Notícias

TRADIÇÕES ANCESTRAIS DA SEMANA SANTA NO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

Escrito por RCM em 2012-04-05 13:10:42

TRADIÇÕES ANCESTRAIS DA SEMANA SANTA NO CONCELHO DE  IDANHA-A-NOVA

O afastamento dos centros urbanos, a iliteracia, a implantação cristã e o empenho de leigos e sacerdotes na transmissão da memória explicam que as tradições da Semana Santa no concelho de Idanha-a-Nova sejam provavelmente caso único em Portugal.

O concelho do distrito de Castelo Branco “é de uma riqueza extraordinária nas manifestações de piedade popular que não existem noutras regiões de Portugal”, afirmou António Catana, o autor do livro “Mistérios da Semana Santa em Idanha”, lançado recentemente.

A herança é explicada pelo “isolamento”, o “analfabetismo”, a marca deixada pelos Templários durante século e meio, período em que construíram sete castelos, número sem par noutro concelho do país, e os dois conventos franciscanos erguidos na região contribuíram para a implantação cristã e cuidado na preservação da memória e que as tradições da Semana Maior se mantivessem até hoje, explicou António Catana.

O autor sublinhou que a herança dos ritos e cantos religiosos tem sido preservada por “uma mão cheia de guardiões”, que a sabem transmitir com “amor, devoção e respeito, contagiando cada vez mais os visitantes”.

“Não há outro concelho que tenha nove Misericórdias em funcionamento, as quais dão uma grande alma a estas tradições”, destacou António Catana, acrescentando que os párocos têm sabido respeitar os rituais quaresmais, ao mesmo tempo que se esforçam para que sejam vividos “com cada vez maior vibração interior”.

Este legado cultural e religioso é fonte de atracção: “As aldeias do concelho, como todo o interior, estão bastante abandonadas, mas por altura da Semana Santa as ruas enchem-se de automóveis, o que reflecte bem o grande amor que as pessoas têm por este património cultural e material”.

No prefácio ao livro que inclui as transcrições musicais dos cânticos e fotografias de Hélder Ferreira, o bispo do Porto lembra que as tradições da Semana Santa em Idanha fundam-se na “base ancestral em que toda a humanidade assenta, em torno da terra de cada um, dos laços de sangue e da lembrança dos mortos”.

Os textos demonstram que “sobre essa base cresceu uma autêntica piedade popular, em que tais motivos foram ‘convertidos’ pelo significado último e ultimado que a vida, paixão, morte e ressurreição de Cristo lhes deu”, escreve D. Manuel Clemente.

“Muito mais do que um catálogo de costumes bem guardados”, a investigação de quatro anos nas 17 freguesias do concelho, situado 260 km a nordeste de Lisboa, junto à fronteira com Espanha, traz “sobretudo o lastro duma tradição viva de Páscoa continuada”, salienta o vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Voltar para a página de notícias

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO NA TERRA SANTA

Facebook

Escrito por RCM em 2015-03-20 12:05:05

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO NA TERRA SANTA

A RCM deseja assinalar os seus 30 anos de actividade radiofónica num local muito especial: em Jerusalém. Nessa actividade cultural e religiosa à Terra Santa, de 10 a 17 de Agosto de 2015, pretende a RCM levar quarenta amigos, que serão acompanhados pelo senhor Cónego António Rego, prestigiado jornalista e produtor de programas religiosos em diversos órgãos da comunicação social (nomeadamente na TVI). Ainda há algumas vagas e o prazo para as inscrições está prestes a terminar. O preço é de 1.495 euros, com facilidade de pagamento em duas prestações, tudo incluindo: viagens, hotéis de primeira categoria, refeições e visitas a Telavive, Jaffa, Cesareia, Nazaré, Haifa, Cana, Cafarnaum, Belém, Monte Tabor, Jericó, Mar Morto, Jerusalém e outros sítios Sagrados. A primeira prestação, de 495 euros, é paga no acto da inscrição e a segunda prestação poderá ser paga até 1 de Julho. O ponto de encontro para a partida para o aeroporto de Lisboa é na sede da Rádio Clube, em Monsanto, no dia 10 de Agosto, pelas 14 horas, para os inscritos da zona norte e na Delegação da RCM, em Castelo Branco, pelas 15 horas, para os inscritos da zona sul. (Aqueles que residam na área de Lisboa devem estar no aeroporto da Portela às 19 horas, junto ao balcão da GeoStar). Para mais informações e outros pormenores os interessados podem ligar para o telefone 277 314 415 ou para o telemóvel 969 216 305, ou escrever para a Rádio Clube de Monsanto, Rua dos Cebolinhos, n.º 4  6060-091 MONSANTO IDN  ou  contactar-nos pelo e-mail:  geral@radiomonsanto.pt

