Tribuna Livre

VIVER A COMUNICAR

Escrito por Ana Carvalho (Mestre em Comunicação e Jornalismo) em 2016-02-24 15:31:54

VIVER A COMUNICAR

  A história de Joaquim Manuel da Fonseca, um comunicador que partilha conhecimento, afeto e alegria de Monsanto para o mundo.

HISTÓRIA DO CÃO MONSANTINO MEDALHADO EM PROVA INTERNACIONAL

Escrito por João Carlos Fonseca e Rui Pedro Fonseca em 2015-05-04 11:24:28

HISTÓRIA DO CÃO MONSANTINO MEDALHADO EM PROVA INTERNACIONAL

Um cão de Monsanto, sem raça definida, foi a principal estrela de uma ultramaratona de 277km que passou por esta aldeia histórica. The Crossroads é o nome do formato português da prova que faz parte de um dos mais conhecidos eventos de ultra trail em todo o mundo, o Trans Pangaea Challenge. 

A LENTA AGONIA DAS RÁDIOS LOCAIS

Escrito por Joaquim Manuel da Fonseca em 2015-01-12 14:22:34

A LENTA AGONIA DAS RÁDIOS LOCAIS

Penso eu que neste ano de 2015 continuaremos a viver num cenário de dificuldades e de desemprego, pintado com cores sombrias e negras. Muitas rádios locais vão mesmo ter que parar as suas emissões. Nomeadamente ao nível dalguns concelhos do interior, onde certos caciques não resistem à tentação de impor a sua força e a sua vontade discricionária e prepotente, os detentores de Alvarás de Radiodifusão Sonora estão a ser empurrados para o encerramento definitivo duma actividade reconhecida e querida pelas populações. Porém, e, de forma impiedosa, as Rádios Locais estão a fechar e curiosamente alguns responsáveis do território parecem pouco se preocupar. Claro que é difícil resistir, em tais condições, à asfixia financeira, às pressões e às chantagens, ainda que veladas, mormente nesta complexa altura de grave crise económica, que teima em não passar…Nós não temos MEDO. Jamais viveremos de joelhos. Quando chegar a nossa hora morreremos de pé, com toda a DIGNIDADE. Ansiamos poder celebrar, com alguma tranquilidade, os 30 anos em prol da divulgação e da promoção da nossa terra e da Música Portuguesa, no país e no mundo. Se as coisas não se alterarem, para melhor, no final de Dezembro, admitimos fazer um balanço, para jamais ser importunados pelos senhores do fisco, da Segurança Social ou por qualquer vampiro. Se as Rádios das grandes cidades vão fechando, mesmo estando encostadas a poderosos grupos económicos ou políticos...qual a sorte das Rádios das pequenas aldeias? Recordamos que a RCM sempre sobreviveu com sérias dificuldades humanas e financeiras desde 1985... Uma luta diária caldeada com muitos sacrifícios e renúncias. Mas com ORGULHO. Não queremos subsídios do Estado. Pedimos que não nos castiguem com impostos e taxas injustas e insuportáveis, e, assim podermos continuar, por mais alguns meses ou anos, a prestar um serviço de utilidade pública e a ser a voz dos que não têm voz e a ajudar a combater a SOLIDÃO das gentes simples destas terras do interior profundo, desertificado e abandonado...onde tudo parece estar condenado a ENCERRAR... Queremos continuar a prestar um SERVIÇO DE INTERESSE PÚBLICO e temos direito ao reconhecimento e estímulo institucional. Deixem-nos trabalhar em paz.

NA TVI O RADIALISTA QUE AMA MONSANTO

Escrito por RCM em 2012-04-27 19:29:59

NA TVI O RADIALISTA QUE AMA MONSANTO

Reconhecendo o trabalho que a modesta equipa da RCM tem desenvolvido, ao longo de mais de um quarto de século, ao serviço do concelho de Idanha-a-Nova e da região, promovendo no país e no mundo este território raiano, a TVI, no programa “"A TARDE É SUA, DE FÁTIMA LOPES", transmitiu, recentemente, um grande destaque dedicado à Emissora da Aldeia Mais Portuguesa e ao "RADIALISTA QUE AMA MONSANTO". Pode ser visionado na secção de vídeos no site da RCM e no link da TVI

PINCELADAS DUM REPÓRTER SOLITÁRIO EM TIMOR-LESTE

Escrito por Jornalista Rui Pedro Fonseca em 2012-03-27 12:56:41

PINCELADAS DUM REPÓRTER SOLITÁRIO EM TIMOR-LESTE

A maior riqueza de Timor-Leste reside na alma dos timorenses. Apesar da indiscutível importância deste país no que diz respeito a recursos naturais, a beleza interior e a atitude descontraída destas gentes é apaixonante.

