Notícias

TRADIÇÕES ANCESTRAIS DA SEMANA SANTA NO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

Escrito por RCM em 2012-04-05 13:10:42

TRADIÇÕES ANCESTRAIS DA SEMANA SANTA NO CONCELHO DE  IDANHA-A-NOVA

O afastamento dos centros urbanos, a iliteracia, a implantação cristã e o empenho de leigos e sacerdotes na transmissão da memória explicam que as tradições da Semana Santa no concelho de Idanha-a-Nova sejam provavelmente caso único em Portugal.

O concelho do distrito de Castelo Branco “é de uma riqueza extraordinária nas manifestações de piedade popular que não existem noutras regiões de Portugal”, afirmou António Catana, o autor do livro “Mistérios da Semana Santa em Idanha”, lançado recentemente.

A herança é explicada pelo “isolamento”, o “analfabetismo”, a marca deixada pelos Templários durante século e meio, período em que construíram sete castelos, número sem par noutro concelho do país, e os dois conventos franciscanos erguidos na região contribuíram para a implantação cristã e cuidado na preservação da memória e que as tradições da Semana Maior se mantivessem até hoje, explicou António Catana.

O autor sublinhou que a herança dos ritos e cantos religiosos tem sido preservada por “uma mão cheia de guardiões”, que a sabem transmitir com “amor, devoção e respeito, contagiando cada vez mais os visitantes”.

“Não há outro concelho que tenha nove Misericórdias em funcionamento, as quais dão uma grande alma a estas tradições”, destacou António Catana, acrescentando que os párocos têm sabido respeitar os rituais quaresmais, ao mesmo tempo que se esforçam para que sejam vividos “com cada vez maior vibração interior”.

Este legado cultural e religioso é fonte de atracção: “As aldeias do concelho, como todo o interior, estão bastante abandonadas, mas por altura da Semana Santa as ruas enchem-se de automóveis, o que reflecte bem o grande amor que as pessoas têm por este património cultural e material”.

No prefácio ao livro que inclui as transcrições musicais dos cânticos e fotografias de Hélder Ferreira, o bispo do Porto lembra que as tradições da Semana Santa em Idanha fundam-se na “base ancestral em que toda a humanidade assenta, em torno da terra de cada um, dos laços de sangue e da lembrança dos mortos”.

Os textos demonstram que “sobre essa base cresceu uma autêntica piedade popular, em que tais motivos foram ‘convertidos’ pelo significado último e ultimado que a vida, paixão, morte e ressurreição de Cristo lhes deu”, escreve D. Manuel Clemente.

“Muito mais do que um catálogo de costumes bem guardados”, a investigação de quatro anos nas 17 freguesias do concelho, situado 260 km a nordeste de Lisboa, junto à fronteira com Espanha, traz “sobretudo o lastro duma tradição viva de Páscoa continuada”, salienta o vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Voltar para a página de notícias

AGRICULTUA BIOLÓGICA E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2016-06-30 14:17:55

AGRICULTUA BIOLÓGICA E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM IDANHA-A-NOVA

O Município de Idanha-a-Nova promove esta sexta-feira entre as 19:00 e as 20:30 a actividade “Comer bem, produzir saudável: como usar a horta para a sua saúde”. A equipa da Estratégia Recomeçar, os alunos do curso de Gestão e Produção de Cozinha da Escola Superior de Gestão e a empresa idanhense Sementes Vivas propõem um momento de informação-convívio sobre agricultura biológica e alimentação saudável. A iniciativa decorre nas instalações da Filarmónica Idanhense e convida o público interessado a degustar pratos confeccionados com produtos biológicos locais e a trocar informações sobre a melhor forma de tirar proveito dos produtos da horta. A participação é gratuita. As inscrições devem ser feitas hoje, dia 30, através do Serviço de Atendimento ao Munícipe do Município de Idanha-a-Nova ou da Comissão de Acolhimento da Estratégia Recomeçar: Tel: 926357492/ 926357592 ou email: recomecar@cm-idanhanova.pt.

