Notícias

CRÓNICA DE UM REGRESSO A TIMOR-LESTE

Escrito por Palmira Marques, em Dili - Timor-Leste em 2012-04-19 17:58:16

CRÓNICA DE UM REGRESSO A TIMOR-LESTE

“(Co)missão em Timor”ou “Laços Inesquecíveis”

“Na verdade não foram malfadadas

As horas que em Timor foram contadas.

Mesmo esta longa e morna solidão

Estes dias felizes de verdade

horas boas e más, nos ficarão

gravadas para toda a eternidade.”

(in pág,31, “Comissão em Timor” de Joaquim M. Fonseca )

 

Como ficou prometido aos microfones da Rádio Clube de Monsanto, aqui estou a enviar umas palavrinhas em jeito de “cronicando” como diria o meu amigo Mia Couto. Encontro-me pois, a escrever estas primeiras notas, hoje dia 13 de abril, sexta feira, no aeroporto de Singapura, onde cheguei às 16h e vou passar a noite para partir de manhã em direção ao aeroporto Internacional Nicolau Lobato, em Díli. O aeroporto de Singapura é muito bonito, cheio de luz e com pormenores graciosos e delicados como os jardins interiores onde florescem as mais lindas orquídeas ou lagos onde nadam gordos peixes vermelhos. Tem contudo este aeroporto uma particularidade que muito me intriga: o revestimento do piso a alcatifa, tornando este espaço um local silencioso demais para o meu gosto (quem imagina um aeroporto gigantesco com tal silencio?) Mas tem também uma agradável surpresa: para quem chega a Singapura e tenha amigos nesta cidade, pode contatá-los gratuitamente através das cabines telefónicas dispersas pelos 3 terminais do aeroporto.

Vou passar a noite em claro, lendo o livro de Joaquim M. Fonseca “Comissão em Timor” e tal como o título indica, o autor fez a tropa em Timor entre 1969/1971. Fala-nos ele da sua experiência na Ilha onde foi a “Voz de Portugal na Oceânia”, tal como agora é a ”Voz da Região Monsantina” com a diferença de que naquela época a sua voz só se ouvia em Timor e nos arredores e hoje, com a evolução da tecnologia, a Rádio Clube de Monsanto, escuta-se em todo o mundo através da internet. Ao longo das páginas, o autor relata-nos o seu dia a dia e explica situações que aconteceram. Digno de nota é que o autor para além de descrever o que foi acontecendo nesses 24 meses em Timor, traz ao de cima a veia poética de Joaquim M. Fonseca, deixando assim impresso no livro “Comissão em Timor”, poesia linda, sentida e espontânea.

Mais que uma vez ao longo do livro, refere o autor que “este povo (de Timor) gostaria de se manter ligado a Portugal”. Como a edição do livro data de 1976, com todos os acontecimentos que precederam a publicação, o autor viu-se na contingência de ter que incluir páginas dedicadas ao “Timor Leste como a 27ª Província da Indonésia” – ainda que com grande pena dele (e nossa!) – atualizando assim a informação com documentos de jornais da época. Uma obra que  está esgotada que mas terá interesse para os amantes daquele povo “que não permite que ninguém, mesmo inadvertidamente, pise a sombra da Bandeira Portuguesa!”

Bairro de Santa Cruz, Cidade de Díli aos 16 de Abril de 2012

Palmira Marques

 

Voltar para a página de notícias

GRUPO TURCO INVESTE 5 M€ NA PRODUÇÃO DE FRUTOS SECOS EM VILA VELHA DE RODÃO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-06-27 13:11:40

GRUPO TURCO INVESTE 5 M€ NA PRODUÇÃO DE FRUTOS SECOS EM VILA VELHA DE RODÃO

Um grupo industrial turco vai instalar-se em Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e investir cinco milhões de euros num projecto para produção de frutos secos. "O grupo industrial turco adquiriu 500 hectares de terreno na freguesia de Perais, onde vai investir cinco milhões de euros num projecto agrícola", disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira. O autarca explicou que se trata de um dos maiores grupos industriais turcos e que este investimento em Vila Velha de Ródão é o primeiro realizado no país. "Dada a dimensão deste investimento e a estratégia que estão [o grupo] a seguir, é expectável que possam existir mais investimentos em Vila Velha de Ródão", adiantou. Numa primeira fase a produção será de pistacho, mas segundo Luís Pereira haverá outros frutos, estando agora o grupo a fazer avaliações no terreno, para estudar a possibilidade de outras plantações.   "Esta será a maior exploração de frutos secos do país", concluiu o autarca.

