Notícias

CRÓNICA DE UM REGRESSO A TIMOR-LESTE

Escrito por Palmira Marques, em Dili - Timor-Leste em 2012-04-19 17:58:16

CRÓNICA DE UM REGRESSO A TIMOR-LESTE

“(Co)missão em Timor”ou “Laços Inesquecíveis”

“Na verdade não foram malfadadas

As horas que em Timor foram contadas.

Mesmo esta longa e morna solidão

Estes dias felizes de verdade

horas boas e más, nos ficarão

gravadas para toda a eternidade.”

(in pág,31, “Comissão em Timor” de Joaquim M. Fonseca )

 

Como ficou prometido aos microfones da Rádio Clube de Monsanto, aqui estou a enviar umas palavrinhas em jeito de “cronicando” como diria o meu amigo Mia Couto. Encontro-me pois, a escrever estas primeiras notas, hoje dia 13 de abril, sexta feira, no aeroporto de Singapura, onde cheguei às 16h e vou passar a noite para partir de manhã em direção ao aeroporto Internacional Nicolau Lobato, em Díli. O aeroporto de Singapura é muito bonito, cheio de luz e com pormenores graciosos e delicados como os jardins interiores onde florescem as mais lindas orquídeas ou lagos onde nadam gordos peixes vermelhos. Tem contudo este aeroporto uma particularidade que muito me intriga: o revestimento do piso a alcatifa, tornando este espaço um local silencioso demais para o meu gosto (quem imagina um aeroporto gigantesco com tal silencio?) Mas tem também uma agradável surpresa: para quem chega a Singapura e tenha amigos nesta cidade, pode contatá-los gratuitamente através das cabines telefónicas dispersas pelos 3 terminais do aeroporto.

Vou passar a noite em claro, lendo o livro de Joaquim M. Fonseca “Comissão em Timor” e tal como o título indica, o autor fez a tropa em Timor entre 1969/1971. Fala-nos ele da sua experiência na Ilha onde foi a “Voz de Portugal na Oceânia”, tal como agora é a ”Voz da Região Monsantina” com a diferença de que naquela época a sua voz só se ouvia em Timor e nos arredores e hoje, com a evolução da tecnologia, a Rádio Clube de Monsanto, escuta-se em todo o mundo através da internet. Ao longo das páginas, o autor relata-nos o seu dia a dia e explica situações que aconteceram. Digno de nota é que o autor para além de descrever o que foi acontecendo nesses 24 meses em Timor, traz ao de cima a veia poética de Joaquim M. Fonseca, deixando assim impresso no livro “Comissão em Timor”, poesia linda, sentida e espontânea.

Mais que uma vez ao longo do livro, refere o autor que “este povo (de Timor) gostaria de se manter ligado a Portugal”. Como a edição do livro data de 1976, com todos os acontecimentos que precederam a publicação, o autor viu-se na contingência de ter que incluir páginas dedicadas ao “Timor Leste como a 27ª Província da Indonésia” – ainda que com grande pena dele (e nossa!) – atualizando assim a informação com documentos de jornais da época. Uma obra que  está esgotada que mas terá interesse para os amantes daquele povo “que não permite que ninguém, mesmo inadvertidamente, pise a sombra da Bandeira Portuguesa!”

Bairro de Santa Cruz, Cidade de Díli aos 16 de Abril de 2012

Palmira Marques

 

Voltar para a página de notícias

IDANHA-A-VELHA na bruma do tempo …

Facebook

Escrito por RCM em 2014-12-16 17:14:35

IDANHA-A-VELHA na bruma do tempo …

“Em homenagem aos Egitanienses, de todos os tempos, e in memoriam dos vários povos e civilizações que deixaram as suas marcas na velha Civitas Igaeditanorum ou vetusta Egitânia, actual aldeia histórica de Idanha-a-Velha”, assim diz a dedicatória do novo livro de Elias Vaz, intitulado IDANHA-A-VELHA na bruma do tempo – a antiga Comenda e Concelho, edição patrocinada pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Tem Prefácio do Dr. Pedro Miguel Salvado e será apresentado no próximo dia 27 de Dezembro (sábado), pelas 16.30 horas, na antiga Sé Catedral de Idanha-a-Velha. No final do livro aditou-se, em Apêndice, uma relação cronológica sobre diversos factos e acontecimentos, anexando-se ainda documentos e informações de interesse histórico-cultural, nomeadamente o manuscrito do foral de 1229, bens e relíquias da Igreja de Idanha-a-Velha, a restauração da Sé Catedral e o restabelecimento da sua freguesia em 1933, a qual, em 2013, veio a ser agregada a Monsanto sob a denominação de União das Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha.

