Tribuna Livre

NA TVI O RADIALISTA QUE AMA MONSANTO

Escrito por RCM em 2012-04-27 19:29:59

NA TVI O RADIALISTA QUE AMA MONSANTO

Reconhecendo o trabalho que a modesta equipa da RCM tem desenvolvido, ao longo de mais de um quarto de século, ao serviço do concelho de Idanha-a-Nova e da região, promovendo no país e no mundo este território raiano, a TVI, no programa “"A TARDE É SUA, DE FÁTIMA LOPES", transmitiu, recentemente, um grande destaque dedicado à Emissora da Aldeia Mais Portuguesa e ao "RADIALISTA QUE AMA MONSANTO". Pode ser visionado na secção de vídeos no site da RCM e no link da TVI

PINCELADAS DUM REPÓRTER SOLITÁRIO EM TIMOR-LESTE

Escrito por Jornalista Rui Pedro Fonseca em 2012-03-27 12:56:41

PINCELADAS DUM REPÓRTER SOLITÁRIO EM TIMOR-LESTE

A maior riqueza de Timor-Leste reside na alma dos timorenses. Apesar da indiscutível importância deste país no que diz respeito a recursos naturais, a beleza interior e a atitude descontraída destas gentes é apaixonante.

Crime de Lesa Património Histórico em Thomar

Escrito por http://carmoeatrindade.blogspot.com em 2011-08-30 15:57:36

Crime de Lesa Património Histórico em Thomar

 Em Thomar está a ter lugar um crime de lesa património histórico do alambor (base de muralha ou sapata) do Séc. XII do Castelo de Thomar. 

Património Secular Judaico

Escrito por Maria Natália Simões Bispo em 2011-02-04 15:28:30

Património Secular Judaico

Aqui deixo o meu singelo contributo para as boas práticas de restauração e de salvaguarda do riquíssimo património secular judaico do Sabugal e do nosso país.

Intrusão Visual

Escrito por João Mesquita, Arquitecto em 2011-01-10 10:39:02

Intrusão Visual

"INTRUSÃO VISUAL é a designação técnica de um fenómeno de todos conhecido no dia a dia, e que contribui para o progressivo e acelerado desfigurar das cidades, das aldeias e dos campos. Mais do que definir-se por palavras a INTRUSÃO VISUAL vê-se. E sente-se como um desconforto... Uma mancha que interfere no equilíbrio e beleza das paisagens." Não são palavras minhas (mas gostava que fossem): tirei-as de um opúsculo da Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, de 1990, com texto de José Domingues Alvarez. ................................................................................. O arquitecto português Álvaro Siza Vieira afirmou que, "ultimamente", a sensação em Portugal é de se viver "de novo em ditadura", numa mensagem gravada para a 8.ª Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo que decorreu em Cádiz. Na declaração divulgada, Siza Vieira, que se recusa a ser considerado um patriarca dos arquitectos, explica que está num constante processo de aprendizagem e que, "ultimamente" a aprendizagem "mais dura e mais forte" é assumir que, em Portugal, "se vive de novo em ditadura". "Aqui (em Portugal) temos uma ditadura" que, "aparentemente", prevê "uma negociação", mas "onde não se vê essa negociação", disse o arquitecto português, considerando que Espanha "pode estar próximo de uma situação semelhante". Sobre o sector da arquitectura, Siza Vieira disse que, em Portugal, "em geral, se constrói mal e, apesar das regulações, parece não haver interesse em construir bem".

Páginas: 1 | 2 |

ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL DE TEATRO DE IDANHA-A-NOVA FAZ BALANÇO POSITIVO

Facebook

Escrito por RCM em 2014-10-31 15:43:21

ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL DE TEATRO DE IDANHA-A-NOVA FAZ BALANÇO POSITIVO

O festival TeatrAmador2014, organizado pela Ajidanha durante o mês de outubro, contou este ano com a descentralização dos seus espectáculos por diversos espaços culturais do concelho de Idanha-a-Nova. Aldeia de Santa Margarida, São Miguel d´Acha, Toulões e Idanha-a-Velha aderiram ao desafio lançado pelo grupo de teatro local e acolheram algumas das 10 peças de teatro deste festival. Na vila de Idanha-a-Nova decorreram espectáculos no Centro Cultural Raiano, no Fórum Cultural e no estúdio teatro da Ajidanha. A Ajidanha considera que a descentralização deste evento permitiu que fossem concretizadas as expectativas de uma excelente adesão do público.  

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: ANA RITA GARCIA REEMPOSSADA DIRECTORA DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO

Facebook

Escrito por em 2014-10-29 12:32:43

IDANHA-A-NOVA: ANA RITA GARCIA REEMPOSSADA DIRECTORA DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO

Ana Rita Garcia foi reempossada como directora da Escola Superior de Gestão (ESGIN) do Instituto Politécnico de Castelo Branco. No discurso de tomada de posse, Ana Rita Garcia mostrou vontade de “salvaguardar o que foi conquistado” pela ESGIN e de continuar a “contrariar os profetas da desgraça que vaticinam o fim” da escola, que este ano lectivo aumentou em cerca de 20% o número de matrículas. A cerimónia decorreu no auditório da ESGIN. Ana Rita Garcia sugeriu a alteração da designação da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova para um nome que identifique com maior clareza a oferta formativa, nomeadamente os cursos na área da gestão mas também do turismo, do direito, da hotelaria e da restauração.  

Ler mais

CASA DOS DIAS FELIZES PROMOVE WORKSHOP DE TEATRO DE RUA EM SÃO MIGUEL D´ACHA

Facebook

Escrito por em 2014-10-29 12:12:39

CASA DOS DIAS FELIZES PROMOVE WORKSHOP DE TEATRO DE RUA EM SÃO MIGUEL D´ACHA

A Casa dos Dias Felizes vai organizar um workshop de teatro de rua no próximo fim-de- semana, dias 1 e 2 de Novembro, em São Miguel d´Acha. Ao longo do fim-de-semana, pretende-se criar um espaço de partilha onde os participantes poderão dar os primeiros passos na linguagem do teatro de rua, orientados por Marlon Fortes, performer e mentor da Casa. A actividade, apoiada pelo Município de Idanha-a-Nova, vai decorrer na Casa de Santo António, Largo de Santo António, em São Miguel d´Acha. A participação neste workshop é de contribuição livre e as inscrições devem ser feitas via telemóvel (926 360 084 ou 964 457 978), mensagem privada na página facebook.com/oficinateatroderua ou por e-mail ( casadosdiasfelizes@gmail.com).

Ler mais

MAIS UMA RÁDIO LOCAL QUE FECHA e… ninguém parece preocupado!

Facebook

Escrito por RCM em 2014-10-24 09:34:14

MAIS UMA RÁDIO LOCAL QUE FECHA e… ninguém parece preocupado!

Depois de no dia 11 de Novembro de 2013 a Rádio Mangualde ter sido declarada insolvente, quando a emissão da estação já estava suspensa desde a concretização de uma penhora judicial que decorreu em Abril desse mesmo ano, sabe-se agora que a cooperativa detentora da Rádio Mangualde não apresentou qualquer plano de recuperação junto dos credores, que ao existir e ao ser cumprido poderia ter mantido viva a possibilidade da estação continuar o seu projecto. No dia 27 de Maio último foi realizado no Tribunal de Mangualde uma diligência com o objectivo de ser efectuada a abertura de propostas a fim de efectivar a venda judicial dos bens da Rádio Mangualde, tendo sido do entendimento do administrador de insolvência, Dr. Nuno Castelhano, com a concordância do Tribunal a realização de um leilão a fim de ser tentado o aumento da venda do produto da massa insolvente. Sabe-se agora que a ERC já cessou o alvará da Rádio Mangualde, sendo que a estação já tinha uma ausência de emissões superior a dois meses à data da declaração de insolvência, um dos motivos que pode levar a ERC a revogar a licença ou autorização. Actualmente o alvará que pertenceu à Rádio Mangualde está na posse do Governo, sendo que para voltar a ser atribuído para o exercício da actividade de rádio o mesmo terá que estar sujeito a concurso público, o que nos próximos tempos é muito pouco provável. Alguém se preocupa? É só mais uma, à semelhança do que vai acontecendo na nossa região e no país.

Ler mais

MONSANTO É O LOCAL MAIS VISITADO DO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por em 2014-10-14 16:47:44

MONSANTO É O LOCAL MAIS VISITADO DO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

No ano passado visitaram o concelho de Idanha-a-Nova cerca de 200 mil turistas. Um número que, segundo o presidente da Câmara, Armindo Jacinto, tem vindo a aumentar e que se distribui ao longo de todo o ano. Dos vários locais de atracção do concelho de Idanha-a-Nova, Monsanto é o local mais visitado. Segundo a autarquia, a actividade cinegética contribuiu também para aumentar significativamente o número de visitantes. O concelho de Idanha-a-Nova tem 140 mil quilómetros quadrados de área de caça ordenada, divididos por 88 zonas de caça que, segundo o autarca, todos os anos mobilizam milhares de pessoas àquele concelho raiano

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2014 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line