Notícias

CRÓNICA DE UM REGRESSO A TIMOR-LESTE

Escrito por Palmira Marques, em Dili - Timor-Leste em 2012-04-19 17:58:16

CRÓNICA DE UM REGRESSO A TIMOR-LESTE

“(Co)missão em Timor”ou “Laços Inesquecíveis”

“Na verdade não foram malfadadas

As horas que em Timor foram contadas.

Mesmo esta longa e morna solidão

Estes dias felizes de verdade

horas boas e más, nos ficarão

gravadas para toda a eternidade.”

(in pág,31, “Comissão em Timor” de Joaquim M. Fonseca )

 

Como ficou prometido aos microfones da Rádio Clube de Monsanto, aqui estou a enviar umas palavrinhas em jeito de “cronicando” como diria o meu amigo Mia Couto. Encontro-me pois, a escrever estas primeiras notas, hoje dia 13 de abril, sexta feira, no aeroporto de Singapura, onde cheguei às 16h e vou passar a noite para partir de manhã em direção ao aeroporto Internacional Nicolau Lobato, em Díli. O aeroporto de Singapura é muito bonito, cheio de luz e com pormenores graciosos e delicados como os jardins interiores onde florescem as mais lindas orquídeas ou lagos onde nadam gordos peixes vermelhos. Tem contudo este aeroporto uma particularidade que muito me intriga: o revestimento do piso a alcatifa, tornando este espaço um local silencioso demais para o meu gosto (quem imagina um aeroporto gigantesco com tal silencio?) Mas tem também uma agradável surpresa: para quem chega a Singapura e tenha amigos nesta cidade, pode contatá-los gratuitamente através das cabines telefónicas dispersas pelos 3 terminais do aeroporto.

Vou passar a noite em claro, lendo o livro de Joaquim M. Fonseca “Comissão em Timor” e tal como o título indica, o autor fez a tropa em Timor entre 1969/1971. Fala-nos ele da sua experiência na Ilha onde foi a “Voz de Portugal na Oceânia”, tal como agora é a ”Voz da Região Monsantina” com a diferença de que naquela época a sua voz só se ouvia em Timor e nos arredores e hoje, com a evolução da tecnologia, a Rádio Clube de Monsanto, escuta-se em todo o mundo através da internet. Ao longo das páginas, o autor relata-nos o seu dia a dia e explica situações que aconteceram. Digno de nota é que o autor para além de descrever o que foi acontecendo nesses 24 meses em Timor, traz ao de cima a veia poética de Joaquim M. Fonseca, deixando assim impresso no livro “Comissão em Timor”, poesia linda, sentida e espontânea.

Mais que uma vez ao longo do livro, refere o autor que “este povo (de Timor) gostaria de se manter ligado a Portugal”. Como a edição do livro data de 1976, com todos os acontecimentos que precederam a publicação, o autor viu-se na contingência de ter que incluir páginas dedicadas ao “Timor Leste como a 27ª Província da Indonésia” – ainda que com grande pena dele (e nossa!) – atualizando assim a informação com documentos de jornais da época. Uma obra que  está esgotada que mas terá interesse para os amantes daquele povo “que não permite que ninguém, mesmo inadvertidamente, pise a sombra da Bandeira Portuguesa!”

Bairro de Santa Cruz, Cidade de Díli aos 16 de Abril de 2012

Palmira Marques

 

Voltar para a página de notícias

IDANHA-A-NOVA: AUTARQUIA LANÇA MAIS UM VOLUME DA COLECÇÃO INFANTIL SOBRE LENDAS DO CONCELHO

Facebook

Escrito por RCM/ Diário Digital Castelo Branco em 2014-09-17 12:33:15

IDANHA-A-NOVA: AUTARQUIA LANÇA MAIS UM VOLUME DA COLECÇÃO INFANTIL SOBRE LENDAS DO CONCELHO

Foi lançado durante a festa em honra de Nossa Senhora d’Azenha o livro “Terra Encantada: Senhora d’Azenha – Monsanto e Penha Garcia”. Este é o terceiro volume de uma colecção infantil dedicada às lendas do concelho de Idanha-a-Nova, A obra, escrita e ilustrada pela historiadora Joaquina Salgueiro Celestino, foi editada pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. No âmbito desta colecção foram já publicadas as obras “A Lenda de Água Murta”, um olhar sobre as narrativas popularmente associadas à Senhora do Almortão, e “O Mistério da Senhora do Loreto”, que aborda o enigmático culto à padroeira universal da aviação em Alcafozes.

