESTIVAL FORA DO LUGAR TERMINA NO SÁBADO

Cardo Roxo com Rui Silva e os Galandum Galundaina são as últimas propostas do Fora do Lugar. O festival termina no sábado, na antiga Sé Catedral de Idanha-a-Velha, ao som dos Galandum Galundaina. Esta sexta-feira, é a vez dos Cardo Roxo, acompanhados pelo percussionista Rui Silva. O concerto está marcado para o Centro de Dia de S. Miguel d´Acha, às 21H30. A entrada em ambos os concertos é livre, sujeita à lotação das salas. No sábado tem lugar o passeio pedestre “Os barrocais do monte-ilha granítico de Monsanto”, gratuito, mas de inscrição obrigatória através do telefone 277 202 900.  

Ler mais

SIMULACRO DE ACIDENTE NO TÚNEL DA GARDUNHA

Facebook

Escrito por RCM/ Lusa em 2014-12-09 20:35:43

SIMULACRO DE ACIDENTE NO TÚNEL DA GARDUNHA

A circulação rodoviária no túnel da Gardunha vai ser interdita no próximo dia 16 de Dezembro entre as 10:00 e as 13:00. No local vai ser realizado um simulacro de acidente, promovido pela “Scutvias” e pelo comando distrital da autoridade nacional de protecção civil. Na apresentação desta iniciativa, o director-geral da Scutvias, Pinho Martins, disse que a empresa investiu mais de 500 mil euros na melhoria da segurança do Túnel da Gardunha, situado na auto-estrada da Beira Interior (A23). "O investimento em equipamentos e na melhoria da segurança [no Túnel da Gardunha] foi de mais de 500 mil euros", revelou Pinho Martins, na sede da concessionária da A23, em Lardosa, no concelho de Castelo Branco.

Ler mais

FILARMÓNICA DE IDANHA-A-NOVA PRESTA TRIBUTO A ANTÓNIO VARIAÇÕES

Facebook

Escrito por RCM/ Lusa em 2014-12-05 12:37:26

FILARMÓNICA DE IDANHA-A-NOVA PRESTA TRIBUTO A ANTÓNIO VARIAÇÕES

A Filarmónica Idanhense realiza na segunda-feira um concerto de homenagem ao músico português António Variações e assinala assim o início das comemorações do 126.º aniversário da organização. O espectáculo, agendado para segunda-feira, às 16:00, no Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova, foi criado na sua totalidade pela Filarmónica Idanhense com o contributo da família do cantor. O tributo a António Variações conta com a participação de 90 intervenientes. "Entre os participantes, estão músicos da filarmónica que vão ser acompanhados vocalmente por Jaime Ribeiro e Luís Ribeiro (irmãos do músico português), Jaime Rafael Ribeiro (sobrinho) e Lena D´Água, amiga pessoal e intérprete que trabalhou com António Variações" disse o director artístico da Filarmónica Idanhense, João Abrantes. "Este concerto, que se espera que em 2015 percorra várias salas do país, dará ainda lugar à edição de 16 temas de António Variações para Banda Filarmónica e irá iniciar-se a gravação de um CD com a configuração a apresentar em concerto", adiantou.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2014 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line