Ler mais

GRUPO TURCO INVESTE 5 M€ NA PRODUÇÃO DE FRUTOS SECOS EM VILA VELHA DE RODÃO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-06-27 13:11:40

GRUPO TURCO INVESTE 5 M€ NA PRODUÇÃO DE FRUTOS SECOS EM VILA VELHA DE RODÃO

Um grupo industrial turco vai instalar-se em Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e investir cinco milhões de euros num projecto para produção de frutos secos. "O grupo industrial turco adquiriu 500 hectares de terreno na freguesia de Perais, onde vai investir cinco milhões de euros num projecto agrícola", disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira. O autarca explicou que se trata de um dos maiores grupos industriais turcos e que este investimento em Vila Velha de Ródão é o primeiro realizado no país. "Dada a dimensão deste investimento e a estratégia que estão [o grupo] a seguir, é expectável que possam existir mais investimentos em Vila Velha de Ródão", adiantou. Numa primeira fase a produção será de pistacho, mas segundo Luís Pereira haverá outros frutos, estando agora o grupo a fazer avaliações no terreno, para estudar a possibilidade de outras plantações.   "Esta será a maior exploração de frutos secos do país", concluiu o autarca.

Ler mais

BOOM FESTIVAL ENTREGA 11 MIL EUROS A PROJECTOS DA REGIÃO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-06-24 16:15:27

BOOM FESTIVAL ENTREGA 11 MIL EUROS A PROJECTOS DA REGIÃO

Em Idanha-a-Nova, a organização do Boom Festival distribuiu 11 mil euros das receitas da edição de 2014 por três projectos da região no âmbito da conservação da natureza e da inclusão. O Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) da Quercus de Castelo Branco, a Associação Educar, Reabilitar, Incluir Diferenças (AERID) e a Sementes do Interior foram os projectos que beneficiaram de 11 mil euros, resultantes de parte das receitas da edição de 2014 do Boom Festival, através do ‘Boom Karuna Project’. Em comunicado Artur Mendes, da organização do Boom Festival, explica que o ‘Boom Karuna Project’ “é mais um passo em frente na construção de um mundo menos díspar socialmente e é um projecto para manter nesta e em edições futuras”. O Boom Festival recorda que, segundo os Censos de 2011, na década anterior, Idanha-a-Nova foi o quarto município do país a perder mais habitantes, com uma quebra de 16,7% e adianta que o Anuário Estatístico da região Centro de 2014 (Instituto Nacional de Estatística) atribui a este concelho da Beira Baixa um Índice de Envelhecimento de 425,4.  

Ler mais

BIBLIOMÓVEL PROMOVE HÁ 10 ANOS A LEITURA E O COMBATE AO ISOLAMENTO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-06-24 16:12:02

BIBLIOMÓVEL PROMOVE HÁ 10 ANOS A LEITURA E O COMBATE AO ISOLAMENTO

A Bibliomóvel - Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova comemora este sábado 10 anos de viagens pelas localidades dispersas do concelho de Proença-a-Nova, pelos centros de dia e instituições da Santa Casa da Misericórdia. A biblioteca móvel incrementa o gosto pela leitura e funciona como antídoto contra a solidão e o isolamento dos habitantes de 35 aldeias deste município do distrito de Castelo Branco. O bibliotecário Nuno Marçal tem percorrido nos últimos anos, semanalmente, as aldeias do concelho de Proença-a-Nova, onde é esperado pelas populações locais, que requisitam livros, DVD´s, leem jornais e revistas, tiram fotocópias e usam a Internet.  

Ler mais

PRIMEIRA GALA DA UNIVERSIDADE SÉNIOR EM IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2016-06-20 19:48:18

PRIMEIRA GALA DA UNIVERSIDADE SÉNIOR EM IDANHA-A-NOVA

A Universidade Sénior de Idanha-a-Nova vai realizar a sua 1ª Gala esta quinta-feira, pelas 21:30 horas. no Centro Cultural Raiano, Vão ser apresentados alguns dos projectos musicais que nasceram no seio da USIN durante o primeiro ano de funcionamento da instituição, frequentada por 167 alunos. Serão três os grupos a participar: Grupo de Cantares Tradicionais, Grupo de Cavaquinhos e Grupo de Canto Coral. De referir que a USIN é coordenada pela Filarmónica Idanhense, em colaboração com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento. A estrutura enquadra-se na estratégia de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da UNESCO, na área da Música. Há no total 33 aulas semanais à disposição dos alunos.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2016 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line