Tribuna Livre

NA TVI O RADIALISTA QUE AMA MONSANTO

Escrito por RCM em 2012-04-27 19:29:59

NA TVI O RADIALISTA QUE AMA MONSANTO

Reconhecendo o trabalho que a modesta equipa da RCM tem desenvolvido, ao longo de mais de um quarto de século, ao serviço do concelho de Idanha-a-Nova e da região, promovendo no país e no mundo este território raiano, a TVI, no programa “"A TARDE É SUA, DE FÁTIMA LOPES", transmitiu, recentemente, um grande destaque dedicado à Emissora da Aldeia Mais Portuguesa e ao "RADIALISTA QUE AMA MONSANTO". Pode ser visionado na secção de vídeos no site da RCM e no link da TVI

PINCELADAS DUM REPÓRTER SOLITÁRIO EM TIMOR-LESTE

Escrito por Jornalista Rui Pedro Fonseca em 2012-03-27 12:56:41

PINCELADAS DUM REPÓRTER SOLITÁRIO EM TIMOR-LESTE

A maior riqueza de Timor-Leste reside na alma dos timorenses. Apesar da indiscutível importância deste país no que diz respeito a recursos naturais, a beleza interior e a atitude descontraída destas gentes é apaixonante.

Crime de Lesa Património Histórico em Thomar

Escrito por http://carmoeatrindade.blogspot.com em 2011-08-30 15:57:36

Crime de Lesa Património Histórico em Thomar

 Em Thomar está a ter lugar um crime de lesa património histórico do alambor (base de muralha ou sapata) do Séc. XII do Castelo de Thomar. 

Património Secular Judaico

Escrito por Maria Natália Simões Bispo em 2011-02-04 15:28:30

Património Secular Judaico

Aqui deixo o meu singelo contributo para as boas práticas de restauração e de salvaguarda do riquíssimo património secular judaico do Sabugal e do nosso país.

Intrusão Visual

Escrito por João Mesquita, Arquitecto em 2011-01-10 10:39:02

Intrusão Visual

"INTRUSÃO VISUAL é a designação técnica de um fenómeno de todos conhecido no dia a dia, e que contribui para o progressivo e acelerado desfigurar das cidades, das aldeias e dos campos. Mais do que definir-se por palavras a INTRUSÃO VISUAL vê-se. E sente-se como um desconforto... Uma mancha que interfere no equilíbrio e beleza das paisagens." Não são palavras minhas (mas gostava que fossem): tirei-as de um opúsculo da Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, de 1990, com texto de José Domingues Alvarez. ................................................................................. O arquitecto português Álvaro Siza Vieira afirmou que, "ultimamente", a sensação em Portugal é de se viver "de novo em ditadura", numa mensagem gravada para a 8.ª Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo que decorreu em Cádiz. Na declaração divulgada, Siza Vieira, que se recusa a ser considerado um patriarca dos arquitectos, explica que está num constante processo de aprendizagem e que, "ultimamente" a aprendizagem "mais dura e mais forte" é assumir que, em Portugal, "se vive de novo em ditadura". "Aqui (em Portugal) temos uma ditadura" que, "aparentemente", prevê "uma negociação", mas "onde não se vê essa negociação", disse o arquitecto português, considerando que Espanha "pode estar próximo de uma situação semelhante". Sobre o sector da arquitectura, Siza Vieira disse que, em Portugal, "em geral, se constrói mal e, apesar das regulações, parece não haver interesse em construir bem".

Páginas: 1 | 2 |

MARVÃO APRESENTA CANDIDATURA A PATRIMÓNIO MUNDIAL

Facebook

Escrito por RCM em 2014-08-22 10:57:46

MARVÃO APRESENTA CANDIDATURA A PATRIMÓNIO MUNDIAL

Colherá, sem dúvida, unanimidade a proposta de a pitoresca vila de Marvão, alcandorada junto à raia com Espanha, detentora de um património histórico, arquitectónico e paisagístico invejável, vir a ser classificada como Património Mundial. Coube ao Professor Jorge de Oliveira, marvanense de gema, historiador, arqueólogo e docente da Universidade de Évora, a grata tarefa de reunir a documentação necessária para o arranque do processo. Assim, no próximo dia 7 de Setembro, a partir das 15.30 h, na Casa da Cultura de Marvão, será apresentado o livro que os consigna, intitulado Marvão – Estudos e Documentos de Apoio à Candidatura a Património Mundial.

