Notícias

TRADIÇÕES ANCESTRAIS DA SEMANA SANTA NO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

Escrito por RCM em 2012-04-05 13:10:42

TRADIÇÕES ANCESTRAIS DA SEMANA SANTA NO CONCELHO DE  IDANHA-A-NOVA

O afastamento dos centros urbanos, a iliteracia, a implantação cristã e o empenho de leigos e sacerdotes na transmissão da memória explicam que as tradições da Semana Santa no concelho de Idanha-a-Nova sejam provavelmente caso único em Portugal.

O concelho do distrito de Castelo Branco “é de uma riqueza extraordinária nas manifestações de piedade popular que não existem noutras regiões de Portugal”, afirmou António Catana, o autor do livro “Mistérios da Semana Santa em Idanha”, lançado recentemente.

A herança é explicada pelo “isolamento”, o “analfabetismo”, a marca deixada pelos Templários durante século e meio, período em que construíram sete castelos, número sem par noutro concelho do país, e os dois conventos franciscanos erguidos na região contribuíram para a implantação cristã e cuidado na preservação da memória e que as tradições da Semana Maior se mantivessem até hoje, explicou António Catana.

O autor sublinhou que a herança dos ritos e cantos religiosos tem sido preservada por “uma mão cheia de guardiões”, que a sabem transmitir com “amor, devoção e respeito, contagiando cada vez mais os visitantes”.

“Não há outro concelho que tenha nove Misericórdias em funcionamento, as quais dão uma grande alma a estas tradições”, destacou António Catana, acrescentando que os párocos têm sabido respeitar os rituais quaresmais, ao mesmo tempo que se esforçam para que sejam vividos “com cada vez maior vibração interior”.

Este legado cultural e religioso é fonte de atracção: “As aldeias do concelho, como todo o interior, estão bastante abandonadas, mas por altura da Semana Santa as ruas enchem-se de automóveis, o que reflecte bem o grande amor que as pessoas têm por este património cultural e material”.

No prefácio ao livro que inclui as transcrições musicais dos cânticos e fotografias de Hélder Ferreira, o bispo do Porto lembra que as tradições da Semana Santa em Idanha fundam-se na “base ancestral em que toda a humanidade assenta, em torno da terra de cada um, dos laços de sangue e da lembrança dos mortos”.

Os textos demonstram que “sobre essa base cresceu uma autêntica piedade popular, em que tais motivos foram ‘convertidos’ pelo significado último e ultimado que a vida, paixão, morte e ressurreição de Cristo lhes deu”, escreve D. Manuel Clemente.

“Muito mais do que um catálogo de costumes bem guardados”, a investigação de quatro anos nas 17 freguesias do concelho, situado 260 km a nordeste de Lisboa, junto à fronteira com Espanha, traz “sobretudo o lastro duma tradição viva de Páscoa continuada”, salienta o vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Voltar para a página de notícias

CANAL DE TV NA INTERNET PARA VALORIZAR A SERRA DA ESTRELA

Facebook

Escrito por RCM/ Lusa em 2014-11-21 14:09:28

CANAL DE TV NA INTERNET PARA VALORIZAR A SERRA DA ESTRELA

Um canal de televisão na Internet para a Serra da Estrela aposta na valorização de "uma região que está a ficar esquecida".  O jornalista responsável pelo projecto acredita que esta iniciativa deverá contribuir para inverter esta tendência. Paulo Leitão, também fundador do canal Centro TV, com sede em Oliveira do Hospital, que emite também através da Internet, salientou que "depois do desaparecimento da Região de Turismo da Serra da Estrela e sua inserção no Turismo do Centro" aquele território do interior "tem perdido população e ficado órfão em termos informativos". O jornalista disse à lusa que sentia a necessidade de um canal como este", que se propõe "fazer um serviço público", com vídeo, fotografia e texto, dirigido aos concelhos da Guarda, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Covilhã. Paulo Leitão acrescentou que o Canal Serra da Estrela, a funcionar desde a semana passada, é uma nova plataforma agregadora de notícias sobre a maior montanha de Portugal continental.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA PREPARA CANDIDATURA Á REDE DE CIDADES CRIATIVAS