Ler mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIA - PRIMAVERA NA MALCATA

Facebook

Escrito por RCM em 2015-03-09 18:58:21

CONCURSO DE FOTOGRAFIA - PRIMAVERA NA MALCATA

A Câmara Municipal de Penamacor, em colaboração com a Reserva Natural da Serra da Malcata, vai levar a efeito o evento PRIMAVERA NA MALCATA. A iniciativa irá decorrer entre 27 de Abril e 3 de Maio e, a seu tempo, brevemente, daremos a conhecer em pormenor as diversas acções, que certamente constituirão aliciantes suficientes para uma passagem por Penamacor, ou até, quem sabe, para a estadia de uma semana. Para já fica o desafio aos fotógrafos: é concorrer! Veja o regulamento aqui:  http://www.cm-penamacor.pt/00_malcata/pmalcata.html  

Ler mais

FESTIVAL SALVA A TERRA ESTÁ DE VOLTA

Facebook

Escrito por RCM em 2015-02-28 14:39:53

FESTIVAL SALVA A TERRA ESTÁ DE VOLTA

Os bilhetes para o Salva a Terra já disponíveis. São 4 dias de muita música, cultura, natureza, consciencialização ambiental, workshops, conferências e muita animação na freguesia de Salvaterra do Extremo, no concelho de Idanha-a-Nova. É a prioridade da organização manter a qualidade nas actividades, concertos, conferências e workshops do Salva a Terra, pelo que a lotação será mais uma vez limitada a 1000 bilhetes gerais! As receitas obtidas revertem a 100% para o CERAS - Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens -, fazendo do Eco Festival Salva a Terra o seu principal mecenas. Mais informações em http://salvaterra.pt/bilhetes.htm

Ler mais

CINCO MILHÕES DE VISITAS NO WEBSITE DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM em 2015-02-12 14:32:47

CINCO MILHÕES DE VISITAS NO WEBSITE DA RÁDIO CLUBE DE MONSANTO

O website da Rádio Clube de Monsanto atingiu esta semana os cinco milhões de visitas. Este é um estimulante resultado que reflecte o interesse do s internautas, assim como o trabalho que tem sido feito no sentido de informar quem por aqui navega e de divulgar e promover a Aldeia Mais Portuguesa e a região. A justificar esta afluência de visitas estará a sua dinâmica e actualização. Entendido como uma ferramenta de divulgação importante para a Rádio Clube de Monsanto, o website presta um serviço público a nível nacional e na Diáspora. Os números que agora se revelam constituem um incentivo para que se continue a comunicar e divulgar de uma forma eficaz todo o potencial raiano, chegando a todas as partes do mundo. Sabemos que o nosso website tem contribuído, de forma importante, para aumentar o fluxo turístico no concelho de Idanha-a-Nova, e, particularmente na aldeia de Monsanto. Por isso Apostamos em continuar a servir cada vez melhor as nossas gentes e as nossas terras.

Ler mais

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO – 30 ANOS AO SERVIÇO DAS BEIRAS E DA MÚSICA PORTUGUESA

Facebook

Escrito por RCM em 2015-01-22 19:12:29

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO – 30 ANOS AO SERVIÇO DAS BEIRAS E DA MÚSICA PORTUGUESA

A RCM informa que deseja assinalar os seus 30 anos de actividade radiofónica num local muito especial: em Jerusalém. Nessa actividade cultural e religiosa à Terra Santa, de 10 a 17 de Agosto de 2015, pretende a RCM levar quarenta amigos, que serão acompanhados pelo senhor Cónego António Rego.... Para mais informações e outros pormenores os interessados podem ligar para o telefone 277 314 415 ou para o telemóvel 969 216 305, ou escrever para a Rádio Clube de Monsanto, Rua dos Cebolinhos, n.º 4 6060-091 MONSANTO IDN ou contactar-nos pelo e-mail geral@radiomonsanto.pt  

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2015 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line