Ler mais

CÂMARA DE IDANHA-A-NOVA PAGA PROFESSOR PARA A ESCOLA DE MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM em 2014-09-15 12:50:55

CÂMARA DE IDANHA-A-NOVA PAGA PROFESSOR PARA A ESCOLA DE MONSANTO

O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova garante que a autarquia vai contratar um professor para o Complexo Escolar de Monsanto, para que as crianças continuem a ser acompanhadas e não percam as actividades lectivas. A decisão foi tomada no final do protesto contra o encerramento do Complexo Escolar de Monsanto, que decorreu na manhã desta segunda-feira em Monsanto. O presidente da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha considera toda esta situação constrangedora. Paulo Monteiro diz que houve famílias que viviam fora e decidiram mudar-se para Monsanto com a garantia da autarquia de que tinham todas as condições para viver nesta aldeia. Os pais e os encarregados de educação referem que a decisão de encerrar a escola é injusta e dizem que esta é uma situação difícil para eles e para as crianças. José Adelino estudou em Monsanto, tem um filho de 9 anos que quer continuar na escola que o pai frequentou quando tinha a sua idade. Para José Adelino toda esta situação é muito triste. Emocionado diz que quando o filho, o Ricardo, “soube que a escola ia fechar começou a chorar e disse que ainda é muito cedo para ir sozinho estudar para Idanha-a-Nova”.  

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: BAJA TT ARRANCA ESTE FIM-DE-SEMANA

Facebook

Escrito por RCM em 2014-09-12 13:12:40

IDANHA-A-NOVA: BAJA TT ARRANCA ESTE FIM-DE-SEMANA

Este ano o percurso da prova organizada pela Escuderia Castelo Branco, sofreu alterações profundas, a começar pelo sentido da corrida que foi invertido, para além de serem introduzidos sectores novos, que elevaram a quilometragem total da Baja, para mais de 350 Km. São dois percursos de cerca de 175 Km após uma super-especial com pouco mais de cinco, desta vez com uma paragem obrigatória para assistência de 15m, antes do reagrupamento que antecede a segunda volta pelo mesmo traçado. A prova das motos, quads e buggies será realizada em dois dias com a partida e chegada no largo da Senhora do Almortão.  

Ler mais

MONSANTO: CAMPEONATO FEMININO DE ORIENTAÇÃO PEDESTRE

Facebook

Escrito por RCM em 2014-09-12 12:56:44

MONSANTO: CAMPEONATO FEMININO DE ORIENTAÇÃO PEDESTRE

Idanha-a-Nova vai acolher nos próximos dias 27 e 28 de Setembro o XXII Campeonato Ibérico Feminino de Orientação Pedestre. O evento é constituído por três percursos em Cidral e Monsanto, pontuáveis para o ranking da Taça de Portugal e para o ranking Nacional de clubes. Será constituído por um percurso de distância média, um percurso de sprint e um percurso de distância longa. A prova de orientação pedestre é aberta a pessoas de qualquer idade, podendo participar nos escalões de competição ou nos escalões abertos, individualmente ou em grupo. A organização é da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), com a colaboração da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e da Federação Portuguesa de Orientação. Mais informações e inscrições em www.iberico2014.tk.

Ler mais

CANGALHOS DE IDANHA PROMOVEM PASSEIO MOTARD

Facebook

Escrito por RCM em 2014-09-12 12:54:38

CANGALHOS DE IDANHA PROMOVEM PASSEIO MOTARD

Os Cangalhos D'Idanha vão realizar o seu 9º Passeio no próximo domingo dia 21 de setembro. Trata-se de mais uma iniciativa organizada pelo grupo motard que promove a amizade e o convívio através da organização de eventos recreativos ligados às motorizadas. A jornada sobre duas rodas arranca e termina em Idanha-a-Nova, com passagem por Alcafozes, Idanha-a-Velha, Carroqueiro, Penha Garcia, Monfortinho, Toulões, Zebreira e Senhora da Graça. O passeio conta com o apoio do Município de Idanha-a-Nova, União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes e Junta de Freguesia de Penha Garcia.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2014 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line