Tribuna Livre

NA TVI O RADIALISTA QUE AMA MONSANTO

Escrito por RCM em 2012-04-27 19:29:59

NA TVI O RADIALISTA QUE AMA MONSANTO

Reconhecendo o trabalho que a modesta equipa da RCM tem desenvolvido, ao longo de mais de um quarto de século, ao serviço do concelho de Idanha-a-Nova e da região, promovendo no país e no mundo este território raiano, a TVI, no programa “"A TARDE É SUA, DE FÁTIMA LOPES", transmitiu, recentemente, um grande destaque dedicado à Emissora da Aldeia Mais Portuguesa e ao "RADIALISTA QUE AMA MONSANTO". Pode ser visionado na secção de vídeos no site da RCM e no link da TVI

PINCELADAS DUM REPÓRTER SOLITÁRIO EM TIMOR-LESTE

Escrito por Jornalista Rui Pedro Fonseca em 2012-03-27 12:56:41

PINCELADAS DUM REPÓRTER SOLITÁRIO EM TIMOR-LESTE

A maior riqueza de Timor-Leste reside na alma dos timorenses. Apesar da indiscutível importância deste país no que diz respeito a recursos naturais, a beleza interior e a atitude descontraída destas gentes é apaixonante.

Crime de Lesa Património Histórico em Thomar

Escrito por http://carmoeatrindade.blogspot.com em 2011-08-30 15:57:36

Crime de Lesa Património Histórico em Thomar

 Em Thomar está a ter lugar um crime de lesa património histórico do alambor (base de muralha ou sapata) do Séc. XII do Castelo de Thomar. 

Património Secular Judaico

Escrito por Maria Natália Simões Bispo em 2011-02-04 15:28:30

Património Secular Judaico

Aqui deixo o meu singelo contributo para as boas práticas de restauração e de salvaguarda do riquíssimo património secular judaico do Sabugal e do nosso país.

Intrusão Visual

Escrito por João Mesquita, Arquitecto em 2011-01-10 10:39:02

Intrusão Visual

"INTRUSÃO VISUAL é a designação técnica de um fenómeno de todos conhecido no dia a dia, e que contribui para o progressivo e acelerado desfigurar das cidades, das aldeias e dos campos. Mais do que definir-se por palavras a INTRUSÃO VISUAL vê-se. E sente-se como um desconforto... Uma mancha que interfere no equilíbrio e beleza das paisagens." Não são palavras minhas (mas gostava que fossem): tirei-as de um opúsculo da Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, de 1990, com texto de José Domingues Alvarez. ................................................................................. O arquitecto português Álvaro Siza Vieira afirmou que, "ultimamente", a sensação em Portugal é de se viver "de novo em ditadura", numa mensagem gravada para a 8.ª Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo que decorreu em Cádiz. Na declaração divulgada, Siza Vieira, que se recusa a ser considerado um patriarca dos arquitectos, explica que está num constante processo de aprendizagem e que, "ultimamente" a aprendizagem "mais dura e mais forte" é assumir que, em Portugal, "se vive de novo em ditadura". "Aqui (em Portugal) temos uma ditadura" que, "aparentemente", prevê "uma negociação", mas "onde não se vê essa negociação", disse o arquitecto português, considerando que Espanha "pode estar próximo de uma situação semelhante". Sobre o sector da arquitectura, Siza Vieira disse que, em Portugal, "em geral, se constrói mal e, apesar das regulações, parece não haver interesse em construir bem".

Páginas: 1 | 2 |

POUSADA DE MONSANTO VAI REABRIR EM MAIO

Facebook

Escrito por RCM em 2014-04-21 12:21:00

POUSADA DE MONSANTO VAI REABRIR EM MAIO

Segundo o “Jornal do Fundão” a Pousada de Monsanto vai reabrir em Maio enquanto unidade hoteleira de três estrelas com dez quartos. As obras para a remodelação do edifício, que rondaram mais de três milhões de euros, foram conduzidas pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, proprietária do edifício. A CMIN vai entregar a gestão, sob protocolo, à Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova. O Presidente do Município, Armindo Jacinto, disse ao “Jornal do Fundão” que também a Escola Profissional da Raia será parceira no funcionamento do hotel na Aldeia Histórica como forma de “melhor preparar os alunos nas áreas de hotelaria, restauração e turismo”.

