Notícias

CRÓNICA DE UM REGRESSO A TIMOR-LESTE

Escrito por Palmira Marques, em Dili - Timor-Leste em 2012-04-19 17:58:16

CRÓNICA DE UM REGRESSO A TIMOR-LESTE

“(Co)missão em Timor”ou “Laços Inesquecíveis”

“Na verdade não foram malfadadas

As horas que em Timor foram contadas.

Mesmo esta longa e morna solidão

Estes dias felizes de verdade

horas boas e más, nos ficarão

gravadas para toda a eternidade.”

(in pág,31, “Comissão em Timor” de Joaquim M. Fonseca )

 

Como ficou prometido aos microfones da Rádio Clube de Monsanto, aqui estou a enviar umas palavrinhas em jeito de “cronicando” como diria o meu amigo Mia Couto. Encontro-me pois, a escrever estas primeiras notas, hoje dia 13 de abril, sexta feira, no aeroporto de Singapura, onde cheguei às 16h e vou passar a noite para partir de manhã em direção ao aeroporto Internacional Nicolau Lobato, em Díli. O aeroporto de Singapura é muito bonito, cheio de luz e com pormenores graciosos e delicados como os jardins interiores onde florescem as mais lindas orquídeas ou lagos onde nadam gordos peixes vermelhos. Tem contudo este aeroporto uma particularidade que muito me intriga: o revestimento do piso a alcatifa, tornando este espaço um local silencioso demais para o meu gosto (quem imagina um aeroporto gigantesco com tal silencio?) Mas tem também uma agradável surpresa: para quem chega a Singapura e tenha amigos nesta cidade, pode contatá-los gratuitamente através das cabines telefónicas dispersas pelos 3 terminais do aeroporto.

Vou passar a noite em claro, lendo o livro de Joaquim M. Fonseca “Comissão em Timor” e tal como o título indica, o autor fez a tropa em Timor entre 1969/1971. Fala-nos ele da sua experiência na Ilha onde foi a “Voz de Portugal na Oceânia”, tal como agora é a ”Voz da Região Monsantina” com a diferença de que naquela época a sua voz só se ouvia em Timor e nos arredores e hoje, com a evolução da tecnologia, a Rádio Clube de Monsanto, escuta-se em todo o mundo através da internet. Ao longo das páginas, o autor relata-nos o seu dia a dia e explica situações que aconteceram. Digno de nota é que o autor para além de descrever o que foi acontecendo nesses 24 meses em Timor, traz ao de cima a veia poética de Joaquim M. Fonseca, deixando assim impresso no livro “Comissão em Timor”, poesia linda, sentida e espontânea.

Mais que uma vez ao longo do livro, refere o autor que “este povo (de Timor) gostaria de se manter ligado a Portugal”. Como a edição do livro data de 1976, com todos os acontecimentos que precederam a publicação, o autor viu-se na contingência de ter que incluir páginas dedicadas ao “Timor Leste como a 27ª Província da Indonésia” – ainda que com grande pena dele (e nossa!) – atualizando assim a informação com documentos de jornais da época. Uma obra que  está esgotada que mas terá interesse para os amantes daquele povo “que não permite que ninguém, mesmo inadvertidamente, pise a sombra da Bandeira Portuguesa!”

Bairro de Santa Cruz, Cidade de Díli aos 16 de Abril de 2012

Palmira Marques

 

Voltar para a página de notícias

Facebook

Escrito por RCM em 2015-07-13 14:13:34

Ler mais

HORTENSE MARTINS CABEÇA DE LISTA PELO PS EM CASTELO BRANCO

Facebook

Escrito por RCM em 2015-07-11 10:34:48

HORTENSE MARTINS CABEÇA DE LISTA PELO PS EM CASTELO BRANCO

A Presidente da Federação Distrital de Castelo Branco do Partido Socialista, Hortense Martins, é a cabeça de lista do partido pelo distrito de Castelo Branco às próximas Eleições Legislativas, O nome foi uma escolha do Secretário-Geral do PS, António Costa, apresentada na reunião da Comissão Política Nacional, realizada no Largo do Rato, em Lisboa. Hortense Martins tem 48 anos e é licenciada em organização e gestão... de empresas. Actualmente é Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS. Foi eleita deputada em 2005 e reeleita em 2009 e 2011, fazendo também parte da Comissão de Economia e Obras Públicas como membro efectivo. É ainda coordenadora do grupo de trabalho de Turismo no Parlamento e membro da Assembleia Municipal de Castelo Branco. Em Setembro de 2014 foi eleita Presidente da Federação Distrital do PS de Castelo Branco. Nas primárias do PS apoiou António Costa e este ano foi eleita para a mesa da Comissão Política Nacional do partido.  