Facebook

Escrito por RCM/ Diário Digital em 2014-11-18 12:48:27

IDANHA-A-NOVA PREPARA CANDIDATURA Á REDE DE CIDADES CRIATIVAS

A Comissão Consultiva da candidatura de Idanha-a-Nova à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, no âmbito da Música, reuniu recentemente para preparar o projecto que deverá ser submetido em março de 2015. A riqueza patrimonial do concelho, onde assume expressão a herança cultural associada à música, fundamenta esta candidatura após trabalho de inventariação, preservação e divulgação da identidade musical e cultural de Idanha-a-Nova, suas características etnográficas e etnológicas. Para o presidente da Comissão da Candidatura, Carlos Medeiros, da IPI Consulting Network, Idanha-a-Nova “conquistou o direito a candidatar-se” a Cidade da Música.  “Tem uma identidade intimamente ligada à música, aposta em infra-estruturas criativas, investiga profundamente as suas tradições, acolhe um número raro e diversificado de grupos tradicionais e promove, ao longo do ano, uma quantidade impressionante de eventos ligados à música, desde a electrónica mais moderna aos sons tradicionais ou às composições eruditas”, afirmou o responsável. O adufe, representante maior da riqueza e da tradição musical de Idanha-a-Nova, inspirou o símbolo desta primeira candidatura portuguesa a Cidade da Música da UNESCO.  

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: AUTARQUIA PROMOVE SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE

Facebook

Escrito por RCM em 2014-11-13 15:26:37

IDANHA-A-NOVA: AUTARQUIA PROMOVE SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova vai organizar entre 17 e 23 de novembro a "Semana da Floresta Autóctone 2014". Esta iniciativa conta com a colaboração do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional. Durante a semana as acções vão envolver cerca de 330 alunos das instituições escolares da vila de Idanha-a-Nova, que irão semear e plantar espécies autóctones em locais como a Tapada do Sobral e o Viveiro Municipal. Já no domingo, dia 23 de novembro (Dia da Floresta Autóctone), a plantação é aberta a escuteiros e ao público em geral, no Monte Trigo (CNAE). Os interessados podem inscrever-se através do telefone 926 530 303. As plantas a usar serão Azinheiras, Sobreiros, Carvalhos, Murtas e Anicreiros. Segundo a autarquia a iniciativa destina-se a envolver escolas e cidadãos em geral, para dedicarem um dia desta semana à defesa e promoção das espécies autóctones, nas florestas, parques e jardins do concelho.  

Ler mais

FILARMÓNICA IDANHENSE APRESENTA TRIBUTO A ANTÓNIO VARIAÇÕES

Facebook

Escrito por RCM em 2014-11-13 15:25:38

FILARMÓNICA IDANHENSE APRESENTA TRIBUTO A ANTÓNIO VARIAÇÕES

A Filarmónica Idanhense vai estrear a sua nova produção, "Canções & Variações", em dois concertos a realizar nos dias 7 e 8 de dezembro, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova. Trata-se de um tributo a António Variações construído inteiramente pela Filarmónica Idanhense com o apoio e a colaboração da família do cantor e compositor, num ano em que se assinala o 70º aniversário do seu nascimento e o 30º aniversário da sua morte. A direcção da Filarmónica Idanhense, que comemora este ano o seu 126º aniversário, anunciou para 2015 dois novos espectáculos: um de tributo ao cante alentejano e outro dedicado à obra do cantautor Jorge Palma.

Ler mais

CRISTINA RODRIGUES EXPÕE EM IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2014-11-13 15:24:39

CRISTINA RODRIGUES EXPÕE EM IDANHA-A-NOVA

Uma mostra inédita da artista e arquitecta portuguesa Cristina Rodrigues está exposta no edifício da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e no foyer do Centro Cultural Raiano. A mostra assinala a primeira vez que a instalação "Enlightenment" é exposta em Portugal, no culminar de um ano cheio de sucessos para Cristina Rodrigues. O momento foi marcado pela abertura das portas do atelier da artista no Centro Cultural Raiano, dando a conhecer o espaço onde trabalha com artesãs locais em peças de arte que correm o mundo. A artista encontra-se até 16 de novembro em Idanha-a-Nova a trabalhar com as artesãs locais em várias peças que irão integrar uma grande exposição no Mosteiro de Alcobaça e outra no Palacete de Tatton Park, no norte de Inglaterra, ambas em 2015.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2014 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line