Ler mais

CELEBREMOS A ALEGRIA DA PÁSCOA

Facebook

Escrito por RCM em 2014-04-19 19:01:00

CELEBREMOS A ALEGRIA DA PÁSCOA

SANTA PÁSCOA PARA TODOS

Ler mais

FESTA DA DIVINA SANTA CRUZ EM MONSANTO

Facebook

Escrito por RCM em 2014-04-15 08:48:18

FESTA DA DIVINA SANTA CRUZ EM MONSANTO

A aldeia histórica de Monsanto vai regressar à época medieval entre os dias 2 e 4 de Maio, durante a Festa da Divina Santa Cruz ou Festa do Castelo. Nestes dias decorrerão as mais variadas actividades, tais como recriações históricas e artes performativas, teatralização de rábulas e estórias, animação itinerante de personagens medievais como os cavaleiros templários, as bruxas ou os saltimbancos, muitos espectáculos, música e dança. Haverá ainda os melhores comeres e beberes tradicionais nas tasquinhas e mercado do burgo, bem como exposição de artefactos bélicos, panejamento e acampamento castrense. As festividades arrancam na sexta-feira, dia 2, com a recriação de uma ceia medieval. A animação prossegue, depois, a partir da tarde de sábado com um programa recheado de recriações históricas. Destaque para um cortejo régio pelas ruas do burgo, o adubamento dos Cavaleiros Templários das Idanhas, a venda de escravos e cativos, uma ceia medieval, um concerto de músicas e danças medievais e um espectáculo de malabares de fogo. Monsanto acorda ainda em festa na manhã de domingo, com um concerto na Igreja, pelas 10 horas, onde ecoará música moçárabe e sefardita interpretada por Eduardo Ramos. Ao longo do dia continuam as teatralizações de tradições medievais e realizam-se provas de tiros com arco e torneios de armas no Castelo. Haverá ainda Eucaristia na Igreja Matriz, pelas 13 horas, seguida de procissão, e dois momentos musicais protagonizados pelo Rancho Folclórico de Monsanto, de manhã à porta da Igreja e à tarde no Castelo. A tradição cumpre-se com o lançamento do pote, pelas 16h00. O evento termina com um concerto de música e danças mouras, agendado para as 19 horas.

Ler mais

ADUFEIRAS DE MONSANTO - Encomendação das Almas

25 DE ABRIL – 40 anos

Facebook

Escrito por RCM em 2014-04-11 12:21:51

25 DE ABRIL – 40 anos

Estava a Assembleia da República no bom caminho, com umas comemorações do 25 de Abril austeras mas dignas, quando, mais uma vez por inabilidade verbal, volta a repetir-se este ano a querela Parlamento-Militares de Abril. Há três anos, a Associação 25 de Abril pôs como condição para estar presente ter direito à palavra. Isso não sucedeu, nem nesse ano nem no seguinte. Este ano, o convite repetiu-se e a condição idem. A Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, achou por bem dizer que “o problema é deles”; e Vasco Lourenço, Presidente da Associação, respondeu dizendo que “o problema está resolvido”. Ou seja, não irão. Mas, na verdade, nem o problema é “deles” nem está resolvido. Navega sobre as nossas cabeças, sem que, até à data, que se saiba, tenha sido levado formalmente a conferência de líderes. E, já agora, o problema é “nosso” e, por via do voto, dos deputados que elegemos. Não deveriam ouvi-los?

Ler mais

Mais Notícias

Notícias da Região

JORNAL O INTERIOR

A Carregar ...

JORNAL DO FUNDÃO

A Carregar ...

JORNAL A GUARDA

A Carregar ...

© Rádio Clube de Monsanto 2014 | 98.7 e 107.8 FM | CSB 652 / RDS

Amigos da RCM | Discos Pedidos | Programação | Contactos | Opiniões | Livro de Visitas | Compras On-Line