Ler mais

PROENÇA-A-VELHA: EXPOSIÇÃO COMEMORA 250 ANOS DA AMPLIAÇÃO DA IGREJA MATRIZ

Facebook

Escrito por RCM/CMIDN em 2014-08-18 13:42:39

PROENÇA-A-VELHA: EXPOSIÇÃO COMEMORA 250 ANOS DA AMPLIAÇÃO DA IGREJA MATRIZ

Uma exposição fotográfica comemorativa dos 250 anos da ampliação e restauro da Igreja Matriz de Proença-a-Velha foi inaugurada na passada sexta-feira no salão polivalente da freguesia. A mostra "Igreja - a Matriz de Proença" é composta por mais de 50 fotografias de João Adolfo Geraldes que documentam e celebram um dos edifícios mais emblemáticos da freguesia. Na inauguração da exposição, a presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, Helena Silva, descreveu a Igreja Matriz como um "espaço de memória colectiva", palco ao longo dos anos de "inúmeras missas, muitos baptizados, muitos casamentos e alguns funerais". Esta igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público e é de invocação a Nossa Senhora da Silva, padroeira de Proença-a-Velha. A sua capela-mor revela traços de uma primitiva igreja românica, que embora de data desconhecida era já referida numa visitação de 1505 da Ordem de Cristo.  

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: NATURTEJO CELEBRA ACORDO COM GEOPARQUE CHINÊS

Facebook

Escrito por RCM/ Diário Digital Castelo Branco em 2014-08-18 13:41:16

IDANHA-A-NOVA: NATURTEJO CELEBRA ACORDO COM GEOPARQUE CHINÊS

O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional formalizou recentemente um protocolo de cooperação com o Geopark Tianzhushan, na China. A assinatura do acordo teve lugar no salão nobre da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, com a presença de investidores chineses que se encontravam em visita a este concelho. A união dos dois territórios pertencentes à Rede Global de Geoparques, sob os auspícios da UNESCO, tem como objectivo estreitar relações e estabelecer plataformas de intercâmbio e cooperação económica, científica e cultural. Para reforçar estratégias comuns nos domínios da conservação, gestão, promoção turística e desenvolvimento sustentável, o protocolo prevê actividades de cooperação científica, representação conjunta em feiras de turismo e intercâmbios entre investigadores, associações, agentes políticos, comunicação social e tecido empresarial de ambas as regiões.  

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: ANIVERSÁRIO DO PARQUE NATURAL DO TEJO INTERNACIONAL COMEMORADO EM SEGURA

Facebook

Escrito por RCM/ Lusa em 2014-08-18 12:20:22

IDANHA-A-NOVA: ANIVERSÁRIO DO PARQUE NATURAL DO TEJO INTERNACIONAL COMEMORADO EM SEGURA

A aldeia de Segura foi o palco escolhido para as comemorações do 14º aniversário do Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI).  A efeméride foi assinalada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) com um “dia aberto” no PNTI e com a inauguração da sinalética desta área protegida, agora concluída nos três concelhos que abrange: Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Castelo Branco.  A iniciativa do ICNF, representado pelo director do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro, Rui Costa Melo, teve o objectivo de valorizar o papel desempenhado pelas áreas classificadas em prol do desenvolvimento regional sustentável.  A par da inauguração dos novos painéis de divulgação e sinalização, o programa das comemorações em Segura incluiu uma visita ao Centro de Interpretação para a Biodiversidade, no antigo Posto da Guarda Fiscal, e uma rota temática de observação de aves com passagem no canhão fluvial do rio Erges.  

Ler mais

IDANHA-A-NOVA: ALTERAÇÕES NA REDE DE TRANSPORTES DO CARTÃO RAIANO

Facebook

Escrito por RCM em 2014-08-18 12:17:14

IDANHA-A-NOVA: ALTERAÇÕES NA REDE DE TRANSPORTES DO CARTÃO RAIANO

O Município de Idanha-a-Nova reestruturou recentemente a rede de transportes concelhia para utentes do Cartão Raiano +65, mantendo todos os circuitos já efectuados, com excepção do circuito de sexta-feira. Segundo a autarquia os circuitos e horários dos autocarros pretendem ir ao encontro das necessidades dos utilizadores deste serviço, após reavaliação dos seus hábitos e desejos de mobilidade. Com a recente aquisição de dois autocarros, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova passa a assegurar a maior parte dos percursos, conseguindo uma poupança em contratação de transportes externos. O Cartão Raiano +65, dirigido para a população com mais de sessenta e cinco anos, reformados por invalidez e ainda para pessoas com deficiência, aglutina uma série de benefícios. Um deles é o acesso gratuito a uma rede de transportes a nível concelhio, criada especificamente para este propósito.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2014 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line