Ler mais

ALDEIAS HISTÓRICAS A PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE

Facebook

Escrito por RCM em 2015-07-02 11:20:21

ALDEIAS HISTÓRICAS A PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE

A imprensa nacional divulgou a notícia de que a Associação de Desenvolvimento Turístico  - “Aldeias Históricas de Portugal “ – vai apresentar uma candidatura para classificação como Património Mundial da Humanidade das 12 localidades que integram a rede. De acordo com o jornal Sol, os responsáveis referem que o selo da UNESCO poderá ter “um forte impacto em termos de divulgação, promoção e desenvolvimento turístico e cultural de toda a região”.

Ler mais

FESTIVAL SALVA A TERRA DE VOLTA

Facebook

Escrito por RCM em 2015-06-21 16:41:17

FESTIVAL SALVA A TERRA DE VOLTA

2 A 5 DE JULHO. ................................São 4 dias de muita música, cultura, natureza, consciencialização ambiental, workshops, conferências e muita animação na freguesia de Salvaterra do Extremo, no concelho de Idanha-a-Nova. É a prioridade da organização manter a qualidade nas actividades, concertos, conferências e workshops do Salva a Terra, pelo que a lotação será mais uma vez limitada a 1000 bilhetes gerais! As receitas obtidas revertem a 100% para o CERAS - Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens -, fazendo do Eco Festival Salva a Terra o seu principal mecenas. Mais informações em http://salvaterra.pt/bilhetes.htm

Ler mais

VIAGEM LITERÁRIA FERNANDO NAMORA - 20 de Junho, sábado

Facebook

Escrito por Elsa Ligeiro em 2015-06-17 15:37:40

VIAGEM LITERÁRIA FERNANDO NAMORA - 20 de Junho, sábado

A Alma Azul e a Casa Museu Fernando Namora organizam uma Viagem Literária entre Condeixa-a-Nova e Monsanto com a obra e a vida de Fernando Namora como tema. A Viagem Literária Fernando Namora visitará Tinalhas, Idanha-a-Velha, Penha Garcia e Monsanto, onde o percurso pela casa onde viveu o autor de Retalhos da Vida de Um Médico e o seu consultório será comentado pelo Director da Rádio Clube de Monsanto, Professor Joaquim Manuel da Fonseca. Fernando Namora nasceu a 15 de Abril de 1919, em Condeixa. Formou-se em Medicina na Universidade de Coimbra e é já como clínico que se estabelece em Tinalhas, Castelo Branco, em 1943. Em Outubro de 1944, assume funções de Médico Municipal em Monsanto, aldeia que marcará a obra literária de Fernando Namora. Será com a escrita, a que se dedica desde jovem, que influenciará a vida cultural portuguesa, com livros de grande sucesso como “Deuses e Demónios da Medicina”, “Domingo à Tarde”, “Retalhos da Vida de Um Médico”, “O Trigo e o Joio” e “O Rio Triste”, entre outros, e com muitas destas obras a serem adaptadas ao cinema e à televisão. O seu prestígio e reconhecimento no Brasil, e outros países, marcam a sua carreira literária, pela qual recebe inúmeros prémios nacionais e internacionais. Em 1981, é proposto para o Prémio Nobel da Literatura. Fernando Namora morre em Lisboa aos 69 anos, no dia 31 de Janeiro de 1989. A Viagem Literária Fernando Namora está integrada no programa Património Cultural, do projecto Em Nome da Beira, que a Alma Azul desenvolve desde Outubro de 2014, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova. ................................................................ A Rádio Clube de Monsanto, que se orgulha ter tido o saudoso Amigo Dr. Fernando Namora como seu ilustre Sócio Fundador, tem elevada honra em poder receber e saudar esta distinta comitiva de mais de meia centena de admiradores de tão insigne Humanista e Escritor, que muito amou e divulgou a Aldeia Mais Portuguesa, no país e no mundo.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2015 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line