Ler mais

BOOM FESTIVAL ENTREGA 11 MIL EUROS A PROJECTOS DA REGIÃO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-06-24 16:15:27

BOOM FESTIVAL ENTREGA 11 MIL EUROS A PROJECTOS DA REGIÃO

Em Idanha-a-Nova, a organização do Boom Festival distribuiu 11 mil euros das receitas da edição de 2014 por três projectos da região no âmbito da conservação da natureza e da inclusão. O Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) da Quercus de Castelo Branco, a Associação Educar, Reabilitar, Incluir Diferenças (AERID) e a Sementes do Interior foram os projectos que beneficiaram de 11 mil euros, resultantes de parte das receitas da edição de 2014 do Boom Festival, através do ‘Boom Karuna Project’. Em comunicado Artur Mendes, da organização do Boom Festival, explica que o ‘Boom Karuna Project’ “é mais um passo em frente na construção de um mundo menos díspar socialmente e é um projecto para manter nesta e em edições futuras”. O Boom Festival recorda que, segundo os Censos de 2011, na década anterior, Idanha-a-Nova foi o quarto município do país a perder mais habitantes, com uma quebra de 16,7% e adianta que o Anuário Estatístico da região Centro de 2014 (Instituto Nacional de Estatística) atribui a este concelho da Beira Baixa um Índice de Envelhecimento de 425,4.  

Ler mais

BIBLIOMÓVEL PROMOVE HÁ 10 ANOS A LEITURA E O COMBATE AO ISOLAMENTO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-06-24 16:12:02

BIBLIOMÓVEL PROMOVE HÁ 10 ANOS A LEITURA E O COMBATE AO ISOLAMENTO

A Bibliomóvel - Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova comemora este sábado 10 anos de viagens pelas localidades dispersas do concelho de Proença-a-Nova, pelos centros de dia e instituições da Santa Casa da Misericórdia. A biblioteca móvel incrementa o gosto pela leitura e funciona como antídoto contra a solidão e o isolamento dos habitantes de 35 aldeias deste município do distrito de Castelo Branco. O bibliotecário Nuno Marçal tem percorrido nos últimos anos, semanalmente, as aldeias do concelho de Proença-a-Nova, onde é esperado pelas populações locais, que requisitam livros, DVD´s, leem jornais e revistas, tiram fotocópias e usam a Internet.  

Ler mais

PRIMEIRA GALA DA UNIVERSIDADE SÉNIOR EM IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2016-06-20 19:48:18

PRIMEIRA GALA DA UNIVERSIDADE SÉNIOR EM IDANHA-A-NOVA

A Universidade Sénior de Idanha-a-Nova vai realizar a sua 1ª Gala esta quinta-feira, pelas 21:30 horas. no Centro Cultural Raiano, Vão ser apresentados alguns dos projectos musicais que nasceram no seio da USIN durante o primeiro ano de funcionamento da instituição, frequentada por 167 alunos. Serão três os grupos a participar: Grupo de Cantares Tradicionais, Grupo de Cavaquinhos e Grupo de Canto Coral. De referir que a USIN é coordenada pela Filarmónica Idanhense, em colaboração com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento. A estrutura enquadra-se na estratégia de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da UNESCO, na área da Música. Há no total 33 aulas semanais à disposição dos alunos.

Ler mais

PENHA GARCIA RECEBE CONGRESSO DE MEDICINAS TRADICIONAIS

Facebook

Escrito por RCM em 2016-06-17 15:50:46

PENHA GARCIA RECEBE CONGRESSO DE MEDICINAS TRADICIONAIS

Penha Garcia recebe este fim-de-semana o II Congresso das Medicinas Tradicionais. Nesta localidade do concelho de Idanha-a-Nova vão estar reunidos vários especialistas para abordar temáticas como as forças da natureza, energias e medos ancestrais. A organização garante que há também muita animação e recriação de rituais ancestrais. Destaque ainda para a noite de sábado com um jantar e festejos dos santos populares onde se vão recriar tradições como a queimada galega, o ritual da lua e teatro e dança do fogo Sabat. Em paralelo ao Congresso decorre uma exposição de ervas medicinais e milagrosas, como a marcela do campo, planta reconhecida pelas suas extraordinárias propriedades. A organização deste evento é da autarquia de Idanha-a-Nova em parceria com a junta de freguesia e o rancho de Penha Garcia.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2016 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line