Tribuna Livre

VIVER A COMUNICAR

Escrito por Ana Carvalho (Mestre em Comunicação e Jornalismo) em 2016-02-24 15:31:54

VIVER A COMUNICAR

  A história de Joaquim Manuel da Fonseca, um comunicador que partilha conhecimento, afeto e alegria de Monsanto para o mundo.

HISTÓRIA DO CÃO MONSANTINO MEDALHADO EM PROVA INTERNACIONAL

Escrito por João Carlos Fonseca e Rui Pedro Fonseca em 2015-05-04 11:24:28

HISTÓRIA DO CÃO MONSANTINO MEDALHADO EM PROVA INTERNACIONAL

Um cão de Monsanto, sem raça definida, foi a principal estrela de uma ultramaratona de 277km que passou por esta aldeia histórica. The Crossroads é o nome do formato português da prova que faz parte de um dos mais conhecidos eventos de ultra trail em todo o mundo, o Trans Pangaea Challenge. 

A LENTA AGONIA DAS RÁDIOS LOCAIS

Escrito por Joaquim Manuel da Fonseca em 2015-01-12 14:22:34

A LENTA AGONIA DAS RÁDIOS LOCAIS

Penso eu que neste ano de 2015 continuaremos a viver num cenário de dificuldades e de desemprego, pintado com cores sombrias e negras. Muitas rádios locais vão mesmo ter que parar as suas emissões. Nomeadamente ao nível dalguns concelhos do interior, onde certos caciques não resistem à tentação de impor a sua força e a sua vontade discricionária e prepotente, os detentores de Alvarás de Radiodifusão Sonora estão a ser empurrados para o encerramento definitivo duma actividade reconhecida e querida pelas populações. Porém, e, de forma impiedosa, as Rádios Locais estão a fechar e curiosamente alguns responsáveis do território parecem pouco se preocupar. Claro que é difícil resistir, em tais condições, à asfixia financeira, às pressões e às chantagens, ainda que veladas, mormente nesta complexa altura de grave crise económica, que teima em não passar…Nós não temos MEDO. Jamais viveremos de joelhos. Quando chegar a nossa hora morreremos de pé, com toda a DIGNIDADE. Ansiamos poder celebrar, com alguma tranquilidade, os 30 anos em prol da divulgação e da promoção da nossa terra e da Música Portuguesa, no país e no mundo. Se as coisas não se alterarem, para melhor, no final de Dezembro, admitimos fazer um balanço, para jamais ser importunados pelos senhores do fisco, da Segurança Social ou por qualquer vampiro. Se as Rádios das grandes cidades vão fechando, mesmo estando encostadas a poderosos grupos económicos ou políticos...qual a sorte das Rádios das pequenas aldeias? Recordamos que a RCM sempre sobreviveu com sérias dificuldades humanas e financeiras desde 1985... Uma luta diária caldeada com muitos sacrifícios e renúncias. Mas com ORGULHO. Não queremos subsídios do Estado. Pedimos que não nos castiguem com impostos e taxas injustas e insuportáveis, e, assim podermos continuar, por mais alguns meses ou anos, a prestar um serviço de utilidade pública e a ser a voz dos que não têm voz e a ajudar a combater a SOLIDÃO das gentes simples destas terras do interior profundo, desertificado e abandonado...onde tudo parece estar condenado a ENCERRAR... Queremos continuar a prestar um SERVIÇO DE INTERESSE PÚBLICO e temos direito ao reconhecimento e estímulo institucional. Deixem-nos trabalhar em paz.

