Notícias

CRÓNICA DE UM REGRESSO A TIMOR-LESTE

Escrito por Palmira Marques, em Dili - Timor-Leste em 2012-04-19 17:58:16

CRÓNICA DE UM REGRESSO A TIMOR-LESTE

“(Co)missão em Timor”ou “Laços Inesquecíveis”

“Na verdade não foram malfadadas

As horas que em Timor foram contadas.

Mesmo esta longa e morna solidão

Estes dias felizes de verdade

horas boas e más, nos ficarão

gravadas para toda a eternidade.”

(in pág,31, “Comissão em Timor” de Joaquim M. Fonseca )

 

Como ficou prometido aos microfones da Rádio Clube de Monsanto, aqui estou a enviar umas palavrinhas em jeito de “cronicando” como diria o meu amigo Mia Couto. Encontro-me pois, a escrever estas primeiras notas, hoje dia 13 de abril, sexta feira, no aeroporto de Singapura, onde cheguei às 16h e vou passar a noite para partir de manhã em direção ao aeroporto Internacional Nicolau Lobato, em Díli. O aeroporto de Singapura é muito bonito, cheio de luz e com pormenores graciosos e delicados como os jardins interiores onde florescem as mais lindas orquídeas ou lagos onde nadam gordos peixes vermelhos. Tem contudo este aeroporto uma particularidade que muito me intriga: o revestimento do piso a alcatifa, tornando este espaço um local silencioso demais para o meu gosto (quem imagina um aeroporto gigantesco com tal silencio?) Mas tem também uma agradável surpresa: para quem chega a Singapura e tenha amigos nesta cidade, pode contatá-los gratuitamente através das cabines telefónicas dispersas pelos 3 terminais do aeroporto.

Vou passar a noite em claro, lendo o livro de Joaquim M. Fonseca “Comissão em Timor” e tal como o título indica, o autor fez a tropa em Timor entre 1969/1971. Fala-nos ele da sua experiência na Ilha onde foi a “Voz de Portugal na Oceânia”, tal como agora é a ”Voz da Região Monsantina” com a diferença de que naquela época a sua voz só se ouvia em Timor e nos arredores e hoje, com a evolução da tecnologia, a Rádio Clube de Monsanto, escuta-se em todo o mundo através da internet. Ao longo das páginas, o autor relata-nos o seu dia a dia e explica situações que aconteceram. Digno de nota é que o autor para além de descrever o que foi acontecendo nesses 24 meses em Timor, traz ao de cima a veia poética de Joaquim M. Fonseca, deixando assim impresso no livro “Comissão em Timor”, poesia linda, sentida e espontânea.

Mais que uma vez ao longo do livro, refere o autor que “este povo (de Timor) gostaria de se manter ligado a Portugal”. Como a edição do livro data de 1976, com todos os acontecimentos que precederam a publicação, o autor viu-se na contingência de ter que incluir páginas dedicadas ao “Timor Leste como a 27ª Província da Indonésia” – ainda que com grande pena dele (e nossa!) – atualizando assim a informação com documentos de jornais da época. Uma obra que  está esgotada que mas terá interesse para os amantes daquele povo “que não permite que ninguém, mesmo inadvertidamente, pise a sombra da Bandeira Portuguesa!”

Bairro de Santa Cruz, Cidade de Díli aos 16 de Abril de 2012

Palmira Marques

 

Voltar para a página de notícias

IDANHA-A-NOVA: ANA RITA GARCIA REEMPOSSADA DIRECTORA DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO

Facebook

Escrito por em 2014-10-29 12:32:43

IDANHA-A-NOVA: ANA RITA GARCIA REEMPOSSADA DIRECTORA DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO

Ana Rita Garcia foi reempossada como directora da Escola Superior de Gestão (ESGIN) do Instituto Politécnico de Castelo Branco. No discurso de tomada de posse, Ana Rita Garcia mostrou vontade de “salvaguardar o que foi conquistado” pela ESGIN e de continuar a “contrariar os profetas da desgraça que vaticinam o fim” da escola, que este ano lectivo aumentou em cerca de 20% o número de matrículas. A cerimónia decorreu no auditório da ESGIN. Ana Rita Garcia sugeriu a alteração da designação da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova para um nome que identifique com maior clareza a oferta formativa, nomeadamente os cursos na área da gestão mas também do turismo, do direito, da hotelaria e da restauração.  