Ler mais

GUARDA PREPARADA PARA ENFRENTAR SITUAÇÕES DE NEVE E GELO

Facebook

Escrito por RCM/ Lusa em 2014-12-15 14:48:32

GUARDA PREPARADA PARA ENFRENTAR SITUAÇÕES DE NEVE E GELO

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, assegurou hoje que a cidade está preparada, com meios materiais e humanos, para enfrentar situações de gelo e de neve. Segundo o autarca, o dispositivo de intervenção é formado por 49 equipamentos e 143 homens de diversas instituições e entidades do concelho. "Estão definidas as intervenções prioritárias, de modo a que, quando ocorrer essa situação (neve e gelo), e se ocorrer, não haja nenhum prejuízo para as famílias, para as crianças, para as instituições, em suma, para a economia da Guarda", afirmou Álvaro Amaro aos jornalistas. O autarca disse, após uma reunião com as várias entidades envolvidas no plano, que o objectivo é trabalhar para que, no futuro, a neve possa ser um elemento de atracção e de dinamização da cidade.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: FESTIVAL FORA DO LUGAR TERMINA NO SÁBADO

Facebook

Escrito por RCM em 2014-12-11 12:36:08

IDANHA-A-NOVA: FESTIVAL FORA DO LUGAR TERMINA NO SÁBADO

Cardo Roxo com Rui Silva e os Galandum Galundaina são as últimas propostas do Fora do Lugar. O festival termina no sábado, na antiga Sé Catedral de Idanha-a-Velha, ao som dos Galandum Galundaina. Esta sexta-feira, é a vez dos Cardo Roxo, acompanhados pelo percussionista Rui Silva. O concerto está marcado para o Centro de Dia de S. Miguel d´Acha, às 21H30. A entrada em ambos os concertos é livre, sujeita à lotação das salas. No sábado tem lugar o passeio pedestre “Os barrocais do monte-ilha granítico de Monsanto”, gratuito, mas de inscrição obrigatória através do telefone 277 202 900.  

Ler mais

SIMULACRO DE ACIDENTE NO TÚNEL DA GARDUNHA

Facebook

Escrito por RCM/ Lusa em 2014-12-09 20:35:43

SIMULACRO DE ACIDENTE NO TÚNEL DA GARDUNHA

A circulação rodoviária no túnel da Gardunha vai ser interdita no próximo dia 16 de Dezembro entre as 10:00 e as 13:00. No local vai ser realizado um simulacro de acidente, promovido pela “Scutvias” e pelo comando distrital da autoridade nacional de protecção civil. Na apresentação desta iniciativa, o director-geral da Scutvias, Pinho Martins, disse que a empresa investiu mais de 500 mil euros na melhoria da segurança do Túnel da Gardunha, situado na auto-estrada da Beira Interior (A23). "O investimento em equipamentos e na melhoria da segurança [no Túnel da Gardunha] foi de mais de 500 mil euros", revelou Pinho Martins, na sede da concessionária da A23, em Lardosa, no concelho de Castelo Branco.

Ler mais

FILARMÓNICA DE IDANHA-A-NOVA PRESTA TRIBUTO A ANTÓNIO VARIAÇÕES

Facebook

Escrito por RCM/ Lusa em 2014-12-05 12:37:26

FILARMÓNICA DE IDANHA-A-NOVA PRESTA TRIBUTO A ANTÓNIO VARIAÇÕES

A Filarmónica Idanhense realiza na segunda-feira um concerto de homenagem ao músico português António Variações e assinala assim o início das comemorações do 126.º aniversário da organização. O espectáculo, agendado para segunda-feira, às 16:00, no Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova, foi criado na sua totalidade pela Filarmónica Idanhense com o contributo da família do cantor. O tributo a António Variações conta com a participação de 90 intervenientes. "Entre os participantes, estão músicos da filarmónica que vão ser acompanhados vocalmente por Jaime Ribeiro e Luís Ribeiro (irmãos do músico português), Jaime Rafael Ribeiro (sobrinho) e Lena D´Água, amiga pessoal e intérprete que trabalhou com António Variações" disse o director artístico da Filarmónica Idanhense, João Abrantes. "Este concerto, que se espera que em 2015 percorra várias salas do país, dará ainda lugar à edição de 16 temas de António Variações para Banda Filarmónica e irá iniciar-se a gravação de um CD com a configuração a apresentar em concerto", adiantou.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2014 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line