NA TVI O RADIALISTA QUE AMA MONSANTO

Escrito por RCM em 2012-04-27 19:29:59

NA TVI O RADIALISTA QUE AMA MONSANTO

Reconhecendo o trabalho que a modesta equipa da RCM tem desenvolvido, ao longo de mais de um quarto de século, ao serviço do concelho de Idanha-a-Nova e da região, promovendo no país e no mundo este território raiano, a TVI, no programa “"A TARDE É SUA, DE FÁTIMA LOPES", transmitiu, recentemente, um grande destaque dedicado à Emissora da Aldeia Mais Portuguesa e ao "RADIALISTA QUE AMA MONSANTO". Pode ser visionado na secção de vídeos no site da RCM e no link da TVI

PINCELADAS DUM REPÓRTER SOLITÁRIO EM TIMOR-LESTE

Escrito por Jornalista Rui Pedro Fonseca em 2012-03-27 12:56:41

PINCELADAS DUM REPÓRTER SOLITÁRIO EM TIMOR-LESTE

A maior riqueza de Timor-Leste reside na alma dos timorenses. Apesar da indiscutível importância deste país no que diz respeito a recursos naturais, a beleza interior e a atitude descontraída destas gentes é apaixonante.

Páginas: 1 | 2 |

PARLAMENTO RECOMENDA AO GOVERNO QUE VOLTE A PROIBIR CAÇA NA MALCATA

Facebook

Escrito por RCM em 2016-05-03 12:24:02

PARLAMENTO RECOMENDA AO GOVERNO QUE VOLTE A PROIBIR CAÇA NA MALCATA

A Assembleia da República aprovou dois projectos de resolução do Bloco de Esquerda e do PAN que recomendam ao Governo que volte a proibir a caça na Serra da Malcata.  A bancada do PS absteve-se na votação dos dois diplomas e o deputado socialista Ascenso Simões votou contra, ao lado do CDS-PP. A autorização para caçar na Serra da Malcata foi dada pelo Governo de António Costa ao fazer publicar uma portaria no início de Fevereiro que revogava uma outra de Agosto de 1993 que proibiu as actividades cinegéticas naquela reserva localizada entre Penamacor e o Sabugal, abrangendo uma parte dos distritos de Castelo Branco e da Guarda, junto à fronteira com Espanha. A Serra da Malcata tem sido um dos locais onde se tem tentado reintroduzir o lince ibérico, considerado como espécie em perigo e inscrito na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. O projecto apresentado pelo Bloco sublinha que "a decisão levanta ainda mais questões e riscos dada a actual situação deficitária de recursos humanos e de financiamento da reserva". O Parlamento quer assim que o governo recue na decisão de autorizar a caça na Reserva Natural da Serra da Malcata.  

Ler mais

MONSANTO: FEIRA MEDIEVAL NA FESTA DA DIVINA SANTA CRUZ

Facebook

Escrito por RCM em 2016-05-02 14:12:16

MONSANTO: FEIRA MEDIEVAL NA FESTA DA DIVINA SANTA CRUZ

Monsanto recebe no próximo fim-de-semana a Festa da Divina Santa Cruz. Esta aldeia histórica do concelho de Idanha-a-Nova, vai ser palco de teatralizações, cortejos, torneios, assalto ao castelo, bruxas, saltimbancos, folias, passeios de burro, jogos, mercado medieval e uma Ceia Templária na noite de sábado. As inscrições para este jantar devem ser feitas previamente pelos telefones 967 033 102 e 926 384 436. A Festa da Divina Santa Cruz está inserida no Provere Aldeias Históricas de Portugal e é co-financiada pelo Portugal 2020. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e pela União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha.

Ler mais

CASTELO BRANCO: GOVERNO VAI REQUALIFICAR PARQUE AUTOMÓVEL DOS BOMBEIROS

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-04-28 13:43:00

CASTELO BRANCO: GOVERNO VAI REQUALIFICAR PARQUE AUTOMÓVEL DOS BOMBEIROS

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, disse esta semana que o Governo vai disponibilizar 10 milhões de euros para renovação do parque de viaturas dos bombeiros e 14 milhões de euros para requalificação de quartéis. "Vamos lançar o primeiro concurso para renovação de viaturas em maio, com cinco milhões de euros e outro em outubro, com mais cinco milhões de euros", afirmou esta 4ª-feira à noite Jorge Gomes, durante a apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) 2016 para o distrito de Castelo Branco. O governante admitiu que o parque de viaturas dos bombeiros está envelhecido e espera que os 10 milhões de euros disponibilizados para este ano possam contribuir para alterar a situação. O distrito de Castelo Branco vai ter este ano, a partir da fase “Charlie” (01 de julho a 30 de setembro), 176 equipas com 757 operacionais e 182 veículos, com o apoio de três helicópteros bombardeiros ligeiros que ficam estacionados em Castelo Branco, na Covilhã e Proença-a-Nova e dois aviões anfíbios. Rui Esteves, Comandante Operacional Distrital de Castelo Branco (CODIS), adiantou ainda que pela primeira vez vão estar no terreno oito equipas de resposta e avaliação da situação e 88 operacionais das juntas de freguesia do distrito apoiadas com 48 viaturas.

Ler mais

PREÇO NA A23 NÃO VAI BAIXAR COMO AS PORTAGENS DAS OUTRAS AUTO-ESTRADAS DO INTERIOR

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-04-26 16:30:16

PREÇO NA A23 NÃO VAI BAIXAR COMO AS PORTAGENS DAS OUTRAS AUTO-ESTRADAS DO INTERIOR

Esta terça-feira, na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, o ministro do Planeamento e Infra-Estruturas, Pedro Marques, sublinhou que, se não tivesse havido “uma renegociação desastrosa, a redução já era para todos” os do interior. O governante referia-se à renegociação concluída pelo governo de Passos Coelho, que transferiu para a concessionária as receitas de portagem da A23, o que implica agora uma nova negociação para poder aplicar a descida do preço das portagens, num valor que não foi referido na audição. O ministro do Planeamento e Infra-estruturas afirmou contudo no parlamento que a redução de portagens no interior só avança quando puder ser implementada em todas as auto-estradas abrangidas. Pedro Marques explicou que a redução não é imediata por ser necessário negociar com a concessionária da A23. Ainda assim o ministro do Planeamento e das Infra-estruturas acredita que no verão as portagens no interior já terão uma nova tabela de preços. O Executivo diz que tem que renegociar com a concessionária porque o Estado está "amarrado e deixou de ter liberdade para decidir o valor das portagens" nesta auto-estrada, entre Torres Novas e a Guarda, uma vez que o governo anterior passou as receitas de portagem para a concessionária. Pedro Marques admite por isso eventuais custos associados a uma nova alteração do contrato.

Ler mais

IDANHA-A-NOVA QUER POTENCIAR MONSANTO NO MERCADO TURÍSTICO EXTERNO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-04-26 12:25:58

IDANHA-A-NOVA QUER POTENCIAR MONSANTO NO MERCADO TURÍSTICO EXTERNO

O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova apelou a um maior investimento na promoção de Portugal nos mercados externos, a propósito de um prémio alcançado por Monsanto. Esta aldeia histórica foi distinguida como uma das 30 aldeias e vilas mais bonitas da Europa pela Associação de Agências de Viagem do Japão. “Se isso acontecer [maior promoção], certamente que teremos melhores diferenciações e Portugal pode crescer ainda muito mais no turismo. E esse crescimento pode ser distribuído por todo o país”, disse Armindo Jacinto à agência Lusa. A aldeia histórica de Monsanto é a única presença portuguesa na lista elaborada pela Associação de Agências de Viagem do Japão, que convidou as empresas filiadas a votarem nas aldeias e vilas mais bonitas da Europa. Mais de 300 agentes de viagens e profissionais do turismo participaram nesta votação. A câmara de Idanha-a-Nova recebeu o galardão no domingo, das mãos do representante da Associação de Agências de Viagem do Japão, Kotaro Kogi, durante uma visita de operadores turísticos a Monsanto. A Associação de Agências de Viagem do Japão está a divulgar a lista das 30 aldeias e vilas mais bonitas da Europa e nesta lista de destinos obrigatórios Monsanto surge acompanhada de localidades francesas, italianas, alemãs, austríacas, holandesas, entre outras.  

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2016 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line