Tribuna Livre

VIVER A COMUNICAR

Escrito por Ana Carvalho (Mestre em Comunicação e Jornalismo) em 2016-02-24 15:31:54

VIVER A COMUNICAR

  A história de Joaquim Manuel da Fonseca, um comunicador que partilha conhecimento, afeto e alegria de Monsanto para o mundo.

HISTÓRIA DO CÃO MONSANTINO MEDALHADO EM PROVA INTERNACIONAL

Escrito por João Carlos Fonseca e Rui Pedro Fonseca em 2015-05-04 11:24:28

HISTÓRIA DO CÃO MONSANTINO MEDALHADO EM PROVA INTERNACIONAL

Um cão de Monsanto, sem raça definida, foi a principal estrela de uma ultramaratona de 277km que passou por esta aldeia histórica. The Crossroads é o nome do formato português da prova que faz parte de um dos mais conhecidos eventos de ultra trail em todo o mundo, o Trans Pangaea Challenge. 

A LENTA AGONIA DAS RÁDIOS LOCAIS

Escrito por Joaquim Manuel da Fonseca em 2015-01-12 14:22:34

A LENTA AGONIA DAS RÁDIOS LOCAIS

Penso eu que neste ano de 2015 continuaremos a viver num cenário de dificuldades e de desemprego, pintado com cores sombrias e negras. Muitas rádios locais vão mesmo ter que parar as suas emissões. Nomeadamente ao nível dalguns concelhos do interior, onde certos caciques não resistem à tentação de impor a sua força e a sua vontade discricionária e prepotente, os detentores de Alvarás de Radiodifusão Sonora estão a ser empurrados para o encerramento definitivo duma actividade reconhecida e querida pelas populações. Porém, e, de forma impiedosa, as Rádios Locais estão a fechar e curiosamente alguns responsáveis do território parecem pouco se preocupar. Claro que é difícil resistir, em tais condições, à asfixia financeira, às pressões e às chantagens, ainda que veladas, mormente nesta complexa altura de grave crise económica, que teima em não passar…Nós não temos MEDO. Jamais viveremos de joelhos. Quando chegar a nossa hora morreremos de pé, com toda a DIGNIDADE. Ansiamos poder celebrar, com alguma tranquilidade, os 30 anos em prol da divulgação e da promoção da nossa terra e da Música Portuguesa, no país e no mundo. Se as coisas não se alterarem, para melhor, no final de Dezembro, admitimos fazer um balanço, para jamais ser importunados pelos senhores do fisco, da Segurança Social ou por qualquer vampiro. Se as Rádios das grandes cidades vão fechando, mesmo estando encostadas a poderosos grupos económicos ou políticos...qual a sorte das Rádios das pequenas aldeias? Recordamos que a RCM sempre sobreviveu com sérias dificuldades humanas e financeiras desde 1985... Uma luta diária caldeada com muitos sacrifícios e renúncias. Mas com ORGULHO. Não queremos subsídios do Estado. Pedimos que não nos castiguem com impostos e taxas injustas e insuportáveis, e, assim podermos continuar, por mais alguns meses ou anos, a prestar um serviço de utilidade pública e a ser a voz dos que não têm voz e a ajudar a combater a SOLIDÃO das gentes simples destas terras do interior profundo, desertificado e abandonado...onde tudo parece estar condenado a ENCERRAR... Queremos continuar a prestar um SERVIÇO DE INTERESSE PÚBLICO e temos direito ao reconhecimento e estímulo institucional. Deixem-nos trabalhar em paz.

NA TVI O RADIALISTA QUE AMA MONSANTO

Escrito por RCM em 2012-04-27 19:29:59

NA TVI O RADIALISTA QUE AMA MONSANTO

Reconhecendo o trabalho que a modesta equipa da RCM tem desenvolvido, ao longo de mais de um quarto de século, ao serviço do concelho de Idanha-a-Nova e da região, promovendo no país e no mundo este território raiano, a TVI, no programa “"A TARDE É SUA, DE FÁTIMA LOPES", transmitiu, recentemente, um grande destaque dedicado à Emissora da Aldeia Mais Portuguesa e ao "RADIALISTA QUE AMA MONSANTO". Pode ser visionado na secção de vídeos no site da RCM e no link da TVI

PINCELADAS DUM REPÓRTER SOLITÁRIO EM TIMOR-LESTE

Escrito por Jornalista Rui Pedro Fonseca em 2012-03-27 12:56:41

PINCELADAS DUM REPÓRTER SOLITÁRIO EM TIMOR-LESTE

A maior riqueza de Timor-Leste reside na alma dos timorenses. Apesar da indiscutível importância deste país no que diz respeito a recursos naturais, a beleza interior e a atitude descontraída destas gentes é apaixonante.

