Tribuna Livre

HISTÓRIA DO CÃO MONSANTINO MEDALHADO EM PROVA INTERNACIONAL

Escrito por João Carlos Fonseca e Rui Pedro Fonseca em 2015-05-04 11:24:28

HISTÓRIA DO CÃO MONSANTINO MEDALHADO EM PROVA INTERNACIONAL

Um cão de Monsanto, sem raça definida, foi a principal estrela de uma ultramaratona de 277km que passou por esta aldeia histórica. The Crossroads é o nome do formato português da prova que faz parte de um dos mais conhecidos eventos de ultra trail em todo o mundo, o Trans Pangaea Challenge. 

A LENTA AGONIA DAS RÁDIOS LOCAIS

Escrito por Joaquim Manuel da Fonseca em 2015-01-12 14:22:34

A LENTA AGONIA DAS RÁDIOS LOCAIS

Penso eu que neste ano de 2015 continuaremos a viver num cenário de dificuldades e de desemprego, pintado com cores sombrias e negras. Muitas rádios locais vão mesmo ter que parar as suas emissões. Nomeadamente ao nível dalguns concelhos do interior, onde certos caciques não resistem à tentação de impor a sua força e a sua vontade discricionária e prepotente, os detentores de Alvarás de Radiodifusão Sonora estão a ser empurrados para o encerramento definitivo duma actividade reconhecida e querida pelas populações. Porém, e, de forma impiedosa, as Rádios Locais estão a fechar e curiosamente alguns responsáveis do território parecem pouco se preocupar. Claro que é difícil resistir, em tais condições, à asfixia financeira, às pressões e às chantagens, ainda que veladas, mormente nesta complexa altura de grave crise económica, que teima em não passar…Nós não temos MEDO. Jamais viveremos de joelhos. Quando chegar a nossa hora morreremos de pé, com toda a DIGNIDADE. Ansiamos poder celebrar, com alguma tranquilidade, os 30 anos em prol da divulgação e da promoção da nossa terra e da Música Portuguesa, no país e no mundo. Se as coisas não se alterarem, para melhor, no final de Dezembro, admitimos fazer um balanço, para jamais ser importunados pelos senhores do fisco, da Segurança Social ou por qualquer vampiro. Se as Rádios das grandes cidades vão fechando, mesmo estando encostadas a poderosos grupos económicos ou políticos...qual a sorte das Rádios das pequenas aldeias? Recordamos que a RCM sempre sobreviveu com sérias dificuldades humanas e financeiras desde 1985... Uma luta diária caldeada com muitos sacrifícios e renúncias. Mas com ORGULHO. Não queremos subsídios do Estado. Pedimos que não nos castiguem com impostos e taxas injustas e insuportáveis, e, assim podermos continuar, por mais alguns meses ou anos, a prestar um serviço de utilidade pública e a ser a voz dos que não têm voz e a ajudar a combater a SOLIDÃO das gentes simples destas terras do interior profundo, desertificado e abandonado...onde tudo parece estar condenado a ENCERRAR... Queremos continuar a prestar um SERVIÇO DE INTERESSE PÚBLICO e temos direito ao reconhecimento e estímulo institucional. Deixem-nos trabalhar em paz.

NA TVI O RADIALISTA QUE AMA MONSANTO

Escrito por RCM em 2012-04-27 19:29:59

NA TVI O RADIALISTA QUE AMA MONSANTO

Reconhecendo o trabalho que a modesta equipa da RCM tem desenvolvido, ao longo de mais de um quarto de século, ao serviço do concelho de Idanha-a-Nova e da região, promovendo no país e no mundo este território raiano, a TVI, no programa “"A TARDE É SUA, DE FÁTIMA LOPES", transmitiu, recentemente, um grande destaque dedicado à Emissora da Aldeia Mais Portuguesa e ao "RADIALISTA QUE AMA MONSANTO". Pode ser visionado na secção de vídeos no site da RCM e no link da TVI

PINCELADAS DUM REPÓRTER SOLITÁRIO EM TIMOR-LESTE

Escrito por Jornalista Rui Pedro Fonseca em 2012-03-27 12:56:41

PINCELADAS DUM REPÓRTER SOLITÁRIO EM TIMOR-LESTE

A maior riqueza de Timor-Leste reside na alma dos timorenses. Apesar da indiscutível importância deste país no que diz respeito a recursos naturais, a beleza interior e a atitude descontraída destas gentes é apaixonante.

Crime de Lesa Património Histórico em Thomar

Escrito por http://carmoeatrindade.blogspot.com em 2011-08-30 15:57:36

Crime de Lesa Património Histórico em Thomar

 Em Thomar está a ter lugar um crime de lesa património histórico do alambor (base de muralha ou sapata) do Séc. XII do Castelo de Thomar. 