Ler mais

CASA DOS DIAS FELIZES PROMOVE WORKSHOP DE TEATRO DE RUA EM SÃO MIGUEL D´ACHA

Facebook

Escrito por em 2014-10-29 12:12:39

CASA DOS DIAS FELIZES PROMOVE WORKSHOP DE TEATRO DE RUA EM SÃO MIGUEL D´ACHA

A Casa dos Dias Felizes vai organizar um workshop de teatro de rua no próximo fim-de- semana, dias 1 e 2 de Novembro, em São Miguel d´Acha. Ao longo do fim-de-semana, pretende-se criar um espaço de partilha onde os participantes poderão dar os primeiros passos na linguagem do teatro de rua, orientados por Marlon Fortes, performer e mentor da Casa. A actividade, apoiada pelo Município de Idanha-a-Nova, vai decorrer na Casa de Santo António, Largo de Santo António, em São Miguel d´Acha. A participação neste workshop é de contribuição livre e as inscrições devem ser feitas via telemóvel (926 360 084 ou 964 457 978), mensagem privada na página facebook.com/oficinateatroderua ou por e-mail ( casadosdiasfelizes@gmail.com).

Ler mais

MAIS UMA RÁDIO LOCAL QUE FECHA e… ninguém parece preocupado!

Facebook

Escrito por RCM em 2014-10-24 09:34:14

MAIS UMA RÁDIO LOCAL QUE FECHA e… ninguém parece preocupado!

Depois de no dia 11 de Novembro de 2013 a Rádio Mangualde ter sido declarada insolvente, quando a emissão da estação já estava suspensa desde a concretização de uma penhora judicial que decorreu em Abril desse mesmo ano, sabe-se agora que a cooperativa detentora da Rádio Mangualde não apresentou qualquer plano de recuperação junto dos credores, que ao existir e ao ser cumprido poderia ter mantido viva a possibilidade da estação continuar o seu projecto. No dia 27 de Maio último foi realizado no Tribunal de Mangualde uma diligência com o objectivo de ser efectuada a abertura de propostas a fim de efectivar a venda judicial dos bens da Rádio Mangualde, tendo sido do entendimento do administrador de insolvência, Dr. Nuno Castelhano, com a concordância do Tribunal a realização de um leilão a fim de ser tentado o aumento da venda do produto da massa insolvente. Sabe-se agora que a ERC já cessou o alvará da Rádio Mangualde, sendo que a estação já tinha uma ausência de emissões superior a dois meses à data da declaração de insolvência, um dos motivos que pode levar a ERC a revogar a licença ou autorização. Actualmente o alvará que pertenceu à Rádio Mangualde está na posse do Governo, sendo que para voltar a ser atribuído para o exercício da actividade de rádio o mesmo terá que estar sujeito a concurso público, o que nos próximos tempos é muito pouco provável. Alguém se preocupa? É só mais uma, à semelhança do que vai acontecendo na nossa região e no país.

Ler mais

MONSANTO É O LOCAL MAIS VISITADO DO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por em 2014-10-14 16:47:44

MONSANTO É O LOCAL MAIS VISITADO DO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

No ano passado visitaram o concelho de Idanha-a-Nova cerca de 200 mil turistas. Um número que, segundo o presidente da Câmara, Armindo Jacinto, tem vindo a aumentar e que se distribui ao longo de todo o ano. Dos vários locais de atracção do concelho de Idanha-a-Nova, Monsanto é o local mais visitado. Segundo a autarquia, a actividade cinegética contribuiu também para aumentar significativamente o número de visitantes. O concelho de Idanha-a-Nova tem 140 mil quilómetros quadrados de área de caça ordenada, divididos por 88 zonas de caça que, segundo o autarca, todos os anos mobilizam milhares de pessoas àquele concelho raiano

Ler mais

ESTUDANTES DE MEDICINA DA UBI REALIZAM RASTREIOS À POPULAÇÃO DO CONCELHO DE PENAMACOR

Facebook

Escrito por em 2014-10-10 14:43:22

ESTUDANTES DE MEDICINA DA UBI REALIZAM RASTREIOS À POPULAÇÃO DO CONCELHO DE PENAMACOR

A partir desta Sexta-feira e até Domingo, estudantes de medicina da Universidade da Beira Interior vão estar no concelho de Penamacor para realizar vários rastreios à população e promover um conjunto de actividades no âmbito da Educação para a saúde. Esta acção faz parte da segunda edição do Rastreios à Beira, iniciativa promovida pelo departamento de Saúde do Medubi - Núcleo de estudantes de medicina da Universidade da Beira Interior. “Aproximar os estudantes da população, dar-lhes condições para rastrear alguns dos parâmetros da sua saúde, como tensão arterial, glicemia, e este ano uma novidade que tem a ver com o monóxido de carbono associado ao tabagismo” é a ideia desta iniciativa, explica Paulo Ricardo Pinheiro, do departamento de saúde do Medubi, que integra a equipa de 25 jovens estudantes de medicina que estão este fim-de-semana no concelho de Penamacor. No âmbito da segunda edição do Rastreios à Beira, os estudantes de medicina vão também visitar os idosos que vivem mais isolados na freguesia de Bemposta.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2014 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line