Notícias

CRÓNICA DE UM REGRESSO A TIMOR-LESTE

Escrito por Palmira Marques, em Dili - Timor-Leste em 2012-04-19 17:58:16

CRÓNICA DE UM REGRESSO A TIMOR-LESTE

“(Co)missão em Timor”ou “Laços Inesquecíveis”

“Na verdade não foram malfadadas

As horas que em Timor foram contadas.

Mesmo esta longa e morna solidão

Estes dias felizes de verdade

horas boas e más, nos ficarão

gravadas para toda a eternidade.”

(in pág,31, “Comissão em Timor” de Joaquim M. Fonseca )

 

Como ficou prometido aos microfones da Rádio Clube de Monsanto, aqui estou a enviar umas palavrinhas em jeito de “cronicando” como diria o meu amigo Mia Couto. Encontro-me pois, a escrever estas primeiras notas, hoje dia 13 de abril, sexta feira, no aeroporto de Singapura, onde cheguei às 16h e vou passar a noite para partir de manhã em direção ao aeroporto Internacional Nicolau Lobato, em Díli. O aeroporto de Singapura é muito bonito, cheio de luz e com pormenores graciosos e delicados como os jardins interiores onde florescem as mais lindas orquídeas ou lagos onde nadam gordos peixes vermelhos. Tem contudo este aeroporto uma particularidade que muito me intriga: o revestimento do piso a alcatifa, tornando este espaço um local silencioso demais para o meu gosto (quem imagina um aeroporto gigantesco com tal silencio?) Mas tem também uma agradável surpresa: para quem chega a Singapura e tenha amigos nesta cidade, pode contatá-los gratuitamente através das cabines telefónicas dispersas pelos 3 terminais do aeroporto.

Vou passar a noite em claro, lendo o livro de Joaquim M. Fonseca “Comissão em Timor” e tal como o título indica, o autor fez a tropa em Timor entre 1969/1971. Fala-nos ele da sua experiência na Ilha onde foi a “Voz de Portugal na Oceânia”, tal como agora é a ”Voz da Região Monsantina” com a diferença de que naquela época a sua voz só se ouvia em Timor e nos arredores e hoje, com a evolução da tecnologia, a Rádio Clube de Monsanto, escuta-se em todo o mundo através da internet. Ao longo das páginas, o autor relata-nos o seu dia a dia e explica situações que aconteceram. Digno de nota é que o autor para além de descrever o que foi acontecendo nesses 24 meses em Timor, traz ao de cima a veia poética de Joaquim M. Fonseca, deixando assim impresso no livro “Comissão em Timor”, poesia linda, sentida e espontânea.

Mais que uma vez ao longo do livro, refere o autor que “este povo (de Timor) gostaria de se manter ligado a Portugal”. Como a edição do livro data de 1976, com todos os acontecimentos que precederam a publicação, o autor viu-se na contingência de ter que incluir páginas dedicadas ao “Timor Leste como a 27ª Província da Indonésia” – ainda que com grande pena dele (e nossa!) – atualizando assim a informação com documentos de jornais da época. Uma obra que  está esgotada que mas terá interesse para os amantes daquele povo “que não permite que ninguém, mesmo inadvertidamente, pise a sombra da Bandeira Portuguesa!”

Bairro de Santa Cruz, Cidade de Díli aos 16 de Abril de 2012

Palmira Marques

 

Voltar para a página de notícias

APELO À SENSIBILIDADE DAS AUTORIDADES…para a retirada da “placa do verdete” do Castelo de Monsanto, Monumento Nacional.

Facebook

Escrito por RCM em 2014-07-30 11:28:41

APELO À SENSIBILIDADE DAS AUTORIDADES…para a retirada da “placa do verdete” do Castelo de Monsanto, Monumento Nacional.

Como é do conhecimento público, há já mais de meio século que foi roubado do Castelo de Monsanto o Brasão de Armas. E para tapar o buraco deixado pelos vândalos o IGESPAR decidiu mandar colocar uma “placa de cobre”, que a foto mostra. Uma réplica fiel do brasão foi trabalhada em pedra, por um artesão Monsantino, há mais de um ano e aguarda-se a sua colocação no Castelo de Monsanto. As gentes da Aldeia Mais Portuguesa interrogam-se para quando a substituição da placa que vergonhosamente ostenta apenas e só o verdete da indignação geral?