Páginas: 1 | 2 |

VANDALIZARAM O COMBOIO TURÍSTICO DE MONSANTO

Facebook

Escrito por JMF em 2016-07-28 15:28:29

VANDALIZARAM O COMBOIO TURÍSTICO DE MONSANTO

Segundo nos informaram, o comboio turístico, que fazia o percurso Relva-Vila, foi vandalizado na madrugada de ontem, estando com todos os pneus em baixo. Condenamos veementemente tal acto terrorista, impróprio duma sociedade civilizada. Não é aceitável tratar e resolver desta maneira eventuais diferendos existentes na comunidade Monsantina, em geral ordeira e pacífica. Ter opiniões distintas é respeitável. Porém, ter atitudes e comportamentos bárbaros é altamente reprovável. O cobarde sabia como entrar e actuar, com à vontade, nos estaleiros da Junta de Freguesia, local onde o comboio recolhia todas as noites…Não deixa de ser um crime muito estranho! A quem interessará e aproveitará tão insólito e deplorável comportamento marginal, praticado pela calada da noite? Desejamos que o crime seja investigado e encontrado o culpado, para ser severa e exemplarmente condenado. Manifestamos o mais profundo repúdio pelo ocorrido, e ao mesmo tempo expressamos toda a nossa solidariedade para com os lesados por este atentado ao seu património privado.

Ler mais

BOOM FESTIVAL EM DESTAQUE NA REVISTA NORTE-AMERICANA ROLLING STONE

Facebook

Escrito por RCM em 2016-07-26 15:21:56

BOOM FESTIVAL EM DESTAQUE NA REVISTA NORTE-AMERICANA ROLLING STONE

O Boom Festival, que se realiza em Idanha-a-Nova, de 11 e 18 de agosto, foi distinguido pela revista norte-americana "Rolling Stone" como um dos "sete mais espectaculares acontecimentos transformacionais do mundo". A informação foi avançada em comunicado pela organização do Boom Festival. No artigo o festival português surge ao lado de eventos internacionais como Burning Man (Nevada, Estados Unidos), Symbiosis Gathering e Lightning in a Bottle (ambos na Califórnia, Estados Unidos), Envision (Costa Rica), Beloved (Oregon, Estados Unidos) e Shambhala Gathering (Canadá). A revista norte-americana realça a internacionalmente premiada política de sustentabilidade do festival e o seu programa artístico, cuja música "é decididamente mais madura" do que a que se ouve em outros festivais.

Ler mais

CASTELO BRANCO: GRUPO DE CIDADÃOS MONOTORIZA RADIAÇÃO NO RIO TEJO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-07-25 15:47:22

CASTELO BRANCO: GRUPO DE CIDADÃOS MONOTORIZA RADIAÇÃO NO RIO TEJO

Um grupo de cidadãos e instituições de Castelo Branco criou o projecto Tejo Seguro, cujo objectivo é disponibilizar informação sobre o nível de radiação na fronteira de Segura, zona do território português mais perto da central nuclear de Almaraz.   "O objectivo do Projecto Tejo Seguro é disponibilizar de forma aberta e independente informação sobre o nível de radiação ionizante medido na fronteira com Espanha, fronteira de Segura, o ponto do território português mais perto da central nuclear de Almaraz", refere, em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o grupo promotor do projecto. O projecto Tejo Seguro, que vai ser apresentado na quarta-feira, no Cybercentro de Castelo Branco, envolve docentes do Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Centro de Empresas Inovadoras (CEI), o FabLab, a Associação de Informática de Castelo Branco, activistas pelo rio Tejo e o meteorologista Costa Alves, entre outros. "Este projecto não está alinhado com nenhum movimento político, somos independentes e transparentes. Acreditamos no poder dos cidadãos na monitorização e defesa do ambiente", sustentam.

Ler mais

VI CURSOS INTERNACIONAIS DE MÚSICA ANTIGA NO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2016-07-22 14:04:42

VI CURSOS INTERNACIONAIS DE MÚSICA ANTIGA NO CONCELHO DE IDANHA-A-NOVA

Os VI Cursos Internacionais de Música Antiga começam hoje e vão decorrer até ao próximo dia 30. No que diz respeito a concertos, na terça-feira dia 26, às 22 horas, na Igreja Matriz de Monsanto, vai ter lugar o concerto de professores dos Cursos Internacionais de Música Antiga. No dia 29, à mesma hora, é a vez de Penha Garcia receber esta iniciativa com o concerto de improvisação Cursos Internacionais de Música Antiga. No dia 30 tem lugar na Sé de Idanha-a-Velha o concerto final.

Ler mais

GOVERNO APRESENTA PLANO DE MOBILIDADE PARA O INTERIOR

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-07-21 14:02:59

GOVERNO APRESENTA PLANO DE MOBILIDADE PARA O INTERIOR

O Governo apresentou o Plano de Mobilidade para o Interior, que abrange medidas no âmbito ferroviário e rodoviário. Uma das empreitadas, a electrificação da Linha da Beira Baixa, estará pronta em 2018. O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou que o Governo vai avançar com a intervenção do Corredor Ferroviário Internacional Norte, que abrange as linhas da Beira Alta e Baixa, num investimento de 691 milhões de euros. Pedro Marques falava na Covilhã, distrito de Castelo Branco, onde presidiu à cerimónia de apresentação do Plano de Mobilidade para o Interior, que abrange medidas no âmbito ferroviário e rodoviário. A redução de 15% nas tarifas de portagem nas ex-scut do interior é uma delas. A partir do próximo dia 1 as portagens nas cinco ex-scuts, onde se incluem a A23 e A25, vão beneficiar de descontos entre os 9 e os 20%. O plano prevê a modernização da Linha da Beira Alta e a conclusão da electrificação da Linha da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda, troço que está desactivado desde 2009.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2016 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line