Páginas: 1 | 2 |

AGRICULTUA BIOLÓGICA E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2016-06-30 14:17:55

AGRICULTUA BIOLÓGICA E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM IDANHA-A-NOVA

O Município de Idanha-a-Nova promove esta sexta-feira entre as 19:00 e as 20:30 a actividade “Comer bem, produzir saudável: como usar a horta para a sua saúde”. A equipa da Estratégia Recomeçar, os alunos do curso de Gestão e Produção de Cozinha da Escola Superior de Gestão e a empresa idanhense Sementes Vivas propõem um momento de informação-convívio sobre agricultura biológica e alimentação saudável. A iniciativa decorre nas instalações da Filarmónica Idanhense e convida o público interessado a degustar pratos confeccionados com produtos biológicos locais e a trocar informações sobre a melhor forma de tirar proveito dos produtos da horta. A participação é gratuita. As inscrições devem ser feitas hoje, dia 30, através do Serviço de Atendimento ao Munícipe do Município de Idanha-a-Nova ou da Comissão de Acolhimento da Estratégia Recomeçar: Tel: 926357492/ 926357592 ou email: recomecar@cm-idanhanova.pt.

Ler mais

GRUPO TURCO INVESTE 5 M€ NA PRODUÇÃO DE FRUTOS SECOS EM VILA VELHA DE RODÃO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-06-27 13:11:40

GRUPO TURCO INVESTE 5 M€ NA PRODUÇÃO DE FRUTOS SECOS EM VILA VELHA DE RODÃO

Um grupo industrial turco vai instalar-se em Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e investir cinco milhões de euros num projecto para produção de frutos secos. "O grupo industrial turco adquiriu 500 hectares de terreno na freguesia de Perais, onde vai investir cinco milhões de euros num projecto agrícola", disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira. O autarca explicou que se trata de um dos maiores grupos industriais turcos e que este investimento em Vila Velha de Ródão é o primeiro realizado no país. "Dada a dimensão deste investimento e a estratégia que estão [o grupo] a seguir, é expectável que possam existir mais investimentos em Vila Velha de Ródão", adiantou. Numa primeira fase a produção será de pistacho, mas segundo Luís Pereira haverá outros frutos, estando agora o grupo a fazer avaliações no terreno, para estudar a possibilidade de outras plantações.   "Esta será a maior exploração de frutos secos do país", concluiu o autarca.

Ler mais

BOOM FESTIVAL ENTREGA 11 MIL EUROS A PROJECTOS DA REGIÃO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-06-24 16:15:27

BOOM FESTIVAL ENTREGA 11 MIL EUROS A PROJECTOS DA REGIÃO

Em Idanha-a-Nova, a organização do Boom Festival distribuiu 11 mil euros das receitas da edição de 2014 por três projectos da região no âmbito da conservação da natureza e da inclusão. O Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) da Quercus de Castelo Branco, a Associação Educar, Reabilitar, Incluir Diferenças (AERID) e a Sementes do Interior foram os projectos que beneficiaram de 11 mil euros, resultantes de parte das receitas da edição de 2014 do Boom Festival, através do ‘Boom Karuna Project’. Em comunicado Artur Mendes, da organização do Boom Festival, explica que o ‘Boom Karuna Project’ “é mais um passo em frente na construção de um mundo menos díspar socialmente e é um projecto para manter nesta e em edições futuras”. O Boom Festival recorda que, segundo os Censos de 2011, na década anterior, Idanha-a-Nova foi o quarto município do país a perder mais habitantes, com uma quebra de 16,7% e adianta que o Anuário Estatístico da região Centro de 2014 (Instituto Nacional de Estatística) atribui a este concelho da Beira Baixa um Índice de Envelhecimento de 425,4.  

Ler mais

BIBLIOMÓVEL PROMOVE HÁ 10 ANOS A LEITURA E O COMBATE AO ISOLAMENTO

Facebook

Escrito por RCM/Lusa em 2016-06-24 16:12:02

BIBLIOMÓVEL PROMOVE HÁ 10 ANOS A LEITURA E O COMBATE AO ISOLAMENTO

A Bibliomóvel - Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova comemora este sábado 10 anos de viagens pelas localidades dispersas do concelho de Proença-a-Nova, pelos centros de dia e instituições da Santa Casa da Misericórdia. A biblioteca móvel incrementa o gosto pela leitura e funciona como antídoto contra a solidão e o isolamento dos habitantes de 35 aldeias deste município do distrito de Castelo Branco. O bibliotecário Nuno Marçal tem percorrido nos últimos anos, semanalmente, as aldeias do concelho de Proença-a-Nova, onde é esperado pelas populações locais, que requisitam livros, DVD´s, leem jornais e revistas, tiram fotocópias e usam a Internet.  

Ler mais

PRIMEIRA GALA DA UNIVERSIDADE SÉNIOR EM IDANHA-A-NOVA

Facebook

Escrito por RCM em 2016-06-20 19:48:18

PRIMEIRA GALA DA UNIVERSIDADE SÉNIOR EM IDANHA-A-NOVA

A Universidade Sénior de Idanha-a-Nova vai realizar a sua 1ª Gala esta quinta-feira, pelas 21:30 horas. no Centro Cultural Raiano, Vão ser apresentados alguns dos projectos musicais que nasceram no seio da USIN durante o primeiro ano de funcionamento da instituição, frequentada por 167 alunos. Serão três os grupos a participar: Grupo de Cantares Tradicionais, Grupo de Cavaquinhos e Grupo de Canto Coral. De referir que a USIN é coordenada pela Filarmónica Idanhense, em colaboração com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento. A estrutura enquadra-se na estratégia de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da UNESCO, na área da Música. Há no total 33 aulas semanais à disposição dos alunos.

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2016 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line