Ler mais

MAIS UM ANIVERSÁRIO DA RÁDIO ALTITUDE DA GUARDA

Facebook

Escrito por RCM em 2014-07-29 10:11:07

MAIS UM ANIVERSÁRIO DA RÁDIO ALTITUDE DA GUARDA

Parabéns ao Rádio Altitude da Guarda pelos seus 66 anos ao serviço da região e do País.

Ler mais

CASTELO BRANCO: HORTENSE MARTINS LANÇA CANDIDATURA À DISTRITAL DO PS

Facebook

Escrito por RCM/ Lusa em 2014-07-26 14:10:56

CASTELO BRANCO: HORTENSE MARTINS LANÇA CANDIDATURA À DISTRITAL DO PS

A deputada do PS Hortense Martins apresentou esta 6ª-feira à noite a sua candidatura à presidência da Federação Distrital do PS de Castelo Branco, sublinhando que o seu projecto não é pessoal e que quer servir o partido com convicção. "Espero merecer a confiança dos militantes, não porque quero ser presidente da federação, mas porque quero servir com convicção o PS. O meu projecto não é pessoal. Não vejo a política como uma carreira. Sou economista, profissão que interrompi, com espírito de missão, para lutar por aquilo que acredito, pelo desenvolvimento do interior", afirmou Hortense Martins. Hortense Martins adiantou que a sua candidatura à presidência da federação Distrital do PS de Castelo Branco foi impulsionada por Joaquim Morão, actual presidente da Federação Distrital do PS, impossibilitado de se recandidatar por limitação de mandatos. A candidata à Distrital do PS invocou também o desenvolvimento regional.

Ler mais

PENAMACOR E VILA VELHA DE RODÃO NÃO TÊM MÉDICOS DENTISTAS REGISTADOS

Facebook

Escrito por RCM/ Lusa em 2014-07-26 13:58:10

PENAMACOR E VILA VELHA DE RODÃO NÃO TÊM MÉDICOS DENTISTAS REGISTADOS

Há mais de 150 mil pessoas em 30 concelhos portugueses a viverem sem dentista. Os dados oficiais são da Ordem dos Médicos Dentistas, que admite uma distribuição de profissionais “demasiado acumulada nas zonas do litoral”. Os números da Ordem, a que a agência Lusa teve acesso, mostram que em 30 concelhos (10% do total) não há qualquer médico dentista registado, embora o bastonário admita que possa haver profissionais de concelhos limítrofes a dar algumas consultas nesses locais. “São concelhos pequenos relativamente despovoados fundamentalmente do interior do país. São regiões que estão numa desertificação crescente e que têm dificuldade em atrair médicos dentistas e concelhos com uma população muito baixa”, especificou Orlando Monteiro da Silva em declarações à agência Lusa. Penamacor, Vila Velha de Ródão, Gavião, Marvão, Nisa ou Oleiros são alguns dos concelhos sem dentistas registados. Nestes 30 concelhos, a média da população residente é de cerca de 4.800 pessoas, de acordo com os dados da Ordem relativos a 2014.

Ler mais

MAUS TRATOS CONTRA ANIMAIS JÁ SÃO CRIME

Facebook

Escrito por RCM em 2014-07-25 16:03:19

MAUS TRATOS CONTRA ANIMAIS JÁ SÃO CRIME

Só o PCP discordou da criminalização, que impõe a aplicação de penas de prisão. O Parlamento aprovou esta sexta-feira a criminalização dos maus-tratos contra animais, com os votos favoráveis do PSD, PS, PEV, BE e do CDS-PP, bancada que registou dois votos contra e duas abstenções. Os deputados do CDS-PP Abel Baptista e Hélder Amaral votaram contra o novo regime sancionatório e Cecília Meireles e Michael Seufert abstiveram-se, anunciando a entrega de declarações de voto. O PCP também optou pela abstenção por considerar que o problema dos maus tratos a animais deve ter como resposta prioritária "medidas preventivas" e por discordar da "criminalização que impõe a aplicação de penas de prisão", lê-se numa declaração de voto entregue na mesa da Assembleia da República.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2014 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line