Páginas: 1 | 2 |

MINISTÉRIO DO AMBIENTE AMEAÇA SUSPENDER EMPRESA DE VILA VELHA DE RODÃO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-02-06 21:35:32

MINISTÉRIO DO AMBIENTE AMEAÇA SUSPENDER EMPRESA DE VILA VELHA DE RODÃO

O Ministério do Ambiente deu um prazo de 30 dias à empresa Centroliva para adoptar medidas que permitam à empresa continuar a exercer a sua actividade sem incumprimentos ambientais, sob pena de suspender a actividade. Em comunicado, o Ministério do Ambiente adianta que determinou um mandado para que a empresa de Vila Velha de Rodão, que se dedica ao processamento de bagaço e produção de energia, “adopte num prazo de cinco dias as medidas mais urgentes com vista à limpeza dos solos e remoção das terras contaminadas”. A Centroliva tem ainda que, no espaço de 30 dias, adoptar as medidas necessárias para que possa continuar a exercer a sua actividade. Caso a empresa não cumpra as medidas agora determinadas, a Inspecção-Geral do Ministério do Ambiente vai ordenar a suspensão da sua actividade. A Centroliva tem sido alvo de várias inspecções, nas quais foi reiteradamente detectada a prática de contra-ordenações ambientais muito graves.

Ler mais

PENAMACOR: MINISTRO DA CULTURA DESTACA SUCESSO DO GEOPARK NATURTEJO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-02-06 21:34:23

PENAMACOR: MINISTRO DA CULTURA DESTACA SUCESSO DO GEOPARK NATURTEJO

Na passagem pelo distrito de Castelo Branco, o ministro da Cultura, João Soares, destacou o sucesso do Geopark Naturtejo, na região Centro, e lembrou o contributo que o projecto pode ter na afirmação de Portugal no plano internacional. João Soares falava em Penamacor durante as comemorações dos 10 anos do Geopark Naturtejo, que foi o primeiro geoparque português a integrar a Rede Global de Geoparques, constituída actualmente por 120 áreas em 33 estados-membros. O Geopark Naturtejo integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Penamacor. O presidente da Naturtejo, Armindo Jacinto, lembrou que o projecto e os esforços desenvolvidos ao longo da última década permitiram a passagem de 39 unidades de alojamento, que existiam então naquele território, para as atuais 89.  

Ler mais

JOÃO SOARES “ORGULHOSO” COM INTEGRAÇÃO DE IDANHA-A-NOVA NAS CIDADES DA UNESCO

Facebook

Escrito por em 2016-02-05 18:57:14

JOÃO SOARES “ORGULHOSO” COM INTEGRAÇÃO DE IDANHA-A-NOVA NAS CIDADES DA UNESCO

O ministro da Cultura disse em Idanha-a-Nova estar orgulhoso pelo reconhecimento “mais do que justo” da vila como Cidade da Música da UNESCO, no âmbito da rede de Cidades Criativas. João Soares realçou o “trabalho de excelência” feito nos últimos anos pelo município de Idanha-a-Nova na afirmação dos valores culturais do concelho. Por seu turno, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, pediu ao ministro da Cultura apoio para o lançamento de uma candidatura de Idanha-a-Nova a Património Natural e Cultural da UNESCO. O autarca recordou o investimento que tem sido feito no concelho na área da cultura, “como forma de desenvolvimento”, e sublinhou que o país tem que olhar para o mundo rural como uma “oportunidade”. Idanha-a-Nova foi oficialmente aceite, em dezembro, no grupo de Cidades da Música da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Em causa está uma rede de cidades nesta e noutras áreas artísticas com o objectivo de promover o desenvolvimento social, económico e cultural destas comunidades, tendo por base as indústrias criativas.

Ler mais

PSD DE IDANHA-A-NOVA CRITICA A POSTURA DO PRESIDENTE DA CÂMARA

Facebook

Escrito por em 2016-02-05 18:55:24

PSD DE IDANHA-A-NOVA CRITICA A POSTURA DO PRESIDENTE DA CÂMARA

O PSD de Idanha-a-Nova estranha o silêncio do presidente da câmara, Armindo Jacinto, sobre o caso das bactérias encontradas nos queijos produzidos na Cooperativa de Produtores de Queijos da Beira Baixa. “Quando o concelho, os seus produtores, os seus empresários e os seus produtos, necessitam de ser defendidos, eis que somos todos brindados com silêncio.” Em comunicado o PSD considera que esta não é a postura de um elenco que deveria ser o garante e defensor de toda uma população. A Comissão política da Secção de Idanha-a-Nova lamenta o acontecimento, “quer pelo mau estar que provoca na nossa comunidade, quer pelas consequências que poderá provocar na própria Cooperativa”. O PSD de Idanha-a-Nova diz ainda que este acontecimento é mais uma grave “machadada” na economia local.

Ler mais

ESPECIALISTA DIZ QUE CONTAMINAÇÃO EM QUEIJOS DE IDANHA-A-NOVA “NÃO É NORMAL”

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-02-05 12:39:02

ESPECIALISTA DIZ QUE CONTAMINAÇÃO EM QUEIJOS DE IDANHA-A-NOVA “NÃO É NORMAL”

A especialista em segurança alimentar Paula Teixeira disse à Lusa que a contaminação pela bactéria ‘listeria’ verificada na Cooperativa de Produtores de Queijo em Idanha-a-Nova “não é nada normal”. “Isto [a contaminação] não é nada normal: 39 amostras positivas em 52 lotes. Diria que não foi uma contaminação que ocorreu de ontem para hoje”, afirmou a especialista em segurança alimentar e investigadora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto. A Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) mandou destruir recentemente 29 toneladas de queijo produzidas na Cooperativa de Produtores de Idanha-a-Nova, devido à presença da bactéria ‘listeria monocytogenes’. Paula Teixeira admitiu que, tendo em consideração a sua experiência com outros casos semelhantes, “provavelmente” a bactéria “está de alguma forma instalada no local de produção”.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2016 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line