Notícias

CRÓNICA DE UM REGRESSO A TIMOR-LESTE

Escrito por Palmira Marques, em Dili - Timor-Leste em 2012-04-19 17:58:16

CRÓNICA DE UM REGRESSO A TIMOR-LESTE

“(Co)missão em Timor”ou “Laços Inesquecíveis”

“Na verdade não foram malfadadas

As horas que em Timor foram contadas.

Mesmo esta longa e morna solidão

Estes dias felizes de verdade

horas boas e más, nos ficarão

gravadas para toda a eternidade.”

(in pág,31, “Comissão em Timor” de Joaquim M. Fonseca )

 

Como ficou prometido aos microfones da Rádio Clube de Monsanto, aqui estou a enviar umas palavrinhas em jeito de “cronicando” como diria o meu amigo Mia Couto. Encontro-me pois, a escrever estas primeiras notas, hoje dia 13 de abril, sexta feira, no aeroporto de Singapura, onde cheguei às 16h e vou passar a noite para partir de manhã em direção ao aeroporto Internacional Nicolau Lobato, em Díli. O aeroporto de Singapura é muito bonito, cheio de luz e com pormenores graciosos e delicados como os jardins interiores onde florescem as mais lindas orquídeas ou lagos onde nadam gordos peixes vermelhos. Tem contudo este aeroporto uma particularidade que muito me intriga: o revestimento do piso a alcatifa, tornando este espaço um local silencioso demais para o meu gosto (quem imagina um aeroporto gigantesco com tal silencio?) Mas tem também uma agradável surpresa: para quem chega a Singapura e tenha amigos nesta cidade, pode contatá-los gratuitamente através das cabines telefónicas dispersas pelos 3 terminais do aeroporto.

Vou passar a noite em claro, lendo o livro de Joaquim M. Fonseca “Comissão em Timor” e tal como o título indica, o autor fez a tropa em Timor entre 1969/1971. Fala-nos ele da sua experiência na Ilha onde foi a “Voz de Portugal na Oceânia”, tal como agora é a ”Voz da Região Monsantina” com a diferença de que naquela época a sua voz só se ouvia em Timor e nos arredores e hoje, com a evolução da tecnologia, a Rádio Clube de Monsanto, escuta-se em todo o mundo através da internet. Ao longo das páginas, o autor relata-nos o seu dia a dia e explica situações que aconteceram. Digno de nota é que o autor para além de descrever o que foi acontecendo nesses 24 meses em Timor, traz ao de cima a veia poética de Joaquim M. Fonseca, deixando assim impresso no livro “Comissão em Timor”, poesia linda, sentida e espontânea.

Mais que uma vez ao longo do livro, refere o autor que “este povo (de Timor) gostaria de se manter ligado a Portugal”. Como a edição do livro data de 1976, com todos os acontecimentos que precederam a publicação, o autor viu-se na contingência de ter que incluir páginas dedicadas ao “Timor Leste como a 27ª Província da Indonésia” – ainda que com grande pena dele (e nossa!) – atualizando assim a informação com documentos de jornais da época. Uma obra que  está esgotada que mas terá interesse para os amantes daquele povo “que não permite que ninguém, mesmo inadvertidamente, pise a sombra da Bandeira Portuguesa!”

Bairro de Santa Cruz, Cidade de Díli aos 16 de Abril de 2012

Palmira Marques

 

Voltar para a página de notícias

ALDEIAS HISTÓRICAS A PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE

Facebook

Escrito por RCM em 2015-07-02 11:20:21

ALDEIAS HISTÓRICAS A PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE

A imprensa nacional divulgou a notícia de que a Associação de Desenvolvimento Turístico  - “Aldeias Históricas de Portugal “ – vai apresentar uma candidatura para classificação como Património Mundial da Humanidade das 12 localidades que integram a rede. De acordo com o jornal Sol, os responsáveis referem que o selo da UNESCO poderá ter “um forte impacto em termos de divulgação, promoção e desenvolvimento turístico e cultural de toda a região”.

Ler mais

FESTIVAL SALVA A TERRA DE VOLTA

Facebook

Escrito por RCM em 2015-06-21 16:41:17

FESTIVAL SALVA A TERRA DE VOLTA

2 A 5 DE JULHO. ................................São 4 dias de muita música, cultura, natureza, consciencialização ambiental, workshops, conferências e muita animação na freguesia de Salvaterra do Extremo, no concelho de Idanha-a-Nova. É a prioridade da organização manter a qualidade nas actividades, concertos, conferências e workshops do Salva a Terra, pelo que a lotação será mais uma vez limitada a 1000 bilhetes gerais! As receitas obtidas revertem a 100% para o CERAS - Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens -, fazendo do Eco Festival Salva a Terra o seu principal mecenas. Mais informações em http://salvaterra.pt/bilhetes.htm

Ler mais

VIAGEM LITERÁRIA FERNANDO NAMORA - 20 de Junho, sábado

Facebook

Escrito por Elsa Ligeiro em 2015-06-17 15:37:40

VIAGEM LITERÁRIA FERNANDO NAMORA - 20 de Junho, sábado

A Alma Azul e a Casa Museu Fernando Namora organizam uma Viagem Literária entre Condeixa-a-Nova e Monsanto com a obra e a vida de Fernando Namora como tema. A Viagem Literária Fernando Namora visitará Tinalhas, Idanha-a-Velha, Penha Garcia e Monsanto, onde o percurso pela casa onde viveu o autor de Retalhos da Vida de Um Médico e o seu consultório será comentado pelo Director da Rádio Clube de Monsanto, Professor Joaquim Manuel da Fonseca. Fernando Namora nasceu a 15 de Abril de 1919, em Condeixa. Formou-se em Medicina na Universidade de Coimbra e é já como clínico que se estabelece em Tinalhas, Castelo Branco, em 1943. Em Outubro de 1944, assume funções de Médico Municipal em Monsanto, aldeia que marcará a obra literária de Fernando Namora. Será com a escrita, a que se dedica desde jovem, que influenciará a vida cultural portuguesa, com livros de grande sucesso como “Deuses e Demónios da Medicina”, “Domingo à Tarde”, “Retalhos da Vida de Um Médico”, “O Trigo e o Joio” e “O Rio Triste”, entre outros, e com muitas destas obras a serem adaptadas ao cinema e à televisão. O seu prestígio e reconhecimento no Brasil, e outros países, marcam a sua carreira literária, pela qual recebe inúmeros prémios nacionais e internacionais. Em 1981, é proposto para o Prémio Nobel da Literatura. Fernando Namora morre em Lisboa aos 69 anos, no dia 31 de Janeiro de 1989. A Viagem Literária Fernando Namora está integrada no programa Património Cultural, do projecto Em Nome da Beira, que a Alma Azul desenvolve desde Outubro de 2014, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova. ................................................................ A Rádio Clube de Monsanto, que se orgulha ter tido o saudoso Amigo Dr. Fernando Namora como seu ilustre Sócio Fundador, tem elevada honra em poder receber e saudar esta distinta comitiva de mais de meia centena de admiradores de tão insigne Humanista e Escritor, que muito amou e divulgou a Aldeia Mais Portuguesa, no país e no mundo.

Ler mais

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO – O SOM POPULAR HÁ 30 ANOS CONSIGO A DIVULGAR MONSANTO E A REGIÃO EM PORTUGAL E NO MUNDO

Facebook

Escrito por RCM em 2015-06-08 09:47:54

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO – O SOM POPULAR HÁ 30 ANOS CONSIGO A DIVULGAR MONSANTO E A REGIÃO EM PORTUGAL E NO MUNDO

Foi no dia 8 de Junho de 1985 que começaram as primeiras emissões experimentais da Rádio Clube de Monsanto. Como prioridades a defesa e a promoção da Música Portuguesa e dos valores tradicionais. Por vezes contra “velhos do Restelo”, mas sempre vencendo os “ventos e marés” da inqualificável mesquinhez de alguns.... A divulgação do riquíssimo Património Musical Nacional é justo orgulho da emissora da “Aldeia Mais Portuguesa”. A Mensagem da Portugalidade, transmitida pela Antena altaneira da RCM, é nobre e querida companhia de boas e de más horas para milhares de ouvintes nos cinco continentes, e, especialmente para os Portugueses da Diáspora.  

Ler mais

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO NA TERRA SANTA

Facebook

Escrito por RCM em 2015-03-20 12:05:05

RÁDIO CLUBE DE MONSANTO NA TERRA SANTA

HÁ AINDA ALGUMAS VAGAS ....................................... A RCM informa que deseja assinalar os seus 30 anos de actividade radiofónica num local muito especial: em Jerusalém. Nessa actividade cultural e religiosa à Terra Santa, de 10 a 17 de Agosto de 2015, pretende a RCM levar não apenas quarenta amigos, mas sim cinquenta, face à vontade manifestada por aderentes de última hora. Serão acompanhados pelo senhor Cónego António Rego, prestigiado jornalista e produtor de programas religiosos em diversos órgãos da comunicação social (nomeadamente na TVI). O preço é de 1.495 euros, com facilidade de pagamento em duas prestações, tudo incluindo: viagens, hotéis de primeira categoria, refeições e visitas a Telavive, Jaffa, Cesareia, Nazaré, Haifa, Cana, Cafarnaum, Belém, Monte Tabor, Jericó, Mar Morto, Jerusalém e outros sítios Sagrados.  A primeira prestação, de 495 euros, é paga no acto da inscrição e a segunda prestação poderá ser paga até 1 de Julho.  Para mais informações os interessados podem ligar para o telefone 277 314 415 ou para o telemóvel 969 216 305, ou escrever para a  Rádio Clube de Monsanto, Rua dos Cebolinhos, n.º 4 - 6060-091 MONSANTO IDN  ou contactar-nos pelo e-mail: geral@radiomonsanto.pt

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2015 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line