Notícias

CRÓNICA DE UM REGRESSO A TIMOR-LESTE

Escrito por Palmira Marques, em Dili - Timor-Leste em 2012-04-19 17:58:16

CRÓNICA DE UM REGRESSO A TIMOR-LESTE

“(Co)missão em Timor”ou “Laços Inesquecíveis”

“Na verdade não foram malfadadas

As horas que em Timor foram contadas.

Mesmo esta longa e morna solidão

Estes dias felizes de verdade

horas boas e más, nos ficarão

gravadas para toda a eternidade.”

(in pág,31, “Comissão em Timor” de Joaquim M. Fonseca )

 

Como ficou prometido aos microfones da Rádio Clube de Monsanto, aqui estou a enviar umas palavrinhas em jeito de “cronicando” como diria o meu amigo Mia Couto. Encontro-me pois, a escrever estas primeiras notas, hoje dia 13 de abril, sexta feira, no aeroporto de Singapura, onde cheguei às 16h e vou passar a noite para partir de manhã em direção ao aeroporto Internacional Nicolau Lobato, em Díli. O aeroporto de Singapura é muito bonito, cheio de luz e com pormenores graciosos e delicados como os jardins interiores onde florescem as mais lindas orquídeas ou lagos onde nadam gordos peixes vermelhos. Tem contudo este aeroporto uma particularidade que muito me intriga: o revestimento do piso a alcatifa, tornando este espaço um local silencioso demais para o meu gosto (quem imagina um aeroporto gigantesco com tal silencio?) Mas tem também uma agradável surpresa: para quem chega a Singapura e tenha amigos nesta cidade, pode contatá-los gratuitamente através das cabines telefónicas dispersas pelos 3 terminais do aeroporto.

Vou passar a noite em claro, lendo o livro de Joaquim M. Fonseca “Comissão em Timor” e tal como o título indica, o autor fez a tropa em Timor entre 1969/1971. Fala-nos ele da sua experiência na Ilha onde foi a “Voz de Portugal na Oceânia”, tal como agora é a ”Voz da Região Monsantina” com a diferença de que naquela época a sua voz só se ouvia em Timor e nos arredores e hoje, com a evolução da tecnologia, a Rádio Clube de Monsanto, escuta-se em todo o mundo através da internet. Ao longo das páginas, o autor relata-nos o seu dia a dia e explica situações que aconteceram. Digno de nota é que o autor para além de descrever o que foi acontecendo nesses 24 meses em Timor, traz ao de cima a veia poética de Joaquim M. Fonseca, deixando assim impresso no livro “Comissão em Timor”, poesia linda, sentida e espontânea.

Mais que uma vez ao longo do livro, refere o autor que “este povo (de Timor) gostaria de se manter ligado a Portugal”. Como a edição do livro data de 1976, com todos os acontecimentos que precederam a publicação, o autor viu-se na contingência de ter que incluir páginas dedicadas ao “Timor Leste como a 27ª Província da Indonésia” – ainda que com grande pena dele (e nossa!) – atualizando assim a informação com documentos de jornais da época. Uma obra que  está esgotada que mas terá interesse para os amantes daquele povo “que não permite que ninguém, mesmo inadvertidamente, pise a sombra da Bandeira Portuguesa!”

Bairro de Santa Cruz, Cidade de Díli aos 16 de Abril de 2012

Palmira Marques

 

Voltar para a página de notícias

BOOM FESTIVAL EM DESTAQUE NA REVISTA NORTE-AMERICANA ROLLING STONE

Facebook

Escrito por RCM em 2016-07-26 15:21:56

BOOM FESTIVAL EM DESTAQUE NA REVISTA NORTE-AMERICANA ROLLING STONE

O Boom Festival, que se realiza em Idanha-a-Nova, de 11 e 18 de agosto, foi distinguido pela revista norte-americana "Rolling Stone" como um dos "sete mais espectaculares acontecimentos transformacionais do mundo". A informação foi avançada em comunicado pela organização do Boom Festival. No artigo o festival português surge ao lado de eventos internacionais como Burning Man (Nevada, Estados Unidos), Symbiosis Gathering e Lightning in a Bottle (ambos na Califórnia, Estados Unidos), Envision (Costa Rica), Beloved (Oregon, Estados Unidos) e Shambhala Gathering (Canadá). A revista norte-americana realça a internacionalmente premiada política de sustentabilidade do festival e o seu programa artístico, cuja música "é decididamente mais madura" do que a que se ouve em outros festivais.

Ler mais

CASTELO BRANCO: GRUPO DE CIDADÃOS MONOTORIZA RADIAÇÃO NO RIO TEJO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-07-25 15:47:22

CASTELO BRANCO: GRUPO DE CIDADÃOS MONOTORIZA RADIAÇÃO NO RIO TEJO

Um grupo de cidadãos e instituições de Castelo Branco criou o projecto Tejo Seguro, cujo objectivo é disponibilizar informação sobre o nível de radiação na fronteira de Segura, zona do território português mais perto da central nuclear de Almaraz.   "O objectivo do Projecto Tejo Seguro é disponibilizar de forma aberta e independente informação sobre o nível de radiação ionizante medido na fronteira com Espanha, fronteira de Segura, o ponto do território português mais perto da central nuclear de Almaraz", refere, em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o grupo promotor do projecto. O projecto Tejo Seguro, que vai ser apresentado na quarta-feira, no Cybercentro de Castelo Branco, envolve docentes do Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Centro de Empresas Inovadoras (CEI), o FabLab, a Associação de Informática de Castelo Branco, activistas pelo rio Tejo e o meteorologista Costa Alves, entre outros. "Este projecto não está alinhado com nenhum movimento político, somos independentes e transparentes. Acreditamos no poder dos cidadãos na monitorização e defesa do ambiente", sustentam.

Ler mais

VI CURSOS INTERNACIONAIS DE MÚSICA ANTIGA NO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2016-07-22 14:04:42

VI CURSOS INTERNACIONAIS DE MÚSICA ANTIGA NO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

Os VI Cursos Internacionais de Música Antiga começam hoje e vão decorrer até ao próximo dia 30. No que diz respeito a concertos, na terça-feira dia 26, às 22 horas, na Igreja Matriz de Monsanto, vai ter lugar o concerto de professores dos Cursos Internacionais de Música Antiga. No dia 29, à mesma hora, é a vez de Penha Garcia receber esta iniciativa com o concerto de improvisação Cursos Internacionais de Música Antiga. No dia 30 tem lugar na Sé de Idanha-a-Velha o concerto final.

Ler mais

GOVERNO APRESENTA PLANO DE MOBILIDADE PARA O INTERIOR

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-07-21 14:02:59

GOVERNO APRESENTA PLANO DE MOBILIDADE PARA O INTERIOR

O Governo apresentou o Plano de Mobilidade para o Interior, que abrange medidas no âmbito ferroviário e rodoviário. Uma das empreitadas, a electrificação da Linha da Beira Baixa, estará pronta em 2018. O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou que o Governo vai avançar com a intervenção do Corredor Ferroviário Internacional Norte, que abrange as linhas da Beira Alta e Baixa, num investimento de 691 milhões de euros. Pedro Marques falava na Covilhã, distrito de Castelo Branco, onde presidiu à cerimónia de apresentação do Plano de Mobilidade para o Interior, que abrange medidas no âmbito ferroviário e rodoviário. A redução de 15% nas tarifas de portagem nas ex-scut do interior é uma delas. A partir do próximo dia 1 as portagens nas cinco ex-scuts, onde se incluem a A23 e A25, vão beneficiar de descontos entre os 9 e os 20%. O plano prevê a modernização da Linha da Beira Alta e a conclusão da electrificação da Linha da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda, troço que está desactivado desde 2009.

Ler mais

NÃO SOMOS CONTRA O COMBOIO

Facebook

Escrito por Joaquim Fonseca em 2016-07-19 19:13:29

NÃO SOMOS CONTRA O COMBOIO

O COMBOIO TEM 3 CARRUAGENS...ÀS VEZES SÓ TEM 2...   Nalguns dias não tem passageiros… Então...manda-se parar na Relva os autocarros e obriga-se os turistas a viajar de comboio para a Vila., mediante o pagamento de 2,5 euros, por passageiro !!! Eu não acredito nesta luminosa modalidade…DUVIDO…só vendo, como o apóstolo de pouca fé. ……………………………………… A Aldeia é de todos.  A Aldeia tem de ser igual para todos.  Se não é igual para todos, é porque algo está mal.  Os que a dirigem têm de cumprir com o seu dever e rever a sua postura...penso eu. ……………………………………. Disseram--me, há minutos, que ontem se terá realizado uma REUNIÃO, na junta de freguesia de Monsanto, com a presença do senhor Engenheiro Armindo Jacinto, Muito Ilustre Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, para ESCLARECIMENTOS À POPULAÇÃO sobre as VANTAGENS do comboio turístico, tal como o edil tinha prometido em recentes declarações ao Jornal do Fundão... Eu tenho mesmo muita pena de não ter sabido de tal SESSÃO DE ESCLARECIMENTO !!!  A título pessoal, e como responsável pela Rádio Clube de Monsanto (órgão oficial do concelho raiano, há 31 anos a divulgar este território no mundo...) também gostava de ter assistido para ser, eu próprio, devidamente INFORMADO E PODER INFORMAR A COMUNIDADE - como aliás é nosso dever e OBRIGAÇÃO... Julgo tratar-se, simplesmente, de mais um pequeno ESQUECIMENTO ou mero lapso dos promotores do evento sensibilizador e informativo, para com a Comunicação Social, e para com a generalidade da população monsantina que, (pela parte que nos toca) RELEVAMOS, pois não terá grande impacto nacional e pouco contribuirá para a felicidade e bem-estar dos já tão poucos residentes e RESISTENTES na Aldeia Histórica, ainda proclamada de Mais Portuguesa.  Mas… será que terá havido a tal REUNIÃO???  Ainda estou verdadeiramente INCRÉDULO...

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2016 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line