Notícias

CRÓNICA DE UM REGRESSO A TIMOR-LESTE

Escrito por Palmira Marques, em Dili - Timor-Leste em 2012-04-19 17:58:16

CRÓNICA DE UM REGRESSO A TIMOR-LESTE

“(Co)missão em Timor”ou “Laços Inesquecíveis”

“Na verdade não foram malfadadas

As horas que em Timor foram contadas.

Mesmo esta longa e morna solidão

Estes dias felizes de verdade

horas boas e más, nos ficarão

gravadas para toda a eternidade.”

(in pág,31, “Comissão em Timor” de Joaquim M. Fonseca )

 

Como ficou prometido aos microfones da Rádio Clube de Monsanto, aqui estou a enviar umas palavrinhas em jeito de “cronicando” como diria o meu amigo Mia Couto. Encontro-me pois, a escrever estas primeiras notas, hoje dia 13 de abril, sexta feira, no aeroporto de Singapura, onde cheguei às 16h e vou passar a noite para partir de manhã em direção ao aeroporto Internacional Nicolau Lobato, em Díli. O aeroporto de Singapura é muito bonito, cheio de luz e com pormenores graciosos e delicados como os jardins interiores onde florescem as mais lindas orquídeas ou lagos onde nadam gordos peixes vermelhos. Tem contudo este aeroporto uma particularidade que muito me intriga: o revestimento do piso a alcatifa, tornando este espaço um local silencioso demais para o meu gosto (quem imagina um aeroporto gigantesco com tal silencio?) Mas tem também uma agradável surpresa: para quem chega a Singapura e tenha amigos nesta cidade, pode contatá-los gratuitamente através das cabines telefónicas dispersas pelos 3 terminais do aeroporto.

Vou passar a noite em claro, lendo o livro de Joaquim M. Fonseca “Comissão em Timor” e tal como o título indica, o autor fez a tropa em Timor entre 1969/1971. Fala-nos ele da sua experiência na Ilha onde foi a “Voz de Portugal na Oceânia”, tal como agora é a ”Voz da Região Monsantina” com a diferença de que naquela época a sua voz só se ouvia em Timor e nos arredores e hoje, com a evolução da tecnologia, a Rádio Clube de Monsanto, escuta-se em todo o mundo através da internet. Ao longo das páginas, o autor relata-nos o seu dia a dia e explica situações que aconteceram. Digno de nota é que o autor para além de descrever o que foi acontecendo nesses 24 meses em Timor, traz ao de cima a veia poética de Joaquim M. Fonseca, deixando assim impresso no livro “Comissão em Timor”, poesia linda, sentida e espontânea.

Mais que uma vez ao longo do livro, refere o autor que “este povo (de Timor) gostaria de se manter ligado a Portugal”. Como a edição do livro data de 1976, com todos os acontecimentos que precederam a publicação, o autor viu-se na contingência de ter que incluir páginas dedicadas ao “Timor Leste como a 27ª Província da Indonésia” – ainda que com grande pena dele (e nossa!) – atualizando assim a informação com documentos de jornais da época. Uma obra que  está esgotada que mas terá interesse para os amantes daquele povo “que não permite que ninguém, mesmo inadvertidamente, pise a sombra da Bandeira Portuguesa!”

Bairro de Santa Cruz, Cidade de Díli aos 16 de Abril de 2012

Palmira Marques

 

Voltar para a página de notícias

CANAL DE TV NA INTERNET PARA VALORIZAR A SERRA DA ESTRELA

Facebook

Escrito por RCM/ Lusa em 2014-11-21 14:09:28

CANAL DE TV NA INTERNET PARA VALORIZAR A SERRA DA ESTRELA

Um canal de televisão na Internet para a Serra da Estrela aposta na valorização de "uma região que está a ficar esquecida".  O jornalista responsável pelo projecto acredita que esta iniciativa deverá contribuir para inverter esta tendência. Paulo Leitão, também fundador do canal Centro TV, com sede em Oliveira do Hospital, que emite também através da Internet, salientou que "depois do desaparecimento da Região de Turismo da Serra da Estrela e sua inserção no Turismo do Centro" aquele território do interior "tem perdido população e ficado órfão em termos informativos". O jornalista disse à lusa que sentia a necessidade de um canal como este", que se propõe "fazer um serviço público", com vídeo, fotografia e texto, dirigido aos concelhos da Guarda, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Covilhã. Paulo Leitão acrescentou que o Canal Serra da Estrela, a funcionar desde a semana passada, é uma nova plataforma agregadora de notícias sobre a maior montanha de Portugal continental.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA PREPARA CANDIDATURA Á REDE DE CIDADES CRIATIVAS

Facebook

Escrito por RCM/ Diário Digital em 2014-11-18 12:48:27

IDANHA-A-NOVA PREPARA CANDIDATURA Á REDE DE CIDADES CRIATIVAS

A Comissão Consultiva da candidatura de Idanha-a-Nova à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, no âmbito da Música, reuniu recentemente para preparar o projecto que deverá ser submetido em março de 2015. A riqueza patrimonial do concelho, onde assume expressão a herança cultural associada à música, fundamenta esta candidatura após trabalho de inventariação, preservação e divulgação da identidade musical e cultural de Idanha-a-Nova, suas características etnográficas e etnológicas. Para o presidente da Comissão da Candidatura, Carlos Medeiros, da IPI Consulting Network, Idanha-a-Nova “conquistou o direito a candidatar-se” a Cidade da Música.  “Tem uma identidade intimamente ligada à música, aposta em infra-estruturas criativas, investiga profundamente as suas tradições, acolhe um número raro e diversificado de grupos tradicionais e promove, ao longo do ano, uma quantidade impressionante de eventos ligados à música, desde a electrónica mais moderna aos sons tradicionais ou às composições eruditas”, afirmou o responsável. O adufe, representante maior da riqueza e da tradição musical de Idanha-a-Nova, inspirou o símbolo desta primeira candidatura portuguesa a Cidade da Música da UNESCO.  

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: AUTARQUIA PROMOVE SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE

Facebook

Escrito por RCM em 2014-11-13 15:26:37

IDANHA-A-NOVA: AUTARQUIA PROMOVE SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova vai organizar entre 17 e 23 de novembro a "Semana da Floresta Autóctone 2014". Esta iniciativa conta com a colaboração do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional. Durante a semana as acções vão envolver cerca de 330 alunos das instituições escolares da vila de Idanha-a-Nova, que irão semear e plantar espécies autóctones em locais como a Tapada do Sobral e o Viveiro Municipal. Já no domingo, dia 23 de novembro (Dia da Floresta Autóctone), a plantação é aberta a escuteiros e ao público em geral, no Monte Trigo (CNAE). Os interessados podem inscrever-se através do telefone 926 530 303. As plantas a usar serão Azinheiras, Sobreiros, Carvalhos, Murtas e Anicreiros. Segundo a autarquia a iniciativa destina-se a envolver escolas e cidadãos em geral, para dedicarem um dia desta semana à defesa e promoção das espécies autóctones, nas florestas, parques e jardins do concelho.  

Ler mais

FILARMÓNICA IDANHENSE APRESENTA TRIBUTO A ANTÓNIO VARIAÇÕES

Facebook

Escrito por RCM em 2014-11-13 15:25:38

FILARMÓNICA IDANHENSE APRESENTA TRIBUTO A ANTÓNIO VARIAÇÕES

A Filarmónica Idanhense vai estrear a sua nova produção, "Canções & Variações", em dois concertos a realizar nos dias 7 e 8 de dezembro, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova. Trata-se de um tributo a António Variações construído inteiramente pela Filarmónica Idanhense com o apoio e a colaboração da família do cantor e compositor, num ano em que se assinala o 70º aniversário do seu nascimento e o 30º aniversário da sua morte. A direcção da Filarmónica Idanhense, que comemora este ano o seu 126º aniversário, anunciou para 2015 dois novos espectáculos: um de tributo ao cante alentejano e outro dedicado à obra do cantautor Jorge Palma.

Ler mais

CRISTINA RODRIGUES EXPÕE EM IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2014-11-13 15:24:39

CRISTINA RODRIGUES EXPÕE EM IDANHA-A-NOVA

Uma mostra inédita da artista e arquitecta portuguesa Cristina Rodrigues está exposta no edifício da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e no foyer do Centro Cultural Raiano. A mostra assinala a primeira vez que a instalação "Enlightenment" é exposta em Portugal, no culminar de um ano cheio de sucessos para Cristina Rodrigues. O momento foi marcado pela abertura das portas do atelier da artista no Centro Cultural Raiano, dando a conhecer o espaço onde trabalha com artesãs locais em peças de arte que correm o mundo. A artista encontra-se até 16 de novembro em Idanha-a-Nova a trabalhar com as artesãs locais em várias peças que irão integrar uma grande exposição no Mosteiro de Alcobaça e outra no Palacete de Tatton Park, no norte de Inglaterra, ambas em